Luso, peço desculpa então, interpretei mal apenas
Falta de iniciativa e de coragem? Então diga-me lá, se você estiver sem dinheiro, vai arriscar dinheiro que NÃO TEM e investi-lo em projectos ou o que seja que não dão garantias de retorno? Mas você pensa antes de escrever?
No caso de Portugal, não há dinheiro, simples. Deu pena o que escrevi? A mim dá pena a sua arrogância...
Mas no vosso caso, para além de ter havido investimento, houve consumo interno para compensar os custos de desenvolvimento... Cá, quer queira quer não, não seria assim tão fácil, no caso da aeronáutica não encontraria nenhuma empresa ou nenhum ramo das forças armadas portuguesas disponíveis para comprar um elevado numero de aeronaves, de forma a compensar o investimento. Para além disso, há 30 anos e agora é muito diferente. Há trinta anos um avião era mais fácil de desenvolver e produzir, agora não é assim, se a Embraer começasse agora, a probabilidade de expansão seria muito menor, podia conseguir, mas não seria algo fácil e sem um sério investimento. Concordo consigo quando diz que "o que é grandioso começa pequeno", mas o "pequeno" há 30 anos, hoje é um investimento sério. Caso não tenha percebido ainda, isto não é assim "toma lá 10 euros e desenvolve aí um avião"... Nos tempos que correm, seria preciso investir muitos milhões, e agora diga-me, como vai justificar esse investimento aos milhares de desempregados? "Este investimento vai criar 500 postos de trabalho"? Sim, criaria postos de trabalho, mas seria em áreas onde o desemprego não é tão grave relativamente a outros sectores. A maior parte desses milhares desempregados não têm propriamente formação para produzir um avião, logo, para essas pessoas, pouco lhes interessava... O ideal? O ideal seria haver dinheiro para investir nos vários sectores, desde a construção civil à construção naval, e por aí em diante, assim satisfazendo as necessidades laborais de todos os desempregados. De nada servia, para a maior parte da população, investir mil milhões em algo que iria criar 500 empregos em vez de investir em algo que, por esse mesmo investimento, originasse 10 mil empregos. Entende agora? Resumindo, há que investir sim, mas não se pode investir o pouco que se tem às cegas em algo sem retorno, não se trata de ter medo de tentar, simplesmente não há dinheiro "a mais" para investir às cegas em aventuras.