Substituição dos Alpha-jet

  • 811 Respostas
  • 133591 Visualizações
*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 699
  • Recebeu: 650 vez(es)
  • Enviou: 373 vez(es)
  • +1679/-123
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #450 em: Outubro 24, 2019, 02:26:59 pm »
Segundo li há pouco tempo a intenção dos franceses a médio prazo vai ser abater os Alpha Jet e substitui-los pelos PC's-21 e ficar só com uma aeronave única para treinamento.


Sim, é verdade. Em Setembro esteve um pequeno destacamento de PC-21 do Armée de l'Air na BA1 com os Roncos, e o comandante francês referiu isso mesmo.

Apesar do PC-21 ser um excelente aparelho, pessoalmente faz-me espécie abdicar da "fast jet component", isto num país que ainda há 30 anos tinha a operar em simultâneo T-33, T-37 e T-38. Outros tempos é verdade, mas que todavia dão que pensar.

Para um país com poucos recursos é uma opção racional e lógica a opção de uma aeronave que preencha numa só plataforma todas as fases de instrução.

Mas isso não é obrigatório para os países utilizadores do PC-21. Normalmente países muito ricos que usam jactos como o Hawk e mais recentemente o M-346. Opção tomada antes de surgir estas novas capacidades de poder albergar tudo nessa única plataforma. Com todas as vantagens operacionais, logísticas e de custos daí inerentes. Penso que a opção do futuro na instrução tenderá para aí. Foi por isso que os franceses optaram por essa via que neste momento é só oferecida pelo Pilatus.

Eu também gosto muito da componente LIFT e não me importava que o país pudesse ter o G120TP na instrução básica, o PC-21 numa fase de instrução intermédia e T-7A na Avançada e LIFT. Seria uma maravilha.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7292
  • Recebeu: 3179 vez(es)
  • Enviou: 1702 vez(es)
  • +1809/-139
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #451 em: Outubro 24, 2019, 02:33:18 pm »
Se um gajo for pelo site do fabricante, então o Ká-Cê é melhor que o C-17.

NVF, claro que é, um dos 390 é que vai trazer os ST para Portugal.

Abraços
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 699
  • Recebeu: 650 vez(es)
  • Enviou: 373 vez(es)
  • +1679/-123
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #452 em: Outubro 24, 2019, 02:34:38 pm »
Se um gajo for pelo site do fabricante, então o Ká-Cê é melhor que o C-17.

No site do Ká-Cê nada sugere que é melhor que o C-17. A único sitio no mundo em que isso é quase sugerido é aqui no forum.

Se isso não é assim, então como é que explicas que os franceses só vão ter um única aeronave de instrução?
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1630
  • Recebeu: 336 vez(es)
  • Enviou: 1487 vez(es)
  • +129/-18
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #453 em: Outubro 24, 2019, 02:38:32 pm »
Bem, mal por mal ao menos o Pilatus so está listado por 9 milhões de €, já só é metado do preço do ST....
Já podiam vir mais alguns.
 :-P
 

*

Barlovento

  • Membro
  • *
  • 293
  • Recebeu: 119 vez(es)
  • Enviou: 68 vez(es)
  • +108/-16
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #454 em: Outubro 24, 2019, 04:38:32 pm »
Bem, mal por mal ao menos o Pilatus so está listado por 9 milhões de €, já só é metado do preço do ST....
Já podiam vir mais alguns.
 :-P

El concurso convocado en España, es por 24 aviones + 4 simuladores + repuestos + formación de mecánicos, por un total de 225 millones de euros. por lo que cada avión tiene que costar menos de 9 millones.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7292
  • Recebeu: 3179 vez(es)
  • Enviou: 1702 vez(es)
  • +1809/-139
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #455 em: Outubro 24, 2019, 05:07:16 pm »
Bem, mal por mal ao menos o Pilatus so está listado por 9 milhões de €, já só é metado do preço do ST....
Já podiam vir mais alguns.
 :-P

El concurso convocado en España, es por 24 aviones + 4 simuladores + repuestos + formación de mecánicos, por un total de 225 millones de euros. por lo que cada avión tiene que costar menos de 9 millones.

Cá está, mais uma oportunidade perdida, se tivéssemos decidido atempadamente o modelo da aeronave, e, sendo o PC, fazíamos uma JV com España, e agora vinham, por exemplo, 32 aeronaves + 5 simuladores + sobressalentes + formação de mecânicos e gastaríamos no máximo 75 milhões, o mesmo que para quatro ST. Era um excelente negócio.


Abraços
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 05:08:22 pm por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, MATRA

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 699
  • Recebeu: 650 vez(es)
  • Enviou: 373 vez(es)
  • +1679/-123
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #456 em: Outubro 24, 2019, 07:59:01 pm »


Para a malta que gosta sempre a andar a espreitar para o caixote do lixo dos outros. A RAF vai amanhã abater os seus Tucano. Aeronave anos-luz superiores aos Socata TB-30. Faziam ainda maravilhas em Sintra. Quem sabe?
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 08:00:03 pm por Major Alvega »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3210
  • Recebeu: 1965 vez(es)
  • Enviou: 1257 vez(es)
  • +1630/-175
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #457 em: Outubro 24, 2019, 08:02:26 pm »
Para um país com poucos recursos é uma opção racional e lógica a opção de uma aeronave que preencha numa só plataforma todas as fases de instrução.

Mas isso não é obrigatório para os países utilizadores do PC-21. Normalmente países muito ricos que usam jactos como o Hawk e mais recentemente o M-346. Opção tomada antes de surgir estas novas capacidades de poder albergar tudo nessa única plataforma. Com todas as vantagens operacionais, logísticas e de custos daí inerentes. Penso que a opção do futuro na instrução tenderá para aí. Foi por isso que os franceses optaram por essa via que neste momento é só oferecida pelo Pilatus.

Exacto, é precisamente o que faz a Força Aérea Suiça cujos pilotos destinados aos F-5E/F e F-18C/D vêm hoje em dia exclusivamente dos PC-21, que são capazes de desempenhar a Phase III (treino avançado) e IV (ICPAC ou Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate).

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 699
  • Recebeu: 650 vez(es)
  • Enviou: 373 vez(es)
  • +1679/-123
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #458 em: Outubro 24, 2019, 09:07:32 pm »
 Esse esquema (era o que eu me referia) é que está na página da pilatus do PC-21.

 Mas alguém veio dizer que os sites dos fabricantes só dizem aldrabices. Agora imaginem um site de um construtor aeronáutico reputadissimo, talvez o mais reputado de toda a industria andar a aldrabar suiços, australianos, franceses, singaporeanos etc.
Provavelmente confundiram com algum pasquim aqui do tugal ou com outros construtores que anunciam que as suas aeronaves apagam fogos florestais.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Stalker79

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 1494
  • Recebeu: 322 vez(es)
  • Enviou: 1291 vez(es)
  • +224/-7
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #459 em: Outubro 24, 2019, 09:48:37 pm »
E com ST não haverá "Phase III (treino avançado)" ou "IV (ICPAC ou Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate)"?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4312
  • Recebeu: 295 vez(es)
  • Enviou: 292 vez(es)
  • +56/-27
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #460 em: Outubro 24, 2019, 10:51:46 pm »
Eu percebo pouco da coisa!

mas pelo que vejo e leio, um avião de pistão nunca será igual a um avião de reação.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7292
  • Recebeu: 3179 vez(es)
  • Enviou: 1702 vez(es)
  • +1809/-139
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #461 em: Outubro 24, 2019, 11:33:10 pm »
Eu percebo pouco da coisa!

mas pelo que vejo e leio, um avião de pistão nunca será igual a um avião de reação.

 :rir:
Pistão o PC12 e o A29 ???

Abraço
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 11:34:04 pm por tenente »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 3810
  • Recebeu: 904 vez(es)
  • Enviou: 207 vez(es)
  • +189/-94
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #462 em: Outubro 24, 2019, 11:52:51 pm »
Esse esquema (era o que eu me referia) é que está na página da pilatus do PC-21.

 Mas alguém veio dizer que os sites dos fabricantes só dizem aldrabices. Agora imaginem um site de um construtor aeronáutico reputadissimo, talvez o mais reputado de toda a industria andar a aldrabar suiços, australianos, franceses, singaporeanos etc.
Provavelmente confundiram com algum pasquim aqui do tugal ou com outros construtores que anunciam que as suas aeronaves apagam fogos florestais.

Você e os seus dramas... Veja as coisas desta forma, se a Embraer nos viesse dizer que o Tucano faz tudo o que o PC-21 faz, somos obrigados a engolir, só porque é o fabricante a dizer que assim é? Sem testes, sem nada? No caso do PC-21 felizmente existem exemplos de outras forças aéreas a usá-lo para todos os níveis de instrução, mas se não fosse o caso, a opinião aqui seria unânime, que só o PC-21 não chegava.

Agora, questões realmente úteis, como se compara o custo de operação/manutenção de um PC-21 com os TB-30? Se este é capaz de desempenhar todos os níveis de instrução, não seria melhor adquirir uma quantidade maior, 16/18, e substituir tanto os A-jet como os TB-30? Isto de operar duas aeronaves que fazem o mesmo (TB-30 vs PC-21), não faz grande sentido, e sempre eram custos que se cortavam para investir noutras vertentes.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8537
  • Recebeu: 1029 vez(es)
  • Enviou: 1200 vez(es)
  • +144/-46
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #463 em: Outubro 25, 2019, 12:26:08 am »
Eu percebo pouco da coisa!

mas pelo que vejo e leio, um avião de pistão nunca será igual a um avião de reação.

 :rir:
Pistão o PC12 e o A29 ???

Abraço

O pessoal vê hélices pensa logo que é a pistão, o C130 também tem hélices.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Turbo%C3%A9lice
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 9833
  • Recebeu: 1236 vez(es)
  • Enviou: 3046 vez(es)
  • +184/-56
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #464 em: Outubro 25, 2019, 12:36:36 am »
A pistôns!!!  :mrgreen: ;D
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."