Substituição dos Alpha-jet

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Stalker79

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #435 em: Outubro 23, 2019, 06:55:24 pm »
Porra, Porra, Merda, como dizem os Alentejanos, lá vamos levar com apenas, cinco Tucanos, mas por 80 milhões, será ???
Dava para vinte Kualas,  :nice:
O mínimo aceitável deveria ser uns oito A-29, menos que isso é Kualizar os Tucanos.


Abraços


Já nem digo mais nada. Se calhar a compra dos Tucanos foi a razão pelo qual a Embraer "baixou" o preço aos Ka-Cês.
Mas isto sou eu a deambular.
 :-P
 

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MATRA

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #436 em: Outubro 23, 2019, 06:58:27 pm »
Se voavam 6 Alphas, a compra, a realizar-se, irá sempre ser menos aeronaves, portanto, menos de 6, dá os 5 que a FAP tanto gosta.   :mrgreen:
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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #437 em: Outubro 23, 2019, 08:56:40 pm »
Pois, cá no burgo, os pilotos em instrução, destinados aos F's, passarão,  :G-beer2: correcção, passariam, dos A-29 para os F16, sem apelo nem agravo, valha-nos o S. Simulador, dezenas d'horas dele !!

Passariam para os F16, mas para o modelo B  :mrgreen:.

« Última modificação: Outubro 23, 2019, 08:57:17 pm por Lightning »
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #438 em: Outubro 23, 2019, 09:21:15 pm »
Pois, cá no burgo, os pilotos em instrução, destinados aos F's, passarão,  :G-beer2: correcção, passariam, dos A-29 para os F16, sem apelo nem agravo, valha-nos o S. Simulador, dezenas d'horas dele !!

Passariam para os F16, mas para o modelo B  :mrgreen:.



......mas antes dessa passagem, muitas horas de S. Simulador...... :mrgreen:

Abraços
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #439 em: Outubro 23, 2019, 09:42:20 pm »
 O pessoal da 103 adorou o ST. Pudera?! Habituados a ter de voar numa traquitana que é só usada no Togo e no Senegal. Ao irem voar noutra coisa qualquer, acham que aquilo é o máximo. É a mesma coisa de um tipo estar habituado a conduzir uma 4L quando vai exprimentar um Clio acha aquilo uma maravilha.

 Eu não sei se a presença dos ST cá terá a ver com alguma "tourné" de apresentação na Europa. Ou se vieram cá de propósito para a aeronave ser avaliada. O facto de cá estarem não significa nada. Apenas uma demontração.

Mas uma eventual opção do ST seria mais outra patetice. A não ser o Brasil e o Chile que o usam para treinamento. A aeronave é só usada por uma série de países sul-americanos, américa central mais Indonésia e Filipinas para missões de ataque leve ao solo. Não o venderam a nenhum país da NATO ou a outros aliados que preferiram optar essencialmente pelos treinadores avançados Pilatus ou da Alenia. E isto sim, devia a ser a nossa via.

 O PC-21 permite fazer o treinamento dos pilotos em todos os estágios. Desde o básico até ao avançado com a mesma aeronave. Algo que o ST não consegue. Que é uma aeronave mais vocacionada para missões COIN e de ataque leve ao solo do que para treinamento avançado.

 
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #440 em: Outubro 23, 2019, 10:51:09 pm »
Preferia o PT-ZNV, mas ter vindo um ST A-29 de exportação já é um bom sinal.
Pelo menos desta vez não nos querem vender uns em segunda mão.
 

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Get_It

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #441 em: Outubro 23, 2019, 11:17:13 pm »
Consegui falar com pessoal da 103 e confirma-se que a avaliação oficial da aeronave está em curso, não colocando contudo de parte a hipótese de outras também poderem vir a ser testadas em Beja como o PC-21, por exemplo.
Espero bem que este não seja mais um contrato directo e que até seria bastante pelo positivo que fosse através da agência da NATO.

Seguindo com o Super Tucano não haverá M-345 ou 346 para ninguém, e parece que aquela história da escola internacional de pilotagem a jacto a instalar em Beja já deu com os burros na água.
É como já era de esperar e que andam a dizer aos anos. Por isso é bom que venha uma aeronave com excelentes características para treino e formação.

E o Emb-314 ainda tem o acréscimo de poder servir como aeronave de ataque ligeiro.
Essa é que me faz rir cada vez que alguém diz isso. Num país como o nosso onde temos outras prioridades e nem helicópteros destacamos fora de portas para apoiar forças destacadas... É como aquela dos 390 serem também para os incêndios.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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typhonman

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #442 em: Outubro 24, 2019, 12:15:29 am »
Agora já nem se trata entre EUA e Europa para fornecer, é também o Brasil.


Pessoalmente a aeronave mais capaz é o PC-21, sem sombra de dúvida.



Artigo 308º

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Quem, por meio de violência, ameaça de violência, usurpação ou abuso de funções de soberania:

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #443 em: Outubro 24, 2019, 10:11:51 am »
E o Emb-314 ainda tem o acréscimo de poder servir como aeronave de ataque ligeiro.
Essa é que me faz rir cada vez que alguém diz isso. Num país como o nosso onde temos outras prioridades e nem helicópteros destacamos fora de portas para apoiar forças destacadas... É como aquela dos 390 serem também para os incêndios.

Imagina então a minha perplexidade quando me disseram isso. Não estamos na Guerra Colonial ou tempo do PREC para precisarmos de aeronaves COIN, e a conversão operacional para os F-16 será feita com recurso aos 3 bilugares BM, como é evidente. E muito menos julgo que alguma vez se pensasse no ST para essa missão na RCA, por exemplo, e/ou como escolta para os futuros helis de evacuação.

E com as coisas a dar para o torto no que diz respeito à formação no estrangeiro dos nossos futuros pilotos de combate, convinha escolher antes pelo menos uma aeronave como o PC-21 pois, não nos esqueçamos, se o próximo caça da FAP vier a ser o F-35 Lightning II este não possui versão bilugar para conversão operacional, ao contrário de Vipers, Eagles, Typhoons, Rafales, Gripens, etc.

Mais duas imagens do ST ontem pela BA11.



« Última modificação: Outubro 24, 2019, 10:15:50 am por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #444 em: Outubro 24, 2019, 11:57:40 am »
Estou perdido, o que não é difícil - o PC-21 cobria todas as necessidades de formação da FAP (incluindo F-16 / F-35), mas o ST não cobre essa possibilidade?
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #445 em: Outubro 24, 2019, 12:12:48 pm »
Não sei, mas os sauditas adquiriram o PC-21 e Hawks. Os franceses adquiriram o PC-21, mas vão manter os Alpha Jet. Se calhar o PC-21 não cobre todas as fases do treino de um piloto de caça e ainda há necessidade para um lead-in a jacto. Se calhar vamos comprar uma dúzia e ST e uma meia-dúzia de jactos em segunda mão.
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #446 em: Outubro 24, 2019, 12:43:48 pm »
Não sei, mas os sauditas adquiriram o PC-21 e Hawks. Os franceses adquiriram o PC-21, mas vão manter os Alpha Jet. Se calhar o PC-21 não cobre todas as fases do treino de um piloto de caça e ainda há necessidade para um lead-in a jacto. Se calhar vamos comprar uma dúzia e ST e uma meia-dúzia de jactos em segunda mão.

Segundo li há pouco tempo a intenção dos franceses a médio prazo vai ser abater os Alpha Jet e substitui-los pelos PC's-21 e ficar só com uma aeronave única para treinamento.
É verdade há países que têm PC-21 e têm jactos, como além desses que mencionaste, também a Austrália. Mas isso são opções de cada país.

O PC-21 pode cobrir todas as fases do treino desde o elementar até ao LIFT. Não sou eu que o digo, basta consultar o site do fabricante.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #447 em: Outubro 24, 2019, 01:15:24 pm »
Segundo li há pouco tempo a intenção dos franceses a médio prazo vai ser abater os Alpha Jet e substitui-los pelos PC's-21 e ficar só com uma aeronave única para treinamento.


Sim, é verdade. Em Setembro esteve um pequeno destacamento de PC-21 do Armée de l'Air na BA1 com os Roncos, e o comandante francês referiu isso mesmo.

Apesar do PC-21 ser um excelente aparelho, pessoalmente faz-me espécie abdicar da "fast jet component", isto num país que ainda há 30 anos tinha a operar em simultâneo T-33, T-37 e T-38. Outros tempos é verdade, mas que todavia dão que pensar.
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #448 em: Outubro 24, 2019, 01:28:26 pm »
O que o fabricante diz, nem sempre é 100% verdade, ainda me recordo do marketing da Saab em torno do Gripen NG que o dava como o melhor caça do mundo. Se bem que no caso do PC-21 não descrédito as afirmações do fabricante.

Com PC-21 ou Super Tucano, o problema é o mesmo, os pilotos futuramente passariam de uma turboprop para um jacto que só tem versão mono-lugar (F-35). É como passar de Fiat Panda para a Formula 1.

Quanto à capacidade COIN, estamos aqui a focar muito esta capacidade específica, como se os sensores e armamento do ST só pudessem ser usados neste tipo de missões. As Paveway e mísseis Hellfire (se de facto a aeronave puder usar estes mísseis) não servem só para contra-insurgência.
Óbvio que há melhores opções para mísseis de CAS, reconhecimento armado, escolta armada de helicópteros, etc, mas temos de nos lembrar que temos uma FAP com uma capacidade de combate muito limitada, em que apenas duas aeronaves transportam armamento (F-16 e P3). Nem os C-295 MPA levam os mísseis Marte que seriam muito mais baratos que os Harpoon dos P-3, nem os F-16 atingem 1/3 de todo o potencial armamento que podem receber.

Num futuro em que se vislumbra o F-35, muito mais dispendioso que o F-16, certas missões de CAS deixam de ser financeiramente viáveis de usar o F-35.

No mundo ideal, conseguíamos pelo menos 8 M-346, ou o jacto que vai substituir os T-38 nos EUA, e para complementar 6 a 8 ST, ambos capazes de ser armados caso a situação assim o exija.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #449 em: Outubro 24, 2019, 02:12:42 pm »
Se um gajo for pelo site do fabricante, então o Ká-Cê é melhor que o C-17.
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