Eu penso que até agora ninguém quis ofender o Brasil, apenas foram constatados factos, factos que inclusivamente muito brasileiros também constatam e dos quais se queixam em site brasileiros.
A verdade é que muitas decisões feitas pelo Brasil a nivel de defesa são... vá-lá, como dizer para não soar a ofensa... "pouco ortodoxas". E decisões "pouco ortodoxas" serão sempre alvo de críticas. Aqui neste forum os membros não concordam com as decisões, e como tal criticam, estão no seu direito. Mas não são criticas ocas, sem fundamento, elas foram bem explicadas.
Eu por exemplo, na situação actual do Brasil não concordo assim muito com o projecto do submarino nuclear, mas ainda menos concordo com a manutenção do porta-aviões, e até já fundamentei a minha opinião. Isto não significa que esteja a fazer pouco do Brasil, acho sim que o Brasil pode fazer muito melhor com os recursos que tem se tomar a decisão certa, é apenas de lamentar que não o faça.
Portugal tem também vários (muitos) problemas a nivel de defesa, mas os nossos são maioritariamente provocados por falta de dinheiro que limitam o investimentos nas forças armadas (a par também de algumas más decisões), e quanto à falta de dinheiro infelizmente a realidade não me parece que vá mudar tão rapidamente.
Agora uma coisa há que dizer, por cada euro investido nas forças armadas portuguesas há muito mais retorno em termos de operacionalidade e capacidade militar do que o que se observa actualmente nas forças armadas brasileiras. E lamento dizê-lo, contra este facto não há argumentos.
P.S.: Se calhar não deviamos dizer só coisas más sobre o Brasil, para desanuviar vou dizer uma coisa boa que penso, a Embraer, por exemplo, é um espectáculo, ainda agora assinou um contracto de mais de 700 milhões de euros com a AirFrance-KLM o que é sem dúvida uma grande vitória e um motivo de orgulho para os Brasileiros. Infelizmente isto tem pouco que ver com a marinha e aqui é o tópico sobre a marinha.