Notícias da Marinha do Brasil

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Vitor Santos

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #705 em: Agosto 29, 2015, 12:12:14 am »
Comandante da Marinha aponta programa nuclear e construção de submarinos como prioridades



Apesar da compressão orçamentária imposta pela atual crise econômica, o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, demonstrou entusiasmo quanto ao desenvolvimento de projetos estratégicos em curso na pasta. A questão foi tratada, nesta quinta-feira (27), em debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

– A Marinha sentiu [o corte]. Saiu de um orçamento de R$ 5,2 bilhões para R$ 3,9 bilhões. O primeiro passo é estabelecer prioridades claras, que são o programa nuclear e de construção de submarinos, além da manutenção de nossa esquadra operando – comentou Bacellar.

Para o comandante da Marinha, qualquer ameaça à soberania brasileira viria necessariamente pelo mar. Daí a grande preocupação, conforme revelou, de manter o Atlântico Sul livre de conflitos. A estratégia para alcançar este objetivo estaria focada, assim, no combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas (imigração ilegal via navio mercante) e na defesa das bacias petrolíferas, inclusive as do pré-sal.



Em relação a outros desafios impostos, reconheceu a obsolescência do poder naval, observando que algumas fragatas têm quase 60 anos. A necessidade de investimentos na área seria de cerca de R$ 600 milhões anuais, mas a Marinha só estaria recebendo um terço disso.

– Não adianta uma capacidade de defesa boa sem regularidade de recursos – declarou Bacellar.

A preocupação do comandante da Marinha com o impacto da crise orçamentária sobre os projetos estratégicos da pasta foi compartilhada pelo presidente da CRE, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), e pelos senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Ana Amélia (PP-RJ), Cristovam Buarque (PDT-DF), Lasier Martins (PDT-RS), Jorge Viana (PT-AC) e Raimundo Lira (PMDB-PB), que se manifestaram durante o debate.

Fonte: http://www.naval.com.br/blog/2015/08/28 ... ioridades/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #706 em: Agosto 29, 2015, 10:49:12 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/28/mpfsp-recomenda-suspensao-do-resultado-de-concurso-publico-da-amazul-e-nova-classificacao-dos-candidatos/
Citar
INQUÉRITO COMPROVOU IRREGULARIDADES NO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou à Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) que suspenda o resultado do concurso público para o cargo de técnico em desenvolvimento de tecnologia nuclear – operador de processo I, realizado em 2014. O inquérito instaurado para apurar irregularidades no certame revelou que a pontuação final foi calculada de forma contrária às regras que constam no edital. O MPF também reivindica uma nova classificação dos candidatos e a divulgação das medidas adotadas.

De acordo com as investigações, a Amazul realizava a fase do teste de aptidão física (TAF) de forma classificatória e eliminatória. A nota era somada à pontuação da prova objetiva a fim de obter o resultado final. Porém, o edital de abertura é claro ao definir que o TAF é de caráter eliminatório, de forma que os candidatos reprovados nesta etapa não tenham classificação no concurso. A instituição também não realizava a prova de títulos, fase prevista no edital como de caráter classificatório e que deveria ser feita após a realização da prova objetiva.

O MPF recomenda ainda que a Amazul anule a contratação dos candidatos já nomeados e que convoque aqueles que foram aprovados na reclassificação. A instituição tem 10 dias para informar se irá acatar as medidas recomendadas. A Amazul é uma empresa pública federal voltada ao desenvolvimento de tecnologias para o Programa Nuclear Brasileiro e para o setor nuclear da Marinha. A recomendação foi expedida pelo procurador da República José Roberto Pimenta Oliveira.

FONTE: http://www.prsp.mpf.mp.br


Saudações
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #707 em: Agosto 29, 2015, 05:51:32 pm »
Brasil é ator de peso no mundo da indústria marítima, mas precisa de orçamento, diz Comandante da Marinha



Projetos estratégicos das Forças Armadas foram assunto de audiência pública nesta quinta-feira (27) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE).

Segundo o Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o Brasil é ator de peso na indústria marítima, mas é preciso garantir orçamento para os programas prioritários que garantam a defesa de seus mares.

Como projetos prioritários, o almirante apontou o sistema de gerenciamento da Amazônia Azul, o SisGaaz; o Programa Nuclear da Marinha, para desenvolvimento de um submarino; a construção no Brasil das corvetas Classe Tamandaré; além da manutenção da capacidade operacional plena.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB–ES), que pediu a audiência pública, sugeriu que a CRE crie um grupo de trabalho para acompanhar os projetos das Forças Armadas.

Foto: Força-tarefa [Task force (TF)] da Marinha do Brasil (MB)
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #708 em: Setembro 02, 2015, 03:33:03 pm »
Fragata “União” realiza PASSEX com a Marinha Turca



A Fragata “União” realizou uma PASSEX (exercício realizado entre duas Marinhas para garantir que sejam capazes de se comunicarem e cooperarem em tempos de guerra ou de ajuda humanitária) com a Corveta “TCG Bandirma”, nas proximidades do Porto de Mersin, Turquia, em 17 de agosto de 2015.

Por ocasião do evento, foram realizados exercícios de “Aproximações para Reabastecimento no Mar”, de forma a adestrar os oficiais de quarto nas manobras de manutenção de posição em fainas de transferência.

O propósito da PASSEX foi contribuir para a manutenção do nível de adestramento dos navios participantes, além do incremento da interoperabilidade e dos laços de amizade entre a Marinha do Brasil e a Marinha da Turquia.

Foto: Aproximação realizada pela Fragata “União” à Corveta turca “Bandirma”.

fonte: http://www.planobrazil.com/fragata-unia ... nha-turca/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #709 em: Setembro 04, 2015, 09:30:01 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/09/03/ahts-bos-turquesa-pptz-um-otimo-npaoc/
Citar
Construído no Estaleiro Itajaí, em Itajaí/SC,  sob licensa da Rolls-Royce, a embarcação multifuncional poderia ser uma grande solução para a Patrulha Oceânica no brasil, devido a seu custo proporcionalmente barato e mutifuncionalidade peracional.

Estas embarcações poderiam fazer patrulha oceânica, salvamento SAR, reboque, capacidade de operar com ROV´s, auxilio a operações de minagem, apoio logistico, com grande capacidade de carga, em um preço muito mais barato que um NPaOc puro e com multiplicidade de funções, economia e funcionabilidade, considerando que muitos paises euroeus os utilizam para tal (Considerar que o NSS ‘Felinto Perry’ (K 11) é um deles adaptado).
Por acaso...  :wink:



Cumprimentos
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #710 em: Setembro 05, 2015, 12:35:34 pm »
http://www.naval.com.br/blog/2015/09/04/corveta-barroso-realiza-resgaste-de-220-migrantes-no-mar-mediterraneo/
Citar
Nesta sexta-feira, 4 de setembro, cerca de 13h30 hora de Brasília (18h30 na Itália), a Corveta “Barroso” da Marinha do Brasil, encontrava-se navegando no Mar Mediterrâneo, a 170 milhas da terra mais próxima, Sicília, Itália, com destino à cidade de Beirute (Líbano), quando recebeu um comunicado do Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) italiano, por meio do sistema automático de comunicações do serviço internacional de Busca e Salvamento, sobre a existência de uma embarcação com risco de afundar com cerca de 400 migrantes, com destino à Europa.
O MRCC solicitou ao navio brasileiro que se aproximasse da posição conhecida da embarcação, a cerca de 150 milhas da terra mais próxima, Peloponeso, Grécia, tendo o navio chegado ao local após uma hora de navegação.

Dois Navios-Patrulha italianos de pequeno porte se juntaram à cena de ação e, tendo em vista a impossibilidade desses navios receberem os migrantes a bordo, a Guarda Costeira italiana solicitou o apoio da Marinha do Brasil para efetuar o resgate e o posterior transporte para o porto italiano de Catânia. O Comandante da Marinha do Brasil prontamente autorizou a prestação desse apoio, a fim de salvaguardar a vida daquelas pessoas.

No momento, a transferência dos migrantes para a Corveta brasileira acaba de ser completada, tendo sido recebidas 220 pessoas, dentre os quais 94 mulheres, 37 crianças e 4 bebês de colo, muitos deles extremamente debilitados. No local, já é noite, porém o mar apresenta-se calmo, facilitando a operação em curso.

A Corveta “Barroso” saiu em 8 de agosto do Rio de Janeiro para substituir a Fragata “União” na Força-Tarefa Marítima da Nações Unidas (FTM-UNIFIL) no Líbano, a fim de atuar como Navio Capitânia do Comandante da Força-Tarefa, cargo esse exercido por um Almirante brasileiro desde 2011, e realizar tarefas de interdição marítima e capacitação da Marinha libanesa.
De projeto e fabricação nacionais, a corveta é um navio de 103,5 m de comprimento e 2.400 toneladas (a plena carga), com autonomia para permanecer por 30 dias em missão. Sua velocidade nominal máxima, com turbina a gás, é de 30 nós, e seu raio de ação, com velocidade de 12 nós, é de 4.000 milhas (ou 7.200 km).

Com uma tripulação de 191 militares a bordo, o navio permanecerá no Líbano até fevereiro de 2016. Assim que a Corveta “Barroso” assumir a missão, a Fragata “União” retornará ao Brasil.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil


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Re: Marinha do Brasil
« Responder #711 em: Setembro 06, 2015, 01:14:59 pm »
Imagens do resgate realizado pela Corveta Barroso da Marinha do Brasil

O navio resgatou 220 refugiados de uma embarcação em risco no Mar Mediterrâneo. A maioria das pessoas salvas é composta por mulheres e crianças, dentre elas quatro bebês, todos bastante debilitados. Ainda sob a forte comoção provocada pelas imagens dessa semana em uma praia da Turquia, algumas ações, como essa da Corveta Barroso, amenizam o sentimento de tristeza diante da crise humanitária que tem provocado tantas mortes.





















 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #712 em: Setembro 08, 2015, 02:58:13 pm »
Marinha e CFN no desfile cívico-militar de 7 de Setembro de 2015 em Brasília















 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #713 em: Setembro 10, 2015, 07:53:51 pm »
Confirmado, NDM Bahia (Ex-Siroco) chega ao Brasil no final do ano



O Comando da Marinha, por meio de seu comandante o Almirante de Esquadra Eduardo Leal Ferreira, publicou em D.O na data de ontem (09/09) as portarias de números 388, 390 e 391 para a compra do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, ex-Siroco da Marinha francesa, estas portarias servem para designar as equipes de pessoal que irão participar dos Grupos de Fiscalização, Apoio e Recebimento do novo navio.

Existe a previsão que o NDM Bahia, esteja atracando no Brasil no dia 31 de dezembro de 2015, com isso nem todos os reparos e substituições de equipamentos requeridos pela embarcação, serão feitos na França pela DCNS, o que permitirá certa economia nos gastos a serem feitos com a presença dos militares brasileiros em território europeu, ao atracar no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), o NDM Bahia passará por uma grande vistoria de diferentes equipes do setor de Logística da Força Naval, para ser elaborado um adequado sistema de abastecimento e a para o seu aprovisionamento.



O NDM Bahia é um navio com deslocamento de 12.000 tons, medindo 168 metros de comprimento, possui uma boca de 23,5 metros e um calado de 5,2 metros, tem capacidade para atingir até 21 nós de velocidade máxima, com um alcance de 11.000 NM a 15 nós. Com uma tripulação de aproximadamente 200 militares, o Bahia poderá levar 450 fuzileiros navais para missões em operações, total este que pode chegar a 1.500 fuzileiros em caso extremo de necessidade de operação anfíbia.

Em seu hangar, operando em conjunto com o convoo pode-se acomodar até sete helicópteros de porte médios, com pontos para pouso e decolagem de duas aeronaves no convoo e uma na cobertura junto à popa. O Bahia só deve começar a operar de fato em conjunto com a Esquadra no segundo bimestre de 2016. A Diretoria de Engenharia da Marinha ainda não passou à Diretoria-Geral de Material um parecer sobre a conveniência, ou não, de a Força manter o navio de desembarque-doca Ceará (G30) na ativa. Segue abaixo, as portarias publicadas no Diário Oficial da União.

Fonte:  http://www.revistaoperacional.com.br/ma ... al-do-ano/
 
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Re: Marinha do Brasil
« Responder #714 em: Setembro 15, 2015, 06:27:30 pm »
Marinha conclui primeira fase de construção do Riachuelo



A Marinha do Brasil avançou em mais uma etapa no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) entregou à Itaguaí Construções Navais (ICN), a última seção do casco resistente do primeiro submarino convencional S-BR1, que já está sendo identificado pelo nome de Riachuelo e pela matrícula militar S40.

A cerimônia de entrega da seção, presidida pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, marcou a conclusão da primeira fase de construção. Essa entrega permitirá que todas as seções do casco resistente passem pela fase subsequente de instalação de equipamentos e sistemas. O casco resistente é composto de seções cilíndricas reforçadas estruturalmente para suportarem a máxima pressão de operação do submarino.



O PROSUB é uma parceria firmada entre Brasil e França e prevê, entre outros pontos, a transferência de tecnologia necessária à construção de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica e um submarino dotado de propulsão nuclear.

Ivan Plavetz

Fonte: http://tecnodefesa.com.br/marinha-do-br ... riachuelo/
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #715 em: Setembro 17, 2015, 11:48:07 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/09/14/marinha-demite-funcionarios-concursados-da-fabrica-de-municao/
Citar
Rio de Janeiro – Cerca de cem funcionários concursados da Fábrica de Munições da Marinha, em Campo Grande, foram demitidos da corporação nesta segunda-feira (14). Os funcionários, a maioria deles com mais de 20 anos na corporação, foram surpreendidos após o recebimento de um telegrama informando os cortes. Grande parte dos demitidos exercem o cargo de auxiliares de produção em diversas áreas da corporação, como departamento financeiro, de recursos humanos, e outras.

Em contato com o Globo, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), confirmou as demissões na Fábrica de Munição, que é operada pela Emgepron. A Marinha informou também, que no decorrer deste ano, várias medidas foram tomadas com o intuito de reduzir despesas, como foi feito no serviço de limpeza e manutenção predial, transporte coletivo dos colaboradores, redução dos gastos com horas extras, entre outras ações para redução de gastos.

FONTE: http://www.diariodecanoas.com.br


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Re: Marinha do Brasil
« Responder #716 em: Setembro 17, 2015, 04:03:36 pm »
Navio-Veleiro Cisne Branco

















« Última modificação: Setembro 17, 2015, 04:12:36 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #717 em: Setembro 17, 2015, 04:12:09 pm »












 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #718 em: Setembro 22, 2015, 06:27:06 pm »
Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “ALMIRANTE SABOIA” G25





































 

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Re: Marinha do Brasil
« Responder #719 em: Setembro 25, 2015, 10:22:29 pm »
Baixa do Serviço Ativo da fragata ‘Bosísio’ e da corveta ‘Frontin’



O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar no 136, de 25 de agosto de 2010, e o art. 26, inciso V, do Anexo I, do Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, e de acordo com o disposto na Lei no. 7.000, de 9 de junho de 1982, resolve:

Art.1º Dar Baixa, do Serviço Ativo da Armada, da Fragata “Bosísio”.
Art.2º Designar a Empresa Gerencial de Projetos Navais para proceder à alienação do casco da ex-Fragata “Bosísio”.
Art.3º Esta Portaria entra em vigor no dia 29 de setembro de 2015.



Baixa do Serviço Ativo da Armada da Corveta, “Frontin”.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19 da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, e o art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:

Art. 1º Dar baixa do Serviço Ativo da Armada na Corveta “Frontin”.
Art. 2º O casco da ex-Corveta “Frontin” deverá permanecer com o Setor Operativo, para servir como alvo de exercícios operativos.
Art.3º Esta Portaria entra em vigor no dia 23 de setembro de 2015.
Art. 4º Revoga-se a Portaria nº 421/MB, de 28 de agosto de 2014.

Fonte:  http://www.naval.com.br/blog/2015/09/25 ... a-frontin/