A catalunha foi um pais outrora... actualmente e' apenas uma regiao de espanha... tal como o Algarve e' uma regiao de Portugal.
É uma afirmação muito interessante, mas desprovida de qualquer suporte.
A história o povo, a língua a realidade demonstram claramente que não é assim.
No entanto caro Azraael, a sua argumentação "a La Palice" de Sim porque sim é a que é.
Você não está a discutir um assunto, está a desconversar e a fazer afirmações politicas sem qualquer suporte.
Apenas 17% da Catalunha votou na extrema direita neo-fascista do PP castelhano. E mesmo o próprio PP com o sr. Josep Piquet à frente se mostrou parcialmente favorável ao novo estatudo, contra o qual se levantaram os generais franquistas.
Se a Catalunha fosse apenas uma região igual às outras o resultado das eleições seria este ?
Você Azraael, pode acreditar em "estorias" da carochinha, mas também há quem acredite no Pai Natal (há de tudo).
Muito pelo contrario... nao faz sentido que as leis de uma regiao se sobreponham as leis do pais em que esta se insere. E o pais, neste caso, e' a espanha.
A Espanha não existe, o que existe é o Estado Castelhano onde manda Castela, e onde Castela impõe a ferro e fogo, a sua vontade, expressa na vontade do Nazista Francisco Franco, que ainda hoje tem no poder o seu herdeiro e que ordenou que os seus algozes protegessem Castela e mantivessem o império castelhano, Uno Grande Y libre.
O que acontece na Catalunha é a constestação ao Diktat do general Nazi, imposta pela vitoria Nazi/Moura da guerra civil.
O que acontece na Catalunha é o mesmo que acontecería se Portugal não tivesse esmagado e humilhado os castelhanos. Mas a Catalunha perdeu a guerra, e a história é contada por quem ganha.
É apenas por isso que há gente que tem a pouca vergonha e o descaramento de afirmar que a Catalunha FOI uma nação e hoja não o é.
A Catalunha foi, como a Galiza, ocupada por uma camada de funcionários castelhanos, com o objectivo de assassinar a cultura catalã. São esses castelhanos e os seus descendentes que se afirmam "espanhois" antes de serem Catalães.
Hoje é evidente que esses funcionários falharam. E ou Castela dá à Catalunha a autonomia que os catalães querem (onde os Catalães terão o direito de gerir o seu próprio país) ou o resultado será inevitável.
Se assim for, a cegueira castelhana, acabará numa guerra cruel.
Os generais nazistas castelhanos apenas se limitaram a ameaçar a paz, afirmando:
Ou vocês se calam ou nós matamo-vos.
Inaudito num país da União Europeia, que é suposto ser civilizado.
A realidade e' so uma... na peninsula iberica existem (practicamente) apenas dois paises, portugal e espanha. Catalunha e' uma regiao de espanha, e Olivenca e' uma terreola espanhola.
A sua realidade cega, é a que é.
Você pode continuar a dizer que sim porque sim.
Isso não muda nada
Aliás, com este tipo de argumentação aconselho-o a mudar-se para um forum nazi, ou para forums nazis espanhóis, que os há muitos em vez de continuar a dizer que sim porque sim junto de gente séria.
Pessoalmente, não tenho paciência para espanhóis embirrantes e imbecis.
Começa a ser chato e maçudo, principalmente porque você demonstra uma intolerável falta de capacidade e inteligência para discutir o assunto.
Eu nunca afirmei que os castelhanos se preparam para nos invadir.
Devo ter sido eu que percebi mal...
Exactamente, percebeu mal, e baseou-se em pressupostos errados.
É naturalmente por isso que a sua argumentação (que aliás não existe) não faz o mais pequeno sentido e se limita ao tradicional e triste fado castelhano.
Si porque Si
Olé Olé, Arriba Arriba.
Isso tera que discutir com as referidas prostitutas portuguesas... nunca conheci nenhuma.
Olhe que se calhar até conhece, só que ainda não percebeu.
A UE não é federalizada, não é um estado federal e nunca o será.
Nao o e' totalmente (ainda?) mas e'-o cada vez mais (e a meu ver ainda bem).
É uma questão que ultrapassa o âmbito desta discussão.
Você tem o direito de ter as opiniões que suiser, por muito absurdas que sejam. É um direito que assiste a todos os cidadãos. (obrigado por nos informar sobre o que pensa)
Das inúmeras vezes que a Espanha nos atacou, a esmagadora maioria dos espanhóis não queria qualquer tipo de guerra com Portugal. O problema sempre foram os extremistas castelhanos, que acham que Castela é a Espanha e a Espanha é toda a peninsula ibérica.
Fizeram sondagens?
Os espanhóis na sua maioria estão tão interessados em guerras quanto nós. O problema nunca foi o povo espanhol ou castelhanos na sua maioria, o problema foram sempre as suas elites presumidas, soberbas e orgulhosas até meter nojo.
Até no caso de Aljubarrota, não só havia muitas vozes contra, como houve galegos que estiveram do lado português. Bastaria ler um pouco mais profundamente, para ver que até Filipe-II foi desaconselhado de se tornar rei de Portugal.
Bastava você ter lido o que já foi dito anteriormente para evitar fazer uma pergunta tonta como "se fizeram sondagens"
A isto chama-se desconversar, e decorre da falta de capacidade argumentativa.
Caro pedro, nao e' que eu o queira desiludir, mas Olivenca e' parte integrande de espanha a mais de 200 anos.
Guantanamo tamém é americana há decadas. Será que passou a território americano?
E claro, os seus conterrâneos espanhóis também pedem Gibraltar de volta, lembre-se que é o facto de a pouca vergonha espanhola e a dualidade de critérios que torna a questão de Olivença muito mais insultuosa para Portugal.
A questao de olivenca esta morta e enterrada...
Wishfull thinking, e uma ideia que os nazistas castelhanos querem passar.
Azraael, ponha uma coisa na cabeça:
Olivença só deixará de ser portuguesa no dia em que morra o último português que considere aquela terra como terra portuguesa.
Eu não posso dizer se esse dia chegará ou não, mas posso dizer-lhe que lamento desiludi-lo a si, e aos restantes castelhanos, mas nem você nem eu veremos esse dia chegar.
Enquanto houver um português vivo, que veja Olivença como terra portuguesa, Olivença continuará a ser terra portuguesa.
Por muito que Azraaeis nazistas afirmem que o assunto está morto.
Não está, e a prova está há sua frente.