Substituição dos Alpha-jet

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NVF

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #465 em: Outubro 25, 2019, 02:17:03 pm »
Oh Major, não te irrites pá. Não te sabia tão fanboy da Pilatus; normalmente costumas ser mais céptico. Mas independentemente das qualidades do PC-21, não se pode papar tudo o que os fabricantes apregoam. E nem sequer estou a pensar na EMB. Olha a Saab e BAE, duas empresas reputadíssimas e com longo historial na aviação militar e comercial que, no entanto, apregoam que o Gripen tem um custo de operação/hora mais baixo que um helicóptero.
Talent de ne rien faire
 
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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #466 em: Outubro 25, 2019, 02:29:39 pm »
Oh Major, não te irrites pá. Não te sabia tão fanboy da Pilatus; normalmente costumas ser mais céptico. Mas independentemente das qualidades do PC-21, não se pode papar tudo o que os fabricantes apregoam. E nem sequer estou a pensar na EMB. Olha a Saab e BAE, duas empresas reputadíssimas e com longo historial na aviação militar e comercial que, no entanto, apregoam que o Gripen tem um custo de operação/hora mais baixo que um helicóptero.

Quem alegou tal estava a pensar nos KA32 que operam nos combates aos FF em Portugal, só pode !!!

Abraços
 

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asalves

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #467 em: Outubro 25, 2019, 03:45:40 pm »
Alguém me explique se puder (pois não percebo nada) as diferenças entre o PC-21 e o ST para um servir para todas as fases de instrução e outro não.

PS: Eu apesar de não perceber nada da poda, até acho (ava) que o ST seria uma boa solução pois em PT poderia servir para instrução, fazer policiamento das avionetas que vem de Marrocos/Espanha e os F-16 passam por elas que nem um tiro, e ainda dava secalhar apra umas missões em Africa (RCA, policiamento dos PALOP,...)
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #468 em: Outubro 25, 2019, 04:14:11 pm »
Alguém me explique se puder (pois não percebo nada) as diferenças entre o PC-21 e o ST para um servir para todas as fases de instrução e outro não.

PS: Eu apesar de não perceber nada da poda, até acho (ava) que o ST seria uma boa solução pois em PT poderia servir para instrução, fazer policiamento das avionetas que vem de Marrocos/Espanha e os F-16 passam por elas que nem um tiro, e ainda dava secalhar apra umas missões em Africa (RCA, policiamento dos PALOP,...)

Penso que ambas as aerovaves usam o Pratt & Whitney Canada PT6A-68B. Posso estar errado mas pelo que eu percebi o PC-21 foi mais pensado para a Instrução Básica,
Instrução Elementar, Instrução Avançada, já o ST foi pensado para CAS, mas faz o mesmo que o PC-21.

Na prática ambos seriam uma excelente aquisição para a FAP.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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MATRA

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #469 em: Outubro 25, 2019, 04:20:18 pm »
Alguém me explique se puder (pois não percebo nada) as diferenças entre o PC-21 e o ST para um servir para todas as fases de instrução e outro não.

PS: Eu apesar de não perceber nada da poda, até acho (ava) que o ST seria uma boa solução pois em PT poderia servir para instrução, fazer policiamento das avionetas que vem de Marrocos/Espanha e os F-16 passam por elas que nem um tiro, e ainda dava secalhar apra umas missões em Africa (RCA, policiamento dos PALOP,...)

Estou como tu, sempre olhei para o ST como algo muito bom para nós, mas realmente também não percebo nada deste assunto.
An appeaser is one who feeds a crocodile — hoping it will eat him last.
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Major Alvega

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #470 em: Outubro 25, 2019, 04:43:46 pm »
Oh Major, não te irrites pá. Não te sabia tão fanboy da Pilatus; normalmente costumas ser mais céptico. Mas independentemente das qualidades do PC-21, não se pode papar tudo o que os fabricantes apregoam. E nem sequer estou a pensar na EMB. Olha a Saab e BAE, duas empresas reputadíssimas e com longo historial na aviação militar e comercial que, no entanto, apregoam que o Gripen tem um custo de operação/hora mais baixo que um helicóptero.

Eh pá! Achas que estou irritado?
Gosto só do que é bom. A Pilatus em tudo o que fabrica é o benchmark da industria.
A França, Australia, Qatar, Singapura, etc. Esses parece é que são os fanboys do PC-21.
Angola, Mauritânia, Honduras, Equador, Filipinas e alguns tugas daqui são os fanboys de que Portugal adopte uma aeronave só usada no 3º mundo.

Mas diz lá, o PC-21 é mau?

Então diz lá qual é para ti uma eventual solução para uma aeronave de treino para a FAP?
« Última modificação: Outubro 25, 2019, 04:49:45 pm por Major Alvega »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #471 em: Outubro 25, 2019, 05:23:51 pm »
Alguém me explique se puder (pois não percebo nada) as diferenças entre o PC-21 e o ST para um servir para todas as fases de instrução e outro não.

PS: Eu apesar de não perceber nada da poda, até acho (ava) que o ST seria uma boa solução pois em PT poderia servir para instrução, fazer policiamento das avionetas que vem de Marrocos/Espanha e os F-16 passam por elas que nem um tiro, e ainda dava secalhar apra umas missões em Africa (RCA, policiamento dos PALOP,...)

Penso que ambas as aerovaves usam o Pratt & Whitney Canada PT6A-68B. Posso estar errado mas pelo que eu percebi o PC-21 foi mais pensado para a Instrução Básica,
Instrução Elementar, Instrução Avançada, já o ST foi pensado para CAS, mas faz o mesmo que o PC-21.

Na prática ambos seriam uma excelente aquisição para a FAP.

E depois há ainda o M-345.

 :arrow: https://www.leonardocompany.com/en/products/m-345

Tudo soluções relativamente económicas, especialmente comparadas com outras.
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 03:55:45 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #472 em: Outubro 25, 2019, 05:31:40 pm »
Os M345 até podem ser baratos de operar, mas os custos de aquisição não me parecem pequenos...

"ROME —Italy’s ambitions to host a cutting edge flight training school for pilots from around the world were boosted Thursday, thanks to an order of 13 new M-345 jet trainers from local defense giant Leonardo.

The new planes, which come with a price tag of $338 million, will join five others already ordered and contribute to efforts to replace 137 MB-339 trainer aircraft that have been in service since 1982."

13 aviões por 338 milhões da 26 milhões cada.

 :-P
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #473 em: Outubro 25, 2019, 05:36:42 pm »
130 milhões... para as Forças Armadas é caro e para o Governo ainda pior.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #474 em: Outubro 25, 2019, 07:49:49 pm »
Os M345 até podem ser baratos de operar, mas os custos de aquisição não me parecem pequenos...

"ROME —Italy’s ambitions to host a cutting edge flight training school for pilots from around the world were boosted Thursday, thanks to an order of 13 new M-345 jet trainers from local defense giant Leonardo.

The new planes, which come with a price tag of $338 million, will join five others already ordered and contribute to efforts to replace 137 MB-339 trainer aircraft that have been in service since 1982."

13 aviões por 338 milhões da 26 milhões cada.

 :-P

Para alem da Itália estar a pagar preço de quem criou o projeto.
No M345 não pagas só a aeronave, tens de comprar os simuladores e os computadores e telecomunicações de controle.
A família M345/M346 são os primeiros aviões de treino que fazem formação em network. Se por exemplo o A-29 só permite voos pre planeados, o PC-21 permite que o formador possa alterar o que aparece nos visores do cockpit do formando.
Já o sistema da Leonard alegadamente permite interações formando-formador, avião-avião, avião-simulador e avião-CCC.

O A-29 como escolha para avião apenas de treino é uma má escolha. Como um avião estratégico, pode vir ser muito importante, especialmente se a USAF escolher o A-29 para o programa Light Air Support.
 

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Vitor Santos

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #475 em: Outubro 26, 2019, 12:17:29 am »
Citar
Angola, Mauritânia, Honduras, Equador, Filipinas e alguns tugas daqui são os fanboys de que Portugal adopte uma aeronave só usada no 3º mundo.

Tão terceiro mundo que a Força Aérea mais poderosa do mundo a selecionou para apoiar seu Comando de Operações Especiais, em Hurlburt Field, na Flórida.

 :arrow:  http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/34664/USAF-compra-oficialmente-A-29-e-AT-6-/

 c56x1
 

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Stalker79

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #476 em: Outubro 26, 2019, 12:31:56 am »
Em desespero de causa sempre se podia olhar para o L39NG, está cotado por cerca de 12 milhões cada, tambem serve como "light attack" e Lead in trainer e é a reação.
Mais só na farmacia! :-P



http://www.aero.cz/en/aircraft/programs/l-39ng/#scrollTo=obsah

 :-P
 

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Major Alvega

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #477 em: Outubro 26, 2019, 02:02:30 am »
Citar
Angola, Mauritânia, Honduras, Equador, Filipinas e alguns tugas daqui são os fanboys de que Portugal adopte uma aeronave só usada no 3º mundo.

Tão terceiro mundo que a Força Aérea mais poderosa do mundo a selecionou para apoiar seu Comando de Operações Especiais, em Hurlburt Field, na Flórida.

 :arrow:  http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/34664/USAF-compra-oficialmente-A-29-e-AT-6-/

 c56x1

Isso é a excepção e não a regra. O Chile que é o país economicamente mais desenvolvido da américa do Sul é outra excepção. A regra é o A-29 de ataque ao solo ser vendido a países subdesenvolvidos. E com muita corrupção e suborno pago. Segundo notícias de condenações em tribunal da Embraer em vários países.
Mas fique tranquilo amigo, se Portugal escolhesse o ST seria mais um dos países subdesenvolvidos a fazer essa escolha.   

Sem ser esse negócio com os EUA e o Chile (que vc não falou), diga lá um país credível a quem a embraer conseguiu vender o ST. Um! Diga um!  :D
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 02:05:01 am por Major Alvega »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #478 em: Outubro 26, 2019, 10:48:48 am »
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Angola, Mauritânia, Honduras, Equador, Filipinas e alguns tugas daqui são os fanboys de que Portugal adopte uma aeronave só usada no 3º mundo.

Tão terceiro mundo que a Força Aérea mais poderosa do mundo a selecionou para apoiar seu Comando de Operações Especiais, em Hurlburt Field, na Flórida.

 :arrow:  http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/34664/USAF-compra-oficialmente-A-29-e-AT-6-/

 c56x1

Terceiro mundo e não se fala mais nisso!!!


Outro paiseco terceiro-mundista:



 :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 26, 2019, 10:56:14 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #479 em: Outubro 26, 2019, 01:15:11 pm »
A nivel de enseñanza, lo que va a hacer mejor o peor un ST de un Pilatus o un Texan, va a ser el desarrollo de los simuladores y resto de material de instrucción. Cada día se pretende mas sustituir horas de vuelo por horas de simulador para abaratar costes.

A la hora de escoger un modelo u otro, además del precio entran en juego las compensaciones industriales y demás. Francia seleccionó el Pilatus, Gran Bretaña el Texan, ¿cual es mejor? habría que preguntarles a los pilotos que los evalúan.

En Espanha, se rumorea que va a ganar el Texan por tener la empresa fabricante Textron, varias empresas, y garantiza contratar a mas trabajadores. Entiendo que en Portugal pasaría algo parecido con Embraer/Ogma.
 
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