Passagem de Comando da Força Aeronaval
Na última sexta-feira, dia 14/07 ocorreu na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia a transmissão do cargo de Comandante da Força Aeronaval, onde o então Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, agora designado para assumir a Vice Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, passou ao Contra-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein o comando da Força Aeronaval. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra Vice-Almirante Liseo Zampronio.
Diversas autoridades se fizeram presente, como o Ex-Comandante da Marinha o Almirante-de-Esquadra (RM1) Júlio Soares de Moura Neto, assim como outros ex-comandantes da Marinha do Brasil e da Força Aeronaval, Comandantes de OM´s da Marinha do Brasil e também os comandantes dos esquadrões da Força Aeronaval.

A cerimônia contou com a presença de todo o efetivo da Base Aeronaval, onde os quais após as palavras de despedida e agradecimento do Vice-Almirante Matias e de chegada do Contra-Almirante Goldstein, realizaram um desfile da Companhia de Honra e de aeronaves da Força Aeronaval ao novo comandante.
A Aviação NavalA Força Aeronaval tem sobre sua subordinação a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), o Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (CeIMSPA), a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) e Cinco Esquadrões de Helicópteros e um Esquadrão de Aviões, existe ainda três Esquadrões de Helicópteros fora do Complexo Naval de São Pedro da Aldeia, um em Manaus-AM, Ladário-MS e Rio Grande-RS subordinados aos Comandos dos 9º, 6º e 5º Distritos Navais Respectivamente, compondo assim a Aviação Naval.
Além de missões operativas realizadas junto ao Corpo de Fuzileiros Navais ou embarcados nos navios da Esquadra e das Forças Distritais, a Aviação Naval participa também de operações de Busca e Salvamento (SAR), apoio a embarcações naufragadas e em perigo, fiscalização da navegação aquaviária, marítimas e fluvial dentro das áreas de responsabilidade do Brasil no Atlântico sul.
Não pode também há de se destacar as operações de calamidade pública, quando em apoio a Defesa Civil a Aviação Naval se faz presente auxiliando na logística das campanhas de saúde pública de diversas esferas do governo, apoio a instituições públicas como a Justiça Eleitoral. Participam ainda de vários programas e projetos nacionais onde podemos destacar dois de suma importância, o Programa Antártico Brasileiro e o de Assistência Médica e Odontológica as comunidades ribeirinhas na Região Amazônica e no Pantanal Mato-grossense.

























Fonte: http://www.revistaoperacional.com.br/ma ... aeronaval/