Notícias da Marinha do Brasil

  • 1277 Respostas
  • 547221 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: Marinha do Brasil
« Responder #690 em: Agosto 10, 2015, 02:02:11 pm »
Citar
Sempre defendi um navio deste tipo para Portugal e obviamente ficava satisfeito com a aquisição desde que existissem meios para operar. Alem de Portugal não ter AAV7 e Pandur Anfíbias, existe a questão dos helicópteros, sendo que cá no burgo sobram os Lynx (cada vez que falo nos Puma, Al 3 e Kamov caí o carmo e a trindade...  :twisted: ), que são apenas 5 e não substituem outros helicópteros na movimentação de tropas e cargas, além da cobertura de fogo (novamente são limitações que têm peso). Pode ser que o Brasil em contraponto se queira ver livre do Garcia de Ávila e faça negócio (mais outra excelente compra que deixamos passar)...

Creio que a Marinha, por enquanto, não quer se desfazer do Garcia D'Avila (G-29) e e nem do Almirante Saboia (G 25)...



Até porque ainda o navio presta bons serviços de transporte e desembarque anfíbio. O problema mais grave é o Navio de desembarque-doca da Classe Ceará (G 30):







« Última modificação: Setembro 24, 2015, 02:43:57 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: Marinha do Brasil
« Responder #691 em: Agosto 10, 2015, 02:16:25 pm »
Outro navio da frota da MB que merece já ser aposentado mas que, ainda, vai continuar em operação por longos anos, é o NDCC Mattoso Maia (G-28):

































« Última modificação: Setembro 24, 2015, 02:44:10 pm por Vitor Santos »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10035
  • Recebeu: 3968 vez(es)
  • Enviou: 1235 vez(es)
  • +4151/-7025
Re: Marinha do Brasil
« Responder #692 em: Agosto 11, 2015, 10:56:10 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/10/cargueiro-c-17-da-usaf-descarrega-helicopteros-seahawk-da-marinha-do-brasil-em-cabo-frio/
Citar
Imagem enviada hoje pelo Whatsapp mostra um C-17 da Força Aérea dos EUA descarregando helicópteros Sikorsky Seahawk da Marinha do Brasil no aeroporto de Cabo Frio.

A cerimônia de recebimento dos dois helicópteros S-70B da Marinha do Brasil (MB) foi realizada no dia 27 de julho, na empresa Sikorsky Aircraft Corporation, na cidade Norte-Americana de West Palm Beach. As duas aeronaves (redesignadas na MB como SH-16, antes eram MH-16) pertencem ao segundo lote das seis adquiridas pela Marinha para repor os antigos Sea King SH-3 A/B e, além da capacidade antissubmarino, podem atuar em ações antissuperfície.


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: Marinha do Brasil
« Responder #693 em: Agosto 11, 2015, 01:27:14 pm »
Seahawk SH-16 da MB nos EUA, antes do embarque para o Brasil

Helicóptero SH-16 Seahawk da Marinha do Brasil em Charleston, South Carolina, antes do embarque para o Brasil.







Fonte:  http://www.naval.com.br/blog/2015/08/10 ... -o-brasil/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: Marinha do Brasil
« Responder #694 em: Agosto 11, 2015, 01:35:26 pm »
Líbano VIII — Carveta "Barroso" (V 34) suspende em direção à Beirute

« Última modificação: Agosto 12, 2015, 02:38:31 pm por Vitor Santos »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: Marinha do Brasil
« Responder #695 em: Agosto 11, 2015, 06:49:40 pm »
Mais sobre a chaga dos 2 últimos SH-16 Sea Hawk ao Brasil:

Um avião cargueiro modelo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos pousou na manhã desta segunda-feira (10) no aeroporto internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A aeronave foi usada para transportar dois helicópteros adquiridos pela Marinha do Brasil que chegaram desmontados. Fuselagem, turbinas e pás de hélice chegaram separadas e serão montadas no aeroporto. Depois de montadas, as aeronaves serão abastecidas e seguirão para a base aérea de São Pedro da Aldeia. Durante a manhã foi preciso duas horas para desembarcar uma das aeronaves.











Fonte: http://www.revistaoperacional.com.br/ma ... E.facebook
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: Marinha do Brasil
« Responder #696 em: Agosto 16, 2015, 08:26:51 pm »
Passagem de Comando da Força Aeronaval



Na última sexta-feira, dia 14/07 ocorreu na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia a transmissão do cargo de Comandante da Força Aeronaval, onde o então Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, agora designado para assumir a Vice Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, passou ao Contra-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein o comando da Força Aeronaval. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra Vice-Almirante Liseo Zampronio.

Diversas autoridades se fizeram presente, como o Ex-Comandante da Marinha o Almirante-de-Esquadra (RM1) Júlio Soares de Moura Neto, assim como outros ex-comandantes da Marinha do Brasil e da Força Aeronaval, Comandantes de OM´s da Marinha do Brasil e também os comandantes dos esquadrões da Força Aeronaval.



A cerimônia contou com a presença de todo o efetivo da Base Aeronaval, onde os quais após as palavras de despedida e agradecimento do Vice-Almirante Matias e de chegada do Contra-Almirante Goldstein, realizaram um desfile da Companhia de Honra e de aeronaves da Força Aeronaval ao novo comandante.

A Aviação Naval

A Força Aeronaval tem sobre sua subordinação a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), o Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (CeIMSPA), a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) e Cinco Esquadrões de Helicópteros e um Esquadrão de Aviões, existe ainda três Esquadrões de Helicópteros fora do Complexo Naval de São Pedro da Aldeia, um em Manaus-AM, Ladário-MS e Rio Grande-RS subordinados aos Comandos dos 9º, 6º e 5º Distritos Navais Respectivamente, compondo assim a Aviação Naval.

Além de missões operativas realizadas junto ao Corpo de Fuzileiros Navais ou embarcados nos navios da Esquadra e das Forças Distritais, a Aviação Naval participa também de operações de Busca e Salvamento (SAR), apoio a embarcações naufragadas e em perigo, fiscalização da navegação aquaviária, marítimas e fluvial dentro das áreas de responsabilidade do Brasil no Atlântico sul.

Não pode também há de se destacar as operações de calamidade pública, quando em apoio a Defesa Civil a Aviação Naval se faz presente auxiliando na logística das campanhas de saúde pública de diversas esferas do governo, apoio a instituições públicas como a Justiça Eleitoral. Participam ainda de vários programas e projetos nacionais onde podemos destacar dois de suma importância, o Programa Antártico Brasileiro e o de Assistência Médica e Odontológica as comunidades ribeirinhas na Região Amazônica e no Pantanal Mato-grossense.






















































Fonte: http://www.revistaoperacional.com.br/ma ... aeronaval/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5638
  • Recebeu: 942 vez(es)
  • Enviou: 892 vez(es)
  • +754/-2742
Re: Marinha do Brasil
« Responder #697 em: Agosto 19, 2015, 06:53:05 pm »
Citar
A negociação levada a efeito pelo Ministério da Defesa para viabilizar a transferência do navio de desembarque-doca francês Siroco para a Marinha do Brasil, conseguiu baixar o preço pedido pela Marine Nationale, de 80 milhões de Euros (o equivalente, hoje, a 88,280 milhões de dólares) para 83 milhões de dólares.

A redução é menor que a esperada por muitos chefes navais, que sonharam gastar com essa aquisição apenas um valor parecido com os 60 milhões de Euros que os franceses cobraram à Armada do Chile para vender-lhe o navio Foudre – da mesma classe que o Siroco mas oito anos mais antigo.

Com o resultado do entendimento estabelecido pelo Brasil, os 80 milhões de Euros originalmente pedidos pela Marinha da França caíram somente para 75,215 milhões de Euros.

A questão agora é torcer para que “o molho não fique mais caro que o peixe”.

Desgaste – A empresa francesa DCNS, que fará os reparos no Siroco antes que ele siga para o Brasil, reclassificado como navio anfíbio multipropósito Bahia, aconselhou a Marinha brasileira a trocar o atual sistema de propulsão do barco – dois motores franceses SEMT Pielstick de 15.290 kW – por um outro conjunto de maior potência. E isso por dois motivos: em função do forte desgaste da motorização da embarcação, e do fato desses equipamentos já não serem mais fabricados.

http://www.planobrazil.com/a-compra-do-siroco-navio-esta-custando-us-83-milhoes-a-marinha-e-deve-receber-motores-mais-potentes/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10035
  • Recebeu: 3968 vez(es)
  • Enviou: 1235 vez(es)
  • +4151/-7025
Re: Marinha do Brasil
« Responder #698 em: Agosto 20, 2015, 08:32:59 pm »
Citação de: "nelson38899"
A negociação levada a efeito pelo Ministério da Defesa para viabilizar a transferência do navio de desembarque-doca francês Siroco para a Marinha do Brasil, conseguiu baixar o preço pedido pela Marine Nationale, de 80 milhões de Euros (o equivalente, hoje, a 88,280 milhões de dólares) para 83 milhões de dólares.

A redução é menor que a esperada por muitos chefes navais, que sonharam gastar com essa aquisição apenas um valor parecido com os 60 milhões de Euros que os franceses cobraram à Armada do Chile para vender-lhe o navio Foudre – da mesma classe que o Siroco mas oito anos mais antigo.

Com o resultado do entendimento estabelecido pelo Brasil, os 80 milhões de Euros originalmente pedidos pela Marinha da França caíram somente para 75,215 milhões de Euros.

A questão agora é torcer para que “o molho não fique mais caro que o peixe”.

Desgaste – A empresa francesa DCNS, que fará os reparos no Siroco antes que ele siga para o Brasil, reclassificado como navio anfíbio multipropósito Bahia, aconselhou a Marinha brasileira a trocar o atual sistema de propulsão do barco – dois motores franceses SEMT Pielstick de 15.290 kW – por um outro conjunto de maior potência. E isso por dois motivos: em função do forte desgaste da motorização da embarcação, e do fato desses equipamentos já não serem mais fabricados.

http://www.planobrazil.com/a-compra-do-siroco-navio-esta-custando-us-83-milhoes-a-marinha-e-deve-receber-motores-mais-potentes/
Estes tipos da DCNS não batem "com o baralho todo". E os custos disso (com a motorização completa, geradores, etc, não fica menos de no mínimo 10 milhões USD, fora mão de obra e outros sistemas)?  :shock:  
Citar
http://www.alibaba.com/showroom/pielstick-engine.html

http://gcaptain.com/ship-engines-hood-monster-engines/#.VdYmjbJViko

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10035
  • Recebeu: 3968 vez(es)
  • Enviou: 1235 vez(es)
  • +4151/-7025
Re: Marinha do Brasil
« Responder #699 em: Agosto 21, 2015, 10:20:36 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/20/a-historia-se-repete-2/
Citar
Na década de 90 a Marinha do Brasil (MB) viu-se numa encruzilhada: seus contratorpedeiros das classes Fletcher, Allen M. Sumner e Gearing recebidos na década de 70 estavam sendo desativados e a construção das corvetas classe “Inhaúma” que previa 16 navios, ficou somente em 4 unidades.

A solução encontrada pela MB na época foi adquirir 4 fragatas classe “Garcia” desativadas pela U.S. Navy (foto acima).

No século XXI, depois das tentativas de se construir navios de guerra no Brasil, o expediente deve se repetir, com a aquisição de navios usados.

A escolta mais nova da Esquadra brasileira é a corveta Barroso, que demorou 14 anos para ser construída. Em comparação, a China constrói 8 corvetas Type 056 por ano!

A Esquadra brasileira encontra-se atualmente em situação bem mais difícil, seus navios estão mais velhos e no mercado internacional existem poucas opções de usados. Em setembro, a MB deve desativar a fragata Bosísio (F48) e, em 2016, a fragata Niterói (F40).

Como agravante temos uma crise política e econômica no país que tão cedo não será resolvida e os planos de construção de novos navios para a Marinha não têm previsão de serem colocados em prática.

O Comandante da Marinha do Brasil está visitando os EUA e pode voltar com novidades para solucionar o grave problema da Esquadra. Pelo jeito, a história pode se repetir com a compra de 4 fragatas dos EUA, desta vez navios da classe “Oliver Hazard Perry” – OHP.

Citar
Fragata USS Davidson (FF1045), que no Brasil foi rebatizada como Contratorpedeiro Paraíba (D28)

Citar
Fragatas OHP desativadas aguardando compradores

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 13005
  • Recebeu: 3370 vez(es)
  • Enviou: 7969 vez(es)
  • +1275/-2151
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Marinha do Brasil
« Responder #700 em: Agosto 21, 2015, 10:51:07 am »
As OHP é que não...
Também estivémos para gramar com elas mas ficámos mais bem servidos com as Classe M.

Entramos na máquina do tempo e:
 :arrow: viewtopic.php?f=5&t=614
Um tópico de 2004!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10035
  • Recebeu: 3968 vez(es)
  • Enviou: 1235 vez(es)
  • +4151/-7025
Re: Marinha do Brasil
« Responder #701 em: Agosto 21, 2015, 12:48:35 pm »
Citação de: "HSMW"
As OHP é que não...
Também estivémos para gramar com elas mas ficámos mais bem servidos com as Classe M.

Entramos na máquina do tempo e:
 :roll:  :shock:
Citar
https://en.wikipedia.org/wiki/Oliver_Hazard_Perry-class_frigate







Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10035
  • Recebeu: 3968 vez(es)
  • Enviou: 1235 vez(es)
  • +4151/-7025
Re: Marinha do Brasil
« Responder #702 em: Agosto 22, 2015, 10:53:19 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/21/base-naval-de-aratu-finaliza-periodo-de-manutencao-extraordinario-da-fragata-niteroi/
Citar
Foi encerrado, no dia 12 de agosto, o primeiro Período de Manutenção Extraordinário (PME) da Fragata “Niterói” conduzido pela Base Naval de Aratu (BNA), em Salvador (BA).

No período de 22 de abril a 17 de julho, o navio esteve docado no Dique Seco Almirante Campbell de Barros, onde foram realizados diversos serviços, tais como o tratamento e a pintura das obras vivas, e a substituição de chapas do costado.

Durante o PME, também foram recuperadas três bombas de esgoto e incêndio, reparadas as válvulas de fundo, revisado o sistema de proteção catódica e inspecionadas as linhas de eixo, lemes, hélices e tanques de óleo combustível.

O evento reveste-se de significativa importância, pois além de proporcionar o desenvolvimento e a ampliação da capacidade de realização de reparos dos meios navais, contribui para o cumprimento do Plano de Revitalização da BNA.





Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5475
  • Recebeu: 4152 vez(es)
  • Enviou: 11066 vez(es)
  • +8506/-258
Re: Marinha do Brasil
« Responder #703 em: Agosto 22, 2015, 06:08:36 pm »
Citação de: "mafets"
Pelo que li, as OHP retiradas recentemente de serviço dos EUA, têm todas o Lançador Mk13 cortado...  :shock:
Cumprimentos

A MB pode fazer como os turcos e os australianos e instalar um VLS Mk41 na proa para 32 ESSM e ficam mais bem servidos do que com os SM-1MR. O espaço onde anteriormente estava o Mk13 pode levar um RAM, ou mais um canhão, ou uns Exocet retirados de outras plataformas e, para compor as coisas, podem (como fizeram os turcos) substituir o AN/SPS-49 (2D) por um SMART-S Mk2 (3D) e substituir o sistema de gestão de combate.

Ficavam assim servidos para os próximos 20 anos de unidades navais de superfície com capacidade militar significativa, coisa que actualmente é inexistente na MB. Mas mais importante, tratam-se de navios que podem transportar os novos S-70 sem qualquer restrição e, como sabemos, plataformas com essas características não abundam na MB.

E, quem sabe, poderia nascer uma parceria com a Turquia que, em muitos aspectos é semelhante ao Brasil (FFAA grandes, boa capacidade tecnológica) mas em termos de projectos navais está mais avançada (projecto MILGEM).
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10035
  • Recebeu: 3968 vez(es)
  • Enviou: 1235 vez(es)
  • +4151/-7025
Re: Marinha do Brasil
« Responder #704 em: Agosto 25, 2015, 11:10:14 am »
http://www.naval.com.br/blog/2015/08/24/calote-do-governo-poe-chefes-militares-no-serasa/
Citar
Comandantes de unidades das Forças Armadas são as mais recentes vítimas dos calotes do governo Dilma. É que a falta de pagamento ameaça a sobrevivência de fornecedores, que, como forma de pressão, negativam comandantes que assinaram contratos de fornecimento de materiais, inclusive comida. Só na área do Rio de Janeiro, estima-se que o beiço das Forças Armadas na praça ultrapassa R$ 200 milhões.

Crediário vetado
Os comandantes das unidades militares federais só descobrem que estão inscritos no Serasa quando tentam fazer algum crediário.

Dados completos
Contratos de fornecimento são assinados pelos comandantes em nome das Forças Armadas, e neles constam todos os seus dados pessoais.

Dano moral
Um comandante contou à coluna, que, impedido pelo Serasa de financiar a casa própria, decidiu processar o governo por dano moral.

Diz que não estou
Jaques Wagner (Defesa) calou. A assessoria pediu “casos específicos” de comandantes negativados. Mas a coluna não entrega suas fontes.

FONTE: Claudio Humberto


Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/