Substituição dos Alpha-jet

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #90 em: Maio 02, 2014, 09:24:30 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Menacho

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #91 em: Julho 12, 2014, 12:47:44 pm »
 

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Menacho

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #92 em: Julho 18, 2014, 04:36:04 pm »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #93 em: Janeiro 11, 2015, 05:33:01 pm »
Citação de: "nelson38899"

Sempre me perguntei porque não fazem uma espécie de programa MLU para os Alpha Jets, pelo menos para que 10 unidades podessem continuar afectas á Academia da Força Aéria.

Quanto aos restantes, e porque não fazer um MLU a alguns e configurá-los para ataque ao solo? Podia-se até pensar em montar um canhão de 30mm, um 26 já eles têm...

Eu seu que o que estou a sugerir é ridiculo, mas pelo menos a Academia prcisa deles, quanto aos restantes... Com a falta de guito, com a falta de pilotos... mesmo assim atrevo-me a sugerir algumas coisas.

Se o Brasil está a modernisar os aviões do SP, são aviões com mais de 40 anos, ou seja, sensivelmente da idade dos nossos AJ. Será que é mesmo impossivel de todo um MLU aos AJ. Compreendo que a disponibilidade de aviónicos não é grande, mas se houvesse interesse para tal começava por auscultar a LM para a disponibilidade de se instalar aviónico que ficaram sobresselentes do MLU do F16.

Numa configuração de ataque ao solo começava por eliminar o piloto da frente, tapava-se bem tapadinho e no espaço que sobra montava um radar em condições e talvez ainda fosse possível instalar uma 30mm... Instalava parte dos aviónicos sobresselentes do MLU dos F16... O sistema voo assistido por computador do F16 seria excelente para se montar numa aeronave de ataque ao solo.

Desculpem, provavelmente estou a dizer um monte de barbaridades... Mas eu sou daqueles género de pessoas que por vezes necessita de divagar, no entanto... Acho que os AJ ainda poderiam ser uteis por uma boa série de anos, em especial se considerarmos o facto de que não podemos pagar por novos.

Cumprimentos

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Get_It

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #94 em: Janeiro 11, 2015, 06:50:57 pm »
Algo importante a ter em conta, e que já foi referido numas páginas atrás neste tópico, é o facto dos nossos Alpha Jet serem mais velhotes que os Alpha Jet franceses, belgas e até marroquinos. Por isso é possível que não haja benefício estar a modernizar as aeronaves face à vida que resta nas células em si. Lembrar que estamos a falar de aviões a jacto utilizados em treino e acrobacia aérea, logo sofrem muito mais desgaste.

Divagares são bem vindos, aliás é esse praticamente o meu lema. Mas divagares à parte: para um país como o nosso que não tem os mesmos problemas que um Brasil, Filipinas ou Marrocos, não fará muito sentido, nem será prioridade estar a gastar dinheiro em manter os Alpha Jet para ataque ao solo quando já temos os F-16 que até conseguem ter uma melhor performance. Entretanto um Brasil tem constantemente de combater traficantes de droga na Amazónia e países vizinhos com grupos terroristas ou umas Filipinas ou Marrocos que estão a lutar contra grupos terroristas já teriam interesse em manter mesmo um pequeno número de aeronaves antigas como o Alpha Jet mesmo na missão de ataque ao solo ou de apoio próximo.

Quanto ao canhão de 30 mm: não sei se um Alpha Jet com já uns tantos anos ia aguentar durante muito tempo com as vibrações causadas pelo disparo da arma.

Nós dinheiro para substituir os Alpha Jet até temos. Afinal de contas, aparece sempre dinheiro para pagar estudos, relatórios e serviços de consultadoria e advocacia. Falta é o interesse político para os substituir. Entretanto, vai continuando o outsourcing da formação de pilotos por parte da FAP.

Citação de: "Lightning"
Em relação aos cursos serem feitos no Brasil e nos EUA, em vez de França, Alemanha, etc, além das boas relações entre as nossas nações e entre as nossas Forças Aéreas, também tem a ver com o factor linguístico :D .
Estupidez total da parte da FAP/Portugal estar a dar mais importância ao factor linguístico do que à experiência dos formadores num mundo onde o inglês é a língua internacional da aviação. Nós também quando vamos para estas missões todas da NATO/ONU/União Europeia ou para exercícios com os nossos vizinhos não vamos para lá falar brasileiro mas vamos falar sim principalmente inglês. Também coitados dos cadetes se quando forem para o estágio/tirocínio não se safarem com o inglês após tantos anos na Academia da Força Aérea.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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César

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #95 em: Janeiro 12, 2015, 12:25:39 am »
Citação de: "PCartCast"
Quanto aos restantes, e porque não fazer um MLU a alguns e configurá-los para ataque ao solo? Podia-se até pensar em montar um canhão de 30mm, um 26 já eles têm...

O 27mm que eles teem sao a mesma que Typhhon, Tornado e Gripen tem, é bom o sufeciente. Para ataque ao solo já eles foram feitos, aliás foi a funcao primaria que lhes foi pensada. Os AJ dos franceses é que foi feita para treino. Pra moderniza-lo é só mesmo uns computadores com softwares modernos.

Se eles ainda fossem fabricados valia a pena comprar novos, nao seriam caros. Nao tou a ver uma modernizacao de uma pequena "esquadrilha" (ou ainda se pode dizer "esquadrao"? Quantos AJ ainda voam?), ou teria-se um esquadrao completo modernizado, ou nao vale a pena, eles como estao agora fazem o trabalho que lhes foram atribuidos em Portugal, e poucous que eles sejam agora já basta, é mesmo só o problema de serem velhos. O mais provável é o que já foi dito, substituicao por uma outra aeronave ou mandar instruendos para fora (nao gosto desta ultima :( ).
 
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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #96 em: Janeiro 12, 2015, 12:35:47 am »
Em 2013...sobravam 6... :roll:

Citar
Uma vez que as aeronaves foram adquiridas já com considerável volume de horas de voo, grande parte delas necessitava de realizar o primeiro Depot Inspection (DI) a partir de 1995, tendo este sido efectuado durante os quatro anos seguintes, na OGMA. 15 aeronaves foram então abatidas ao efectivo, consideradas esgotadas, restando 25 em condições de voo, em 2000. Este número manter-se-ia estável durante os anos seguintes, iniciando-se, em 2006, o segundo ciclo de DI, sendo o número de aviões operacionais reduzido para 10, e posteriormente para as seis actualmente em operação, à medida que novas células atingiam os limites do ciclo de vida de componentes críticos para a operação da aeronave.

[...]

A frota Alpha Jet e a Esquadra 103 contam actualmente com seis unidades operacionais para o desempenho das missões que lhe estão atribuídas, capazes de voar até 2018, caso não haja qualquer tipo de investimento adicional nas aeronaves. Existe ainda um número considerável de células inibidas, que poderão ser modernizadas e recolocadas a voar até uma taxa de esforço de 150%, mediante as necessárias revisões e intervenções, caso seja essa a opção a tomar.


http://passarodeferro-operations.blogsp ... risto.html
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #97 em: Janeiro 12, 2015, 09:20:55 pm »
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #98 em: Fevereiro 09, 2015, 09:58:44 pm »
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #99 em: Fevereiro 14, 2015, 05:44:50 pm »


 

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AVIA

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #100 em: Fevereiro 22, 2015, 01:22:05 am »
E porque não comprar o projeto do F 20 "Tigershark" aos americanos e fabricá-lo em Portugal, só vejo vantagens:

- Capacidade incomparável para subir até 12.000 m em 2min 12s
- Capacidade incomparável para realizar 12 missões de 1h30 em 24 horas.
- Decolagem de pistas improvisadas com um apoio logístico ultra reduzido.
- Velocidade e maneabilidade comparáveis ao jatos atuais.
- Preço de compra e de manutenção muito baixos.

Note-se que este projecto teria sido comprado pela Índia.
Na minha modesta opinião esta aeronave seria um bom jato de treino.

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #101 em: Fevereiro 22, 2015, 10:58:49 am »
Citação de: "AVIA"
E porque não comprar o projeto do F 20 "Tigershark" aos americanos e fabricá-lo em Portugal, só vejo vantagens:

- Capacidade incomparável para subir até 12.000 m em 2min 12s
- Capacidade incomparável para realizar 12 missões de 1h30 em 24 horas.
- Decolagem de pistas improvisadas com um apoio logístico ultra reduzido.
- Velocidade e maneabilidade comparáveis ao jatos atuais.
- Preço de compra e de manutenção muito baixos.

Note-se que este projecto teria sido comprado pela Índia.
Na minha modesta opinião esta aeronave seria um bom jato de treino.

Saia mais barato comprar uns t38 aos americanos.  :twisted:



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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #102 em: Fevereiro 22, 2015, 11:47:39 am »
Citação de: "mafets"
Saia mais barato comprar uns t38 aos americanos.  :|
http://www.youtube.com/profile_videos?user=HSMW

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #103 em: Fevereiro 23, 2015, 11:28:06 am »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "mafets"
Saia mais barato comprar uns t38 aos americanos.  :|
E? Tivemos, até 1993 o T-38A, altura em que foram substitutos pelos AlphaJet e por Beja lá ficaram a apodrecer  :cry:
Citar
http://www.falcoes.net/t38.htm


Os Américas ainda usam o T-38C, e assim será até pelo menos 2020.  :wink:
Citar
Most T-38s built were of the T-38A variant, but the USAF also had a small number of aircraft converted for weapons training (designated AT-38B), which were fitted with a gunsight and could carry a gunpod, rockets, or bombs on a centerline pylon. In 2003, 562 T-38s were still operational with the USAF and are currently undergoing structural and avionics programs (T-38C) to extend their service life to 2020. Improvements include the addition of a HUD, GPS, INS (Inertial Navigation System), and TCAS as well as PMP (a propulsion modification to improve low-altitude engine thrust). Many USAF variants (T-38A and AT-38B) are being converted to the T-38C.http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_T-38_Talon



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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #104 em: Março 06, 2015, 06:37:36 pm »
 

 

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