Deve de existir interesses en vender sucatas da Embraer para a Aeronáutica Portuguesa.
Pronto, chegou o Miguel.
Depois do projeto revolucionário do mini lpd, cá está para espalhar charme pelo FD. Sucata? Então mas o meu caro acha que os Américas andam a usar sucata no Afeganistão e a avaliar sucata, tendo uma fabrica de sucata no seu solo, a competir directamente com o At-6? Veja lá isso bem...
https://www.cavok.com.br/tag/sierra-nevadaembraer-a-29-super-tucanoA FAP deixou de existir.
Ao aceitar negociadas destas.
A sério? Ou seja, a FAP tendo parte dos meios encaixotadas para v.exma existe, e só deixa de existir quando compra Embraer? Aquela compra dos Koalas foi uma Maravilha.
Já agora, como estão os Merlin Csar e os P3? Todos activos? Se então compararmos a FAP com Marinha concluímos que é como comprarar o seu NPO-Mini LPD com um WASP.
Os KC vao ser um fiasco.
O substituicao devia ter sido o A400 ou C130J
Agora é vidente? Ou foi à Bruxa?
Por acaso, da Embraer fracassos não estou a ver, desde o Brasília ao AMX. Aliás, este último, embora em consorcio com os Italianos só não foi mais vendido porque as linhas de crédito e a pressão made in USA destruiu alguns negócios. Daí que não perceba a frase, excetuando a parte do A400 ou do C130J, com os quais até concordo, quer por questões de projecção de forças mas também devido à manutenção pois é padrão nato. Mas não foi, e prefiro o KC a estar como a Marinha sem abastecedor e sem navios com menos de 20 anos (tirando os NPO)..
E agora isto de STs
Algums vao ficar com tâchos.
Meu caro, desculpe que lhe diga (e estima à parte, apesar do desacordofrequente), mas anda distraído ou tem de mudar de lentes. Em primeiro lugar porque os Caracóis voam a secretárias à 2 anos, depois porque a FAB executa formação avançada com o aparelho, o qual veio substituir o Xavante, e não vejo acidentes todos os dias. Mesmo em CSAR/Coin, trata-se dos aparelhos mais vendidos e que é usado desde o Afeganistão, passando pelos conflitos em Africa, acabando no Líbano. Quanto a tachos, Alfeite, TAP, novo banco ? V.exma teve uma UALE durante 20 anos, a formar gente para 2 helis diferentes e preocupa-se com 200 milhões para uns ST? E com os tachos, quando o Tachometro bancário vai nos 11 mil milhões de Euros? Ora meu caro, se vier por um preço lógico e comparticipado, ficamos com formação e capacidade Coin . Já é alguma coisa, goste-se ou não (e a vinda do 346 para aquela empresa privada? Cheira-me a PPP, e não vale a pena lhe explicar o quanto as ppp foram nocivos para o país)...
A Franca nao pode estar por traz.
Nesse caso apontava para o Tigre por exemplo.
Não me diga. E o Tigre custa quanto? Em termos de aquisição e operação? Dá formação no Tigre? Olhe, dou-lhe uma novidade (uma fonte ontem telefonicamente disse-me outra coisa. Inclusive que iriamos ter mais novidades, mas acredita quem quer)...
Pobre Portugal.
Vergonha.
Vergonha, em termos de F.A. é como chegou a Marinha (ou a FAP no caso dos Merlin Csar). Navios desarmados, falta um abastecedor, lanchas com no mínimo 20 anos, MLU a levar anos, feito com o mais baratinho possível, e pior: Falta de perspectivas de aquisição seja do que for. Isso é que é vergonhoso. E se o meu caro tomar atenção verifica que nem o LPD já é falado a serio. Pois a prioridade será sempre o abastecedor e tornar os meios existentes minimamente operacionais como os Tejo. A fap, mal ou bem, até agora não está nesse caminho. Porque compra, moderniza mesmo vendendo, indica um caminho, mesmo com F35 e outras ideias que me parecem inalcançáveis, e organiza uns colóquios e umas palestras (a marinha não, aliás sobre as FREMM é só corredores). Executa erros? Sim, Koala e quem sabe o Kc390. ERJ, ST, AMX T e por aí fora, não considero, pois vêm colmatar falhas da FAP. Outras prioridades? Com certeza, caso dos 6 helis de assalto, mas sendo os mesmos para serem usados pelo Exercito, este querem Airbus e a FAP Leonardo. E por isso é mais fácil avançar outras situações, em que cabe à FAP e ao poder político decidir. Simples (e quem me dera que tudo nas F.A. se passasse assim).
Cumprimentos