Estimado Jorge: esa historia es caduca, más propia del siglo XIX que del XXI.
É bem menos caduca e de mais óbvia resolução que a questão de Gibraltar, no entanto, desta última a Espanha não abdica.
Ustedes pueden visitar Olivenza cuando quieran, vivir y trabajar allí porque ya no hay fronteras entre nuestras dos naciones (afortunadamente). Pueden invertir, pueden ahorrarse impuestos, hasta pueden pasearse con la bandera de Portugal como hacen por las carreteras de Galicia.
Mais um motivo para que a devolução de Olivença a Portugal seja um processo pacífico e sem sobressaltos.
Pero deben ser buenos vecinos y comportarse de modo educado, lo contrario es inaceptable y tienen que comprenderlo. Si respetan a los españoles serán respetados, y hacer excursioncitas reivindicativas a un país ajeno no es ser buenos vecinos.
Também não é propriamente de um bom vizinho violar o espaço aéreo territorial português nas Ilhas Selvagens, ou empurrar um petroleiro carregado que corre o risco de se afundar para águas portuguesas.
Las relaciones entre nuestras dos naciones son excelentes, no se empeñen en estropearlas porque no lo van a conseguir, y si lo consiguieran ustedes serían los más perjudicados.
No creo ofender a nadie si digo que en nuestra península están las regiones más pobres de Europa Occidental, y eso es algo que sí me resulta humillante, eso sí es un problema real por el que todos deberíamos preocuparnos. Está visto que a ustedes no les preocupa tanto, por lo visto prefieren seguir viviendo en un país pobre que reivindica su 'Alsacia-Lorena' antes que alzarse contra las verdaderas injusticias y problemas de su nación.
Não sei qual a relação entre a questão económica e Olivença.
A Espanha deixou de ter boas relações com o Reino Unido por causa das negociações para recuperar Gibraltar?
As relações económicas entre o Reino Unido e a Espanha viram-se afectadas por essas mesmas negociações?
Por que haveria de ser diferente para nós? É esse o único argumento de peso que a Espanha tem? Uma ameaça?
Se formos por aí, não se esqueça que a Espanha vende mais para Portugal do que para toda a América Latina. Já pensou nas consequências para vocês se porventura os portugueses se aborrecerem de comprar produtos espanhóis ou produtos vendidos por empresas espanholas? Eu pensaria bem antes de acenar com o fantasma ridículo «da possibilidade de perturbar o bom relacionamento entre Portugal e Espanha». Para além de que, há coisas que não têm preço. A dignidade e a integridade territorial de Portugal são um bom exemplo disso.
El ultranacionalismo es algo del pasado que jamás debería volver.
Para mim e para muitos portugueses é uma questão de justiça. Para vocês o que é a questão de Gibraltar? “Ultranacionalismo”?
Me resulta chocante que se preocupen tanto por recuperar la pacífica Olivenza y no reivindiquen por ejemplo sus antiguos territorios en la India, que de forma tan sangrienta (y posiblemente injusta) les arrebataron hace tan solo unas décadas
Essa comparação é um absurdo.
A origem de Olivença está ligada à reconquista cristã da região fronteira a Elvas pelos Templários idos do Reino de Portugal, cerca do ano de 1230.
Goa, Diu, Damão, Dadrá e Nagar Haveli faziam parte do Estado Português da Índia ou Índia Portuguesa. Colónias, se quiser. As diferenças são óbvias!
Supoño que a bola de nece se refire as 800 peticions firmadas para que houbese un debate no parlamento portugues referente o tema
Como bem percebeu, nessa altura só se recolheu as assinaturas necessárias para atingir o objectivo previsto, que era a discussão dessa questão no Parlamento.
Como é óbvio, não se iam empregar meios para a recolha de milhões de assinaturas quando o objectivo não era esse. O objectivo era a discussão no Parlamento e foi para isso que se obtiveram as assinaturas necessárias.
O da pesquisa de Google tenche a sua gracia, non sabia eu que as enquisas se realizasen a traves do google
Pois só demonstra ignorância com isso. Obviamente que os resultados de um motor de pesquisa denotam o quanto uma questão é procurada, discutida, debatida etc.
Quanto ao resto ferrol, nem lhe vou responder. Quando quiser discutir seriamente um assunto apareça. A sua ironia e pretensa falta de perceba já roçam o ridículo!