Olivença

  • 2865 Respostas
  • 936505 Visualizações
*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #585 em: Março 05, 2006, 01:17:27 am »
Citar
No dia 20 de Maio de 1801, o exército espanhol, num acto de pura traição, toma o concelho de Olivença, usurpando 750 km2 do território de Portugal, incluindo uma das suas vilas mais importantes.

¿Pura traición? ¿Dende cando unha declaración de guerra é pura traición?

Citar
Em 1815, após inúmeras manobras negociais, a Espanha compromete-se a devolver aquilo que havia roubado a Portugal, mas acabou por nunca o fazer.

En 1815 ó que se compromete Espanha é a chegar a algun acordo, pero ja en 1801 deixamos claro que so devolveriamos Olvienza cando a Gran Bretaña (aliada de Portugal) nos devolvese Trinidad e Gibraltar. Dende enton "contra o vicio de pedir esta a virtude de non dar"  :lol:



Citar
Não era a primeira vez que a Espanha fazia um genocídio cultural semelhante. Fê-lo quando obrigou à conversão forçada ao cristianismo de centenas de milhares de judeus e muçulmanos. Os que resistiram foram mortos ou fugiram espoliados dos seus bens. Na América Latina, cerca de 70 milhões de Astecas, Maias, Incas e tantos outros povos foram exterminados e de uma forma sistemática esvaziados da sua identidade cultural.

Os que se "resistiron" como voce di non foron mortos, foron expulsados, en canto ós 70 milhons de Aztecas, Maisa e Incas exterminados, é pouco probable por que como Castela + Aragón non tinhan entre os 2 nin 7 milhóns de habitantes era pouco menos que imposible.

Citar
Apresente-me um documento em que o governo português reconheça oficialmente que Olivença é espanhol e nós todos nos calaremos....senão...cale-se você porque se considera que numa guerra pode ocupar um território e somente porque o conseguiu manter por 200 anos é feito suficiente...


Apresente-me voce un so documento no que España reconheza a Francia que o Roselhon e a Cerdaña son franceses, ou a Portugal os territorios ó norte do Douro, que non olvide tambem son portugueses so por dereito de conquista.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #586 em: Março 05, 2006, 11:10:43 am »
Caro Aponez

É certo que foi uma guerra, e se é possivel argumentar acerca das razões das guerras, esta seria fortemente criticável....sim....vocés não passaram de lacaios de Napoleão...o facto de tomarem Olivença sem combate não é argumento nenhum.

http://en.wikipedia.org/wiki/War_of_the_Oranges

  Relativamente ao acordo...deve estar a misturar alhos com bogalhos....essa lógica não funciona...lá porque o RU não devolve Gibraltar isso não pode servir como moeda de troca para Olivença....chama-se ser hipócrita. Anyway..se consultar os tratados de Badajoz (1801) não encontrará essa alínea, criada certamente na vossa mente. Mas o Congresso de Viena é muito explícito....Olivença é Português...lamento...mas é verdade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de ... %281801%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Congresso_de_Viena

Relativamente às civilizações do sul e centro da América, talvez os numeros sejam de facto demasiado elevados (não me informei acerca disso, como viu, citei de um site), mas não queira transformar os espanhois em bons da fita...porque todo o mundo os viu como eram...sanguinários, que foram responsáveis pelo desaparecimento de civilizações...

Documentos oficiais
Lamento mas existem documentos espanhois que identificam norte de Douro como Portugal, não percebo aonde tirou essa ideia. Diga lá, faz algum sentido a Espanha reconhecer a independencia de Portugal e não reconhecer as fronteiras e territórios?
Relativamente ao Rosilhão e à Cerdana..se me disserem os nomes ingleses será mais util. Não consegui muito.
http://es.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_los_Pirineos
Tratado velho..que atribui a Alta Cerdana a França..

Cumprimentos

(desculpe a demora a responder....o proxy da Universidade é uma...aquilo que todos fazemos na WC..)
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6565/-1413
(sem assunto)
« Responder #587 em: Março 05, 2006, 02:33:34 pm »
Citação de: "Azraael"
Sem duvida que ele exagerou (e foi rapidamente punido por isso), mas parece-me obvio que uma declaracao de independencia da regiao da catalunha nao seria bem recebida por parte de espanha, da mesma maneira que uma declaracao de independencia do algarve (por ex) tb nao seria bem recebida em Lisboa.

Temo que esteja a começar a roçar a desonestidade intelectual.

A Catalunha não é uma região, é um país que foi independente durante séculos, que tem a sua cultura própria, língua costumes e usos, que são completamente diferentes dos de Castela embora os castelhanos tenham imposto os seus costumes à força. É no mínimo desonestidade intelectual fazer comparações com o Algarve.

Além disso, o problema do general nazista nem era qualquer independência. A irritação teve muito a ver com o facto de a Catalunha querer que a língua catalã tenha precedência sobre a língua castelhana e que quem tiver cargos públicos na Catalunha seja obrigado a falar catalão.

Há algum país de Europa Ocidental onde tenha sido preciso prender o chefe do exército nas últimas decadas ?
Foi necessário prender o chefe do exército porque  ele demonstrou o que de facto pensa a elite xenófoba do exército espanhol.

A questão da independência não se levanta nem levantou, pelo menos não neste momento. A maior parte das pessoas na Catalunha não quer nenhum tipo de independência, quer apenas que o seu país seja reconhecido.

E é esse reconhecimento que a xenofobia castelhana não lhe quer dar. Castela não aceita que haja na península ibérica povos que não são castelhanos e que não querem serguir as regras castelhanas, e é por isso que o facinora do general Mena ameaçou colocar os tanques na rua.

No caso da Catalunha, o ódio dos nazistas castelhanos expressa-se em ameaças militares. No caso português o orgulho Castelhano foi deitado por terra. Castela foi humilhada imensas vezes, derrotada pelos portugueses. Impotentes perante a realidade os castelhanos optaram por nos ignorar, para assim evitar falar da humilhação. E é por isso que Portugal praticamente não existe na "Estoria" oficial do estado espanhol.

Mas o  orgulho castelhano é rancoroso e não tolera quem se lhe opõe. É fanático, xenófobo, intolerante assassino e criminoso. Matará ou assassinará quem se lhe opuser, e não esquece nunca uma humilhação.

Não distorça a realidade Azraael. Leia, estude analise friamente antes de tirar conclusões apressadas. Normalmente acabam por ser conclusões erradas.

Outra coisa:
Nenhum general do exército espanhol se atreveria a afrontar o governo em directo na TV e na presença do rei se não tivesse as “costas quentes”

Citar
O "perigo" sao as pessoas como vc mais preocupadas com reviver o passado do que com preparar o futuro. Pessoas que acreditam que (e apesar de todas as evidencias em contrario) em pleno sec XXI, no seio de uma UE cada vez mais federalizada, qq accao militar espanhola sobre portugal seria tolerada ou passaria sequer, pela cabeca de qq dirigente espanhol presente ou futuro.

Desculpe mas essa é uma afirmação imbecil da sua parte .
Eu nunca afirmei que os castelhanos se preparam para nos invadir.
O principal perigo são as prostitutas portuguesas que são capazes de fazer sexo sem preservativo se o espanhol pagar mais dinheiro.
O complexo do complexo anti-espanhol também é uma doença. O medo de criticar os espanhóis, com medo de ser acusado de retrógrado ou outra coisa qualquer.

A UE não é federalizada, não é um estado federal e nunca o será. No entanto, é indesculpável que os castelhanos, que são supostamente nossos aliados tenham feito prosseguir uma situação que é para muitos portugueses uma humilhação inaceitável, sendo que fazemos parte da mesma realidade em termos de União Europeia.

========

Os nazis espanhóis não foram mortos e a Espanha não sofreu um processo de desnazificação.

A Espanha imperial que não reconhece o direito dos restantes povos peninsulares a existir continua viva e os seus algozes controlam a máquina militar castelhana, como ficou provado pelo escândalo do general franquista referido acima.

O problema não são os espanhóis, o problema é a elite castelhana.

Das inúmeras vezes que a Espanha nos atacou, a esmagadora maioria dos espanhóis não queria qualquer tipo de guerra com Portugal. O problema sempre foram os extremistas castelhanos, que acham que Castela é a Espanha e a Espanha é toda a peninsula ibérica.

É esta gente que é o perigo.

O poder de Castela não cairá sem violência e sem um banho de sangue. Os generais castelhanos sabem disso, e a afirmação do general Mena foi apenas um aviso. Há centenas de Menas preparados para a guerra e que não hesitarão um minuto se as ordens de Franco de manter a Grande Castela unida sob a pata pútrida de Madrid forem contestadas por alguém.

A Grande Castela é nada mais que a Grande Sérvia. A Grande Sérvia chamou-se Jugoslávia.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #588 em: Março 05, 2006, 02:36:16 pm »
"O Tratado de Badajoz foi celebrado na cidade espanhola de Badajoz, em 6 de Junho de 1801, entre Portugal, por uma parte, e a Espanha e a França coligadas, pela outra.

Foi assinado por Portugal sob coacção, já que o nosso país foi ameaçado com a invasão de tropas francesas estacionadas na fronteira, em Ciudad Rodrigo.

Por meio desse tratado, cujos termos eram bastante severos para o nosso país, estabelecia-se o seguinte:

Portugal deveria restituir a Espanha todas as conquistas feitas na Galiza (Tui, Vigo, A Guarda...);
deveria igualmente ceder alguns territórios coloniais na América do Sul:
em relação à Espanha, reconhecia definitivamente o direito à posse da colónia de Sacramento, e ainda da colónia dos Sete Povos das Missões, situadas na margem esquerda do Rio da Prata (a posse desta região foi motivo de disputas entre Portugueses e Espanhóis ao longo de todo o século XVIII, que se procuraram sanar através dos Tratados de Madrid de 1750, e de Santo Ildefonso de 1777);
em relação à França, comprometia-se a aceitar como fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, o rio Arawani até à foz;
deveria fechar todos os seus portos ao comércio com o Reino Unido.
deveria aceitar a entrada dos têxteis franceses no país, e proibir os laníficios ingleses.
deveria pagar uma pesada indemnização de guerra (15 milhões de libras tornesas).
como única recompensa, seriam restituídas a Portugal todas as praças alentejanas conquistas por Espanha (Arronches, Castelo de Vide, Campo Maior, Juromenha e Portalegre), com excepção de Olivença.
O Tratado de Badajoz estipulava claramente que a violação de qualquer um dos seus artigos por qualquer uma das partes contratantes conduziria à sua anulação, o que veio a suceder com a assinatura do Tratado de Fontainebleau em 27 de Outubro de 1807 e subsequente invasão franco-espanhola de Portugal. O princípe regente D. João, chegado ao Brasil, declarou nulo o tratado em 1 de Maio de 1808, deixando por conseguinte de reconhecer a ocupação espanhola de Olivença (a qual, no entanto, se mantém até aos dias de hoje"


Este é o tratado sacado da sua wikipedia, e pareceme que esta bem facil de ver, Espanha devolve a Portugal todas as prazas tomadas MENOS Olivenza, resultado Olivenza queda como indemnización para Espanha, o seu principe regente declara nulo o tratado en 1808 pero Espanha non ten por que aceptar isso.

En canto ás razoes da guerra como dí voce estas son muito simples, Espanha non pode permitir que Portugal siga sendo usado pelos ingleses como unha base militar segura e quedar de brazos cruzados, antes da guerra tentouse chegar a un acordo con Portugal para que non permitise ós navios ingleses usar os seus portos (navios de guerra) pero Portugal prefireu manter a alianza con Inglaterra e seguir permitindo ós navios ingleses o uso dos seus portos, a pesar de que estos eran usados para atacar territorios e navios espanhois, así que se nos actuamos como lacaios de Napoleón, voces tiverom a guerra por serem lacaios de Inglaterra. En canto ó de que se tomou sen combate é so por que se tanto a querian e tan facilmente podian derrotar ós espanhois (isso tenhen dito por aqui muitos portugueses) ¿por que non tentaron defendela?

Citar
Relativamente ao acordo...deve estar a misturar alhos com bogalhos....essa lógica não funciona...lá porque o RU não devolve Gibraltar isso não pode servir como moeda de troca para Olivença....chama-se ser hipócrita. Anyway..se consultar os tratados de Badajoz (1801) não encontrará essa alínea, criada certamente na vossa mente. Mas o Congresso de Viena é muito explícito....Olivença é Português...lamento...mas é verdade.

O estipulado no congreso de Viena, ¿onde dí que Olivenza é portuguesa?

http://es.wikipedia.org/wiki/Congreso_de_Viena


Citar
Relativamente às civilizações do sul e centro da América, talvez os numeros sejam de facto demasiado elevados (não me informei acerca disso, como viu, citei de um site), mas não queira transformar os espanhois em bons da fita...porque todo o mundo os viu como eram...sanguinários, que foram responsáveis pelo desaparecimento de civilizações...


Ese é un jogo muito divertido, non se informa pero atrevese a atacar a alguen só por prejuizos, sintoo muito pero esta voce errado, os responsaveis desde desaparecimento foron as enfermedades que había na Europa e contra as que os indios non tinhan protección, igual que no Brasil, e ainda con isso se mira os territorios ex- espanhois verá que a maior parte da poboación son nativos, ten un bo ejemplo na Bolivia donde case o 80% da poboación son nativos.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6565/-1413
(sem assunto)
« Responder #589 em: Março 05, 2006, 02:42:57 pm »
Citar
Encantame cada vez que o leo Papatango, segun voce os castelans ¿que castelans? ¿os de Castela León ou os de Castela a Mancha? Rolling Eyes , tenhen un odio inmenso ós portugueses, enton ¿por que venhen tantos portugueses aqui? ¿é que eses portugueses son estupidos ou masoquistas?

Sobre o general Mena, simplemente expresou a preocupación de parte de ejercito polo novo estatuto de Cataluña, o problema foi que como ja se dixo falou da posibilidade de que o ejercito intervise sen autorización do goberno, agora unha pregunta ¿se amanha Madeira e Azores deciden unicamente pola sua propia vontade independizarse de Portugal, que farían voces?


Pois a mim "encantame" a falta de conhecimento histórico e geográfico.

Os leoneses não são castelhanos, a alma castelhana deslocou-se para sul. É uma mistura de Madrilena com Andaluz. Uma "alma" de origem muçulmana, que explica em grande medida muitos dos "tiques" do orgulho castelhano.

Já expliquei que quando falo no ódio castelhano a Portugal, falo das elites castelhanas que não entendem a Espanha como algo diferente de Castela.
= = =

Numa democracia normal, nenhum general se atrevería a contestar de forma tão despudorada a autoridade do estado. O general franquista MENA, ameaçou o governo, porque sabe que por detrás de si, tem o apoio de grande parte dos oficiais superiores do exército castelhano (e neste caso LITERALMENTE  castelhano, porque praticamente é constituido apenas por castelhanos e galegos).

Quanto à Madeira e aos Açores, já expliquei, não são países nunca foram países independentes.

A Catalunha e um país com a sua cultura própria e raizes absolutamente definidas e só não vê isso que for cego, ou então desonesto, ou não fizer a minima ideia do que é a Catalunha.

Se amanhã a Andaluzia se quisesse separar de Espanha eu também diria que é um absurdo, porque não há razões históricas para tal. A Andaluzia é uma região de Castela.

Por essa mesma razão, você nunca me ouviu neste fórum a defender a independência do país basco porque o país basco embora seja uma realidade étnica não tem o suporte de uma história como nação independente.

Navarra, sim tería direito à independência, mas o país basco, em meu entender está intimamente ligado a Navarra e não tem o direito de cessessão.

Um pouco de respeito pela história, pela realidade, pela geografia daría muito jeito neste tipo de discussões.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

garrulo

  • Perito
  • **
  • 531
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #590 em: Março 05, 2006, 03:12:48 pm »
papatango,das risa, no tienes idea de lo que hablas,y el odio y la mierda llenan tu boca. Fascista.
España tiene el 107% de la renta de la UE, Portugal el 75%, entramos al mismo tiempo. No seremos tan tontos.
 

*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
(sem assunto)
« Responder #591 em: Março 05, 2006, 03:44:39 pm »
Citação de: "papatango"
A Catalunha não é uma região, é um país que foi independente durante séculos, que tem a sua cultura própria, língua costumes e usos, que são completamente diferentes dos de Castela embora os castelhanos tenham imposto os seus costumes à força. É no mínimo desonestidade intelectual fazer comparações com o Algarve.
A catalunha foi um pais outrora... actualmente e' apenas uma regiao de espanha... tal como o Algarve e' uma regiao de Portugal.

Citação de: "papatango"
A questão da independência não se levanta nem levantou, pelo menos não neste momento. A maior parte das pessoas na Catalunha não quer nenhum tipo de independência, quer apenas que o seu país seja reconhecido.
Muito pelo contrario... nao faz sentido que as leis de uma regiao se sobreponham as leis do pais em que esta se insere. E o pais, neste caso, e' a espanha.

Citação de: "papatango"
Mas o  orgulho castelhano é rancoroso e não tolera quem se lhe opõe. É fanático, xenófobo, intolerante assassino e criminoso. Matará ou assassinará quem se lhe opuser, e não esquece nunca uma humilhação.
E ainda diz que nao odeia os espanhois...

Citação de: "papatango"
Não distorça a realidade Azraael. Leia, estude analise friamente antes de tirar conclusões apressadas. Normalmente acabam por ser conclusões erradas.
A realidade e' so uma... na peninsula iberica existem (practicamente) apenas dois paises, portugal e espanha. Catalunha e' uma regiao de espanha, e Olivenca e' uma terreola espanhola.

Citação de: "papatango"
Nenhum general do exército espanhol se atreveria a afrontar o governo em directo na TV e na presença do rei se não tivesse as “costas quentes”
Tinha as costas tao quentes que foi colocado em prisao domiciliaria.

Citação de: "papatangp"
Eu nunca afirmei que os castelhanos se preparam para nos invadir.

Devo ter sido eu que percebi mal...

Citação de: "papatango"
Se esquecemos Olivença, amanhã serão os Açores, a Madeira, depois o Algarve, e por aí afora.

Citação de: "papatango"
O principal perigo são as prostitutas portuguesas que são capazes de fazer sexo sem preservativo se o espanhol pagar mais dinheiro.
Isso tera que discutir com as referidas prostitutas portuguesas... nunca conheci nenhuma.

Citação de: "papatango"
O complexo do complexo anti-espanhol também é uma doença. O medo de criticar os espanhóis, com medo de ser acusado de retrógrado ou outra coisa qualquer.
Critico os espanhois sempre que necessario (como alias ja o fiz na questao de gibraltar) mas neste caso tenho que lhes dar razao... coisas da racionalidade...

Citação de: "papatango"
A UE não é federalizada, não é um estado federal e nunca o será.
Nao o e' totalmente (ainda?) mas e'-o cada vez mais (e a meu ver ainda bem).

Citação de: "papatango"
No entanto, é indesculpável que os castelhanos, que são supostamente nossos aliados tenham feito prosseguir uma situação que é para muitos portugueses uma humilhação inaceitável, sendo que fazemos parte da mesma realidade em termos de União Europeia.
Es a unica pessoa que "conheco" que considera Olivenca uma "humilhacao". Mas tambem deve haver muitos portugueses que consideram o 25 de Abril uma humilhacao... isso nao implica que o 25 de Abril deixe de ser das melhores coisas que aconteceu a portugal.

Citação de: "papatangp"
Das inúmeras vezes que a Espanha nos atacou, a esmagadora maioria dos espanhóis não queria qualquer tipo de guerra com Portugal. O problema sempre foram os extremistas castelhanos, que acham que Castela é a Espanha e a Espanha é toda a peninsula ibérica.
Fizeram sondagens?


Citação de: "papatango"
O poder de Castela não cairá sem violência e sem um banho de sangue. Os generais castelhanos sabem disso, e a afirmação do general Mena foi apenas um aviso. Há centenas de Menas preparados para a guerra e que não hesitarão um minuto se as ordens de Franco de manter a Grande Castela unida sob a pata pútrida de Madrid forem contestadas por alguém.
Por falar em estremismos...

Citação de: "pedro"
Caro Azraael desculpa mas eu acho que o unico que nao entendeu e voce.
OLIVENCA E TERRA PORTUGUESA e agora nao venha com historias de reviver o passado etc....
Caro pedro, nao e' que eu o queira desiludir, mas Olivenca e' parte integrande de espanha a mais de 200 anos.

Citação de: "pedro"
Desculpe esta pergunta voce e portugues ou espanhol?
Nascido e criado no distrito do porto.

Citação de: "pedro"
caro Azraael nao leve a mal mas por pessoas como voce e que a questao de olivenca nunca mais anda para a frente.

A questao de olivenca esta morta e enterrada...
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #592 em: Março 05, 2006, 03:47:13 pm »
Caro Aponez...

          lamento que o wikipédia espanhol dê como sempre uma imagem favorável ao vosso lado...mas....

      exprimente isto...Artigo 105 das resoluções do Congresso de Viena, tal como indica o wikipédia em portugues (ehehhe...Espanha Vs Portugal no Wikipédia....estou a brincar!!)

Mas é verdade...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Congresso_de_Viena
http://es.wikipedia.org/wiki/Congreso_de_Viena

    Sim, as doenças europeias tiveram um papel importante no desaparecimento das civilizações, mas não só. Cito o caso de Pizarro e os Incas...e se quiser daqui a 1 semana posso meter o livro que li acerca da queda do Império Inca. Ou também vai defender que o Pizarro era um menino de coro. Ambos os nossos países tiveram os seus lados negativos. Nós sabemos reconhecer nossos erros. Esperava que voces também fizessem o mesmo.....ah pois....e a descoberta do novo mundo foi apenas por motivos religiosos certo?


 Relativamente à guerra, foi 1 guerra não à muito a dizer. Não vale a pena discutir essa parte já que sempre disse que cada parte teve os seus motivos, e sim, da mesma forma como digo que voces foram lacaios de Napoleão também digo que nós fomos os mesmos de Inglaterra. Mas como é claro existe sempre motivos.

  Cumprimentos
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #593 em: Março 05, 2006, 04:30:32 pm »
Caro Azraael lamento dizer que voce esta outra vez enganado.
O governo portugues nao reconhece Olivenca como parte espanhola mas sim que reconhece Olivenca como parte do distrito de Evora por isso voce ainda nao entendeu a questao de olivenca.
E esta questao ainda nao esta morta.
Caro Aponez nao va buscar desculpas que nao tem nenhum sentido.
Caro papatango voce nao esta sozinho e ja sabe que tem o meu apoio para combater estas desculpas sem sentido.
Cumprimentos :lol:
 

*

JLRC

  • Investigador
  • *****
  • 2505
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +4/-85
(sem assunto)
« Responder #594 em: Março 05, 2006, 04:48:14 pm »
Citação de: "Aponez"

Franco nunca foi nazi ou fascista, era o que se podería chamar un "conservador autoritario", é dizer era un home de dereitas e muito tradicional.


 :nice:  :nice:  :nice:

Eu tenho evitado entrar nesta discussão porque há muito que as posições estão clarificadas (a razão portuguesa e a falta de razão e de argumentos espanhola) mas não pude deixar de reagir a esta frase. Parece que embarcámos numa tentativa de branqueamento do fascismo. Só posso compreender esta frase da parte de quem não percebe nada de história ou então de alguém saudosista e admirador do fascismo franquista. Não encontro outras explicações.
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #595 em: Março 05, 2006, 05:12:08 pm »
Citação de: "JLRC"
Citação de: "Aponez"

Franco nunca foi nazi ou fascista, era o que se podería chamar un "conservador autoritario", é dizer era un home de dereitas e muito tradicional.

 :nice:  :nice:  :nice:

Eu tenho evitado entrar nesta discussão porque há muito que as posições estão clarificadas (a razão portuguesa e a falta de razão e de argumentos espanhola) mas não pude deixar de reagir a esta frase. Parece que embarcámos numa tentativa de branqueamento do fascismo. Só posso compreender esta frase da parte de quem não percebe nada de história ou então de alguém saudosista e admirador do fascismo franquista. Não encontro outras explicações.


En poucas palabras, Franco si foi unha cousa, foi listo, uneuse ó golpe de estado so despois do asesinato de  Calvo Sotelo (13 de Julho), e ainda así logrou quitarlhe protagonismo e o posto a Mola (que foi o que preparou todo) quedando el como único jefe da zona "nacional", mentres as cousas lhe foron bem ó eixo estivo con eles, cando lhe foron mal mirou para outro lado asi de simples so se dedicou a conseguir o poder para si e a mantelo. En canto ó de admirador, sintoo muito pero o meu avó colheuno a guerra fazendo o servizo militar en zona republicana, no 39 cruzou a fronteira francesa e menos de un ano despois voltou a Espanha despois de que se aprovase unha amnisitia para todos aqueles que non tinhan delitos de sangue, el non os tinha e voltou, foi arrestado investigarono e en menos de 1 ano estaba na casa de novo.
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #596 em: Março 05, 2006, 05:17:07 pm »
Caro papatango o que e que voce querer dizer com isto:Ou seja: Um país tem efectivamente o direito de manter um território conquistado, pelo que, voltando às fronteiras do tratado de Badajoz, Portugal teria que devolver os territórios conquistados (e isto independentemente da posição de grande parte do território de Verín na Galiza que provavelmente teria que ser entregue a Portugal)  segundo o que voce diz uma parte da galiza teria que ser devolta a portugal?
e de que area e que nos estamos a falar e que cidades? :lol:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6565/-1413
(sem assunto)
« Responder #597 em: Março 05, 2006, 05:20:37 pm »
Citação de: "Azraael"
A catalunha foi um pais outrora... actualmente e' apenas uma regiao de espanha... tal como o Algarve e' uma regiao de Portugal.
É uma afirmação muito interessante, mas desprovida de qualquer suporte.
A história o povo, a língua a realidade demonstram claramente que não é assim.

No entanto caro Azraael, a sua argumentação "a La Palice" de Sim porque sim é a que é.

Você não está a discutir um assunto, está a desconversar e a fazer afirmações politicas sem qualquer suporte.

Apenas 17% da Catalunha votou na extrema direita  neo-fascista do PP castelhano. E mesmo o próprio PP com o sr. Josep Piquet à frente se mostrou parcialmente favorável ao novo estatudo, contra o qual se levantaram os generais franquistas.

Se a Catalunha fosse apenas uma região igual às outras o resultado das eleições seria este ?

Você Azraael, pode acreditar em "estorias" da carochinha, mas também há quem acredite no Pai Natal (há de tudo).

Citar
Muito pelo contrario... nao faz sentido que as leis de uma regiao se sobreponham as leis do pais em que esta se insere. E o pais, neste caso, e' a espanha.

A Espanha não existe, o que existe é o Estado Castelhano onde manda Castela, e onde Castela impõe a ferro e fogo, a sua vontade, expressa na vontade do Nazista Francisco Franco, que ainda hoje tem no poder o seu herdeiro e que ordenou que os seus algozes protegessem Castela e mantivessem o império castelhano, Uno Grande Y libre.

O que acontece na Catalunha é a constestação ao Diktat do general Nazi, imposta pela vitoria Nazi/Moura da guerra civil.

O que acontece na Catalunha é o mesmo que acontecería se Portugal não tivesse esmagado e humilhado os castelhanos. Mas a Catalunha perdeu a guerra, e a história é contada por quem ganha.
É apenas por isso que há gente que tem a pouca vergonha e o descaramento de afirmar que a Catalunha FOI uma nação e hoja não o é.

A Catalunha foi, como a Galiza, ocupada por uma camada de funcionários castelhanos, com o objectivo de assassinar a cultura catalã. São esses castelhanos e os seus descendentes que se afirmam "espanhois" antes de serem Catalães.

Hoje é evidente que esses funcionários falharam. E ou Castela dá à Catalunha a autonomia que os catalães querem (onde os Catalães terão o direito de gerir o seu próprio país) ou o resultado será inevitável.

Se assim for, a cegueira castelhana, acabará numa guerra cruel.

Os generais nazistas castelhanos apenas se limitaram a ameaçar a paz, afirmando:

Ou vocês se calam ou nós matamo-vos.

Inaudito num país da União Europeia, que é suposto ser civilizado.

Citar
A realidade e' so uma... na peninsula iberica existem (practicamente) apenas dois paises, portugal e espanha. Catalunha e' uma regiao de espanha, e Olivenca e' uma terreola espanhola.

A sua realidade cega, é a que é.

Você pode continuar a dizer que sim porque sim.
Isso não muda nada

Aliás, com este tipo de argumentação aconselho-o a mudar-se para um forum nazi, ou para forums nazis espanhóis, que os há muitos em vez de continuar a dizer que sim porque sim junto de gente séria.

Pessoalmente, não tenho paciência para espanhóis embirrantes e imbecis.

Começa a ser chato e maçudo, principalmente porque você demonstra uma intolerável falta de capacidade e inteligência para discutir o assunto.

Citação de: "Azraael"
Citação de: "papatango"
Eu nunca afirmei que os castelhanos se preparam para nos invadir.
Devo ter sido eu que percebi mal...
Exactamente, percebeu mal, e baseou-se em pressupostos errados.
É naturalmente por isso que a sua argumentação (que aliás não existe) não faz o mais pequeno sentido e se limita ao tradicional e triste fado castelhano.

Si porque Si
Olé Olé, Arriba Arriba.


Citar
Isso tera que discutir com as referidas prostitutas portuguesas... nunca conheci nenhuma.
Olhe que se calhar até conhece, só que ainda não percebeu.


Citar
Código: [Seleccione]
A UE não é federalizada, não é um estado federal e nunca o será.
Nao o e' totalmente (ainda?) mas e'-o cada vez mais (e a meu ver ainda bem).
É uma questão que ultrapassa o âmbito desta discussão.
Você tem o direito de ter as opiniões que suiser, por muito absurdas que sejam. É um direito que assiste a todos os cidadãos. (obrigado por nos informar sobre o que pensa)

Citação de: "Azraael"
Citação de: "papatango"
Das inúmeras vezes que a Espanha nos atacou, a esmagadora maioria dos espanhóis não queria qualquer tipo de guerra com Portugal. O problema sempre foram os extremistas castelhanos, que acham que Castela é a Espanha e a Espanha é toda a peninsula ibérica.

Fizeram sondagens?
Os espanhóis na sua maioria estão tão interessados em guerras quanto nós. O problema nunca foi o povo espanhol ou castelhanos na sua maioria, o problema foram sempre as suas elites presumidas, soberbas e orgulhosas até meter nojo.

Até no caso de Aljubarrota, não só havia muitas vozes contra, como houve galegos que estiveram do lado português. Bastaria ler um pouco mais profundamente, para ver que até Filipe-II foi desaconselhado de se tornar rei de Portugal.

Bastava você ter lido o que já foi dito anteriormente para evitar fazer uma pergunta tonta como "se fizeram sondagens"

A isto chama-se desconversar, e decorre da falta de capacidade argumentativa.

Citar
Caro pedro, nao e' que eu o queira desiludir, mas Olivenca e' parte integrande de espanha a mais de 200 anos.
Guantanamo tamém é americana há decadas. Será que passou a território americano?
E claro, os seus conterrâneos espanhóis também pedem Gibraltar de volta, lembre-se que é o facto de a pouca vergonha espanhola e a dualidade de critérios que torna a questão de Olivença muito mais insultuosa para Portugal.

Citação de: "Azraael"
A questao de olivenca esta morta e enterrada...

Wishfull thinking, e uma ideia que os nazistas castelhanos querem passar.

Azraael, ponha uma coisa na cabeça:

Olivença só deixará de ser portuguesa no dia em que morra o último português que considere aquela terra como terra portuguesa.

Eu não posso dizer se esse dia chegará ou não, mas posso dizer-lhe que lamento desiludi-lo a si, e aos restantes castelhanos, mas nem você nem eu veremos esse dia chegar.

Enquanto houver um português vivo, que veja Olivença como terra portuguesa, Olivença continuará a ser terra portuguesa.

Por muito que Azraaeis nazistas afirmem que o assunto está morto.

Não está, e a prova está há sua frente.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #598 em: Março 05, 2006, 05:22:30 pm »
Citação de: "Marauder"
Caro Aponez...

          lamento que o wikipédia espanhol dê como sempre uma imagem favorável ao vosso lado...mas....

      exprimente isto...Artigo 105 das resoluções do Congresso de Viena, tal como indica o wikipédia em portugues (ehehhe...Espanha Vs Portugal no Wikipédia....estou a brincar!!)

Mas é verdade...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Congresso_de_Viena
http://es.wikipedia.org/wiki/Congreso_de_Viena

    Sim, as doenças europeias tiveram um papel importante no desaparecimento das civilizações, mas não só. Cito o caso de Pizarro e os Incas...e se quiser daqui a 1 semana posso meter o livro que li acerca da queda do Império Inca. Ou também vai defender que o Pizarro era um menino de coro. Ambos os nossos países tiveram os seus lados negativos. Nós sabemos reconhecer nossos erros. Esperava que voces também fizessem o mesmo.....ah pois....e a descoberta do novo mundo foi apenas por motivos religiosos certo?


 Relativamente à guerra, foi 1 guerra não à muito a dizer. Não vale a pena discutir essa parte já que sempre disse que cada parte teve os seus motivos, e sim, da mesma forma como digo que voces foram lacaios de Napoleão também digo que nós fomos os mesmos de Inglaterra. Mas como é claro existe sempre motivos.

  Cumprimentos


Bem obviamente cada un ten o seu punto de vista isso pasanos a nos tambem cos brits :lol:  el estaba aló polos cartos nada mais.
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #599 em: Março 05, 2006, 05:46:10 pm »
Grande papatango :Palmas:  :Palmas:  :Palmas:  :Palmas:
"Esta é a ditosa pátria minha amada."