Substituição dos Alpha-jet

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Major Alvega

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #450 em: Outubro 24, 2019, 02:26:59 pm »
Segundo li há pouco tempo a intenção dos franceses a médio prazo vai ser abater os Alpha Jet e substitui-los pelos PC's-21 e ficar só com uma aeronave única para treinamento.


Sim, é verdade. Em Setembro esteve um pequeno destacamento de PC-21 do Armée de l'Air na BA1 com os Roncos, e o comandante francês referiu isso mesmo.

Apesar do PC-21 ser um excelente aparelho, pessoalmente faz-me espécie abdicar da "fast jet component", isto num país que ainda há 30 anos tinha a operar em simultâneo T-33, T-37 e T-38. Outros tempos é verdade, mas que todavia dão que pensar.

Para um país com poucos recursos é uma opção racional e lógica a opção de uma aeronave que preencha numa só plataforma todas as fases de instrução.

Mas isso não é obrigatório para os países utilizadores do PC-21. Normalmente países muito ricos que usam jactos como o Hawk e mais recentemente o M-346. Opção tomada antes de surgir estas novas capacidades de poder albergar tudo nessa única plataforma. Com todas as vantagens operacionais, logísticas e de custos daí inerentes. Penso que a opção do futuro na instrução tenderá para aí. Foi por isso que os franceses optaram por essa via que neste momento é só oferecida pelo Pilatus.

Eu também gosto muito da componente LIFT e não me importava que o país pudesse ter o G120TP na instrução básica, o PC-21 numa fase de instrução intermédia e T-7A na Avançada e LIFT. Seria uma maravilha.
 
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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #451 em: Outubro 24, 2019, 02:33:18 pm »
Se um gajo for pelo site do fabricante, então o Ká-Cê é melhor que o C-17.

NVF, claro que é, um dos 390 é que vai trazer os ST para Portugal.

Abraços
 

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Major Alvega

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #452 em: Outubro 24, 2019, 02:34:38 pm »
Se um gajo for pelo site do fabricante, então o Ká-Cê é melhor que o C-17.

No site do Ká-Cê nada sugere que é melhor que o C-17. A único sitio no mundo em que isso é quase sugerido é aqui no forum.

Se isso não é assim, então como é que explicas que os franceses só vão ter um única aeronave de instrução?
 

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Stalker79

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #453 em: Outubro 24, 2019, 02:38:32 pm »
Bem, mal por mal ao menos o Pilatus so está listado por 9 milhões de €, já só é metado do preço do ST....
Já podiam vir mais alguns.
 :-P
 

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Barlovento

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #454 em: Outubro 24, 2019, 04:38:32 pm »
Bem, mal por mal ao menos o Pilatus so está listado por 9 milhões de €, já só é metado do preço do ST....
Já podiam vir mais alguns.
 :-P

El concurso convocado en España, es por 24 aviones + 4 simuladores + repuestos + formación de mecánicos, por un total de 225 millones de euros. por lo que cada avión tiene que costar menos de 9 millones.
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #455 em: Outubro 24, 2019, 05:07:16 pm »
Bem, mal por mal ao menos o Pilatus so está listado por 9 milhões de €, já só é metado do preço do ST....
Já podiam vir mais alguns.
 :-P

El concurso convocado en España, es por 24 aviones + 4 simuladores + repuestos + formación de mecánicos, por un total de 225 millones de euros. por lo que cada avión tiene que costar menos de 9 millones.

Cá está, mais uma oportunidade perdida, se tivéssemos decidido atempadamente o modelo da aeronave, e, sendo o PC, fazíamos uma JV com España, e agora vinham, por exemplo, 32 aeronaves + 5 simuladores + sobressalentes + formação de mecânicos e gastaríamos no máximo 75 milhões, o mesmo que para quatro ST. Era um excelente negócio.


Abraços
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 05:08:22 pm por tenente »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #456 em: Outubro 24, 2019, 07:59:01 pm »


Para a malta que gosta sempre a andar a espreitar para o caixote do lixo dos outros. A RAF vai amanhã abater os seus Tucano. Aeronave anos-luz superiores aos Socata TB-30. Faziam ainda maravilhas em Sintra. Quem sabe?
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 08:00:03 pm por Major Alvega »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #457 em: Outubro 24, 2019, 08:02:26 pm »
Para um país com poucos recursos é uma opção racional e lógica a opção de uma aeronave que preencha numa só plataforma todas as fases de instrução.

Mas isso não é obrigatório para os países utilizadores do PC-21. Normalmente países muito ricos que usam jactos como o Hawk e mais recentemente o M-346. Opção tomada antes de surgir estas novas capacidades de poder albergar tudo nessa única plataforma. Com todas as vantagens operacionais, logísticas e de custos daí inerentes. Penso que a opção do futuro na instrução tenderá para aí. Foi por isso que os franceses optaram por essa via que neste momento é só oferecida pelo Pilatus.

Exacto, é precisamente o que faz a Força Aérea Suiça cujos pilotos destinados aos F-5E/F e F-18C/D vêm hoje em dia exclusivamente dos PC-21, que são capazes de desempenhar a Phase III (treino avançado) e IV (ICPAC ou Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate).

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #458 em: Outubro 24, 2019, 09:07:32 pm »
 Esse esquema (era o que eu me referia) é que está na página da pilatus do PC-21.

 Mas alguém veio dizer que os sites dos fabricantes só dizem aldrabices. Agora imaginem um site de um construtor aeronáutico reputadissimo, talvez o mais reputado de toda a industria andar a aldrabar suiços, australianos, franceses, singaporeanos etc.
Provavelmente confundiram com algum pasquim aqui do tugal ou com outros construtores que anunciam que as suas aeronaves apagam fogos florestais.
 
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LM

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #459 em: Outubro 24, 2019, 09:48:37 pm »
E com ST não haverá "Phase III (treino avançado)" ou "IV (ICPAC ou Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate)"?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #460 em: Outubro 24, 2019, 10:51:46 pm »
Eu percebo pouco da coisa!

mas pelo que vejo e leio, um avião de pistão nunca será igual a um avião de reação.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #461 em: Outubro 24, 2019, 11:33:10 pm »
Eu percebo pouco da coisa!

mas pelo que vejo e leio, um avião de pistão nunca será igual a um avião de reação.

 :rir:
Pistão o PC12 e o A29 ???

Abraço
« Última modificação: Outubro 24, 2019, 11:34:04 pm por tenente »
 

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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #462 em: Outubro 24, 2019, 11:52:51 pm »
Esse esquema (era o que eu me referia) é que está na página da pilatus do PC-21.

 Mas alguém veio dizer que os sites dos fabricantes só dizem aldrabices. Agora imaginem um site de um construtor aeronáutico reputadissimo, talvez o mais reputado de toda a industria andar a aldrabar suiços, australianos, franceses, singaporeanos etc.
Provavelmente confundiram com algum pasquim aqui do tugal ou com outros construtores que anunciam que as suas aeronaves apagam fogos florestais.

Você e os seus dramas... Veja as coisas desta forma, se a Embraer nos viesse dizer que o Tucano faz tudo o que o PC-21 faz, somos obrigados a engolir, só porque é o fabricante a dizer que assim é? Sem testes, sem nada? No caso do PC-21 felizmente existem exemplos de outras forças aéreas a usá-lo para todos os níveis de instrução, mas se não fosse o caso, a opinião aqui seria unânime, que só o PC-21 não chegava.

Agora, questões realmente úteis, como se compara o custo de operação/manutenção de um PC-21 com os TB-30? Se este é capaz de desempenhar todos os níveis de instrução, não seria melhor adquirir uma quantidade maior, 16/18, e substituir tanto os A-jet como os TB-30? Isto de operar duas aeronaves que fazem o mesmo (TB-30 vs PC-21), não faz grande sentido, e sempre eram custos que se cortavam para investir noutras vertentes.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #463 em: Outubro 25, 2019, 12:26:08 am »
Eu percebo pouco da coisa!

mas pelo que vejo e leio, um avião de pistão nunca será igual a um avião de reação.

 :rir:
Pistão o PC12 e o A29 ???

Abraço

O pessoal vê hélices pensa logo que é a pistão, o C130 também tem hélices.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Turbo%C3%A9lice
 

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HSMW

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #464 em: Outubro 25, 2019, 12:36:36 am »
A pistôns!!!  :mrgreen: ;D
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"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

 

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