Substituição dos Lynx

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #480 em: Fevereiro 13, 2020, 12:40:34 pm »
É mais falta de visão de que preço, os ingleses devem ter pargas de FLIR dos seus Lynx arrumados a apanhar pó, não acredito que não nos arranjassem 5 (cinco!!) por um valor simbólico.

Não havendo vontade não há milagres, e a verdade é que em lado algum consta o contrato de aquisição/fornecimento de 5 sistemas FLIR à Marinha Portuguesa para os seus Super Lynx, nem sequer se fala na cedência do velhinho Sea Owl que equipava os HMA.8 da Royal Navy ou os mais recentes Star SAFIRE ou MX-15 (do Wildcat). E para um helicóptero que se quer operar até 2035 é definitivamente de vistas curtas, para não dizer míope.

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #481 em: Fevereiro 13, 2020, 12:59:45 pm »
Lá se foi a esperança.

Realmente só era mantida viva pela demora desta modernização, assumia-se que estavam a limpar o pó das lentes do FLIR, o que podia ser um processo algo demorado...
 

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #482 em: Fevereiro 13, 2020, 01:17:13 pm »
A Albânia da europa em todo o seu esplendor
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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #484 em: Fevereiro 13, 2020, 04:37:43 pm »
Comparar a FAP com a Força de Helicópteros Albanesa é um crime... É claramente a única vertente onde investem a sério, e que mistela de aeronaves de asa rotativa tem esse país! Uns têm a mais, outros a menos. Só invejo os Hawk, mas até esses não temos porque alguém que manda não quer.  ::)
« Última modificação: Fevereiro 13, 2020, 05:49:11 pm por Lightning »
 

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #485 em: Fevereiro 13, 2020, 05:57:59 pm »
É mais falta de visão de que preço, os ingleses devem ter pargas de FLIR dos seus Lynx arrumados a apanhar pó, não acredito que não nos arranjassem 5 (cinco!!) por um valor simbólico.

Não havendo vontade não há milagres, e a verdade é que em lado algum consta o contrato de aquisição/fornecimento de 5 sistemas FLIR à Marinha Portuguesa para os seus Super Lynx, nem sequer se fala na cedência do velhinho Sea Owl que equipava os HMA.8 da Royal Navy ou os mais recentes Star SAFIRE ou MX-15 (do Wildcat). E para um helicóptero que se quer operar até 2035 é definitivamente de vistas curtas, para não dizer míope.



Realmente até o  Sea Owl era melhor que nada.

Uma pergunta, os nossos Lynx quando eram RN tinham FLIR? Ou vieram novos?
« Última modificação: Fevereiro 13, 2020, 06:03:37 pm por MATRA »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #486 em: Fevereiro 13, 2020, 06:32:40 pm »
É mais falta de visão de que preço, os ingleses devem ter pargas de FLIR dos seus Lynx arrumados a apanhar pó, não acredito que não nos arranjassem 5 (cinco!!) por um valor simbólico.

Não havendo vontade não há milagres, e a verdade é que em lado algum consta o contrato de aquisição/fornecimento de 5 sistemas FLIR à Marinha Portuguesa para os seus Super Lynx, nem sequer se fala na cedência do velhinho Sea Owl que equipava os HMA.8 da Royal Navy ou os mais recentes Star SAFIRE ou MX-15 (do Wildcat). E para um helicóptero que se quer operar até 2035 é definitivamente de vistas curtas, para não dizer míope.



Realmente até o  Sea Owl era melhor que nada.

Uma pergunta, os nossos Lynx quando eram RN tinham FLIR? Ou vieram novos?

Não, nenhum deles alguma vez usou FLIR. Os nossos 5 aparelhos são 3 novos e 2 HAS.3S ex-RN (19201/2).
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #487 em: Fevereiro 13, 2020, 06:34:20 pm »
É mais falta de visão de que preço, os ingleses devem ter pargas de FLIR dos seus Lynx arrumados a apanhar pó, não acredito que não nos arranjassem 5 (cinco!!) por um valor simbólico.

Não havendo vontade não há milagres, e a verdade é que em lado algum consta o contrato de aquisição/fornecimento de 5 sistemas FLIR à Marinha Portuguesa para os seus Super Lynx, nem sequer se fala na cedência do velhinho Sea Owl que equipava os HMA.8 da Royal Navy ou os mais recentes Star SAFIRE ou MX-15 (do Wildcat). E para um helicóptero que se quer operar até 2035 é definitivamente de vistas curtas, para não dizer míope.



vocês são mesmo más-Línguas ! :mrgreen:
Já alguém viu o 204 modificado nos tais ground runs, e confirma a inexistência do FLIR ???
Tenham fé, vai na volta até tem o FLIR montado e ficamos todos mal vistos, uma vez mais. ::)
Eu ainda acredito, não no PN, mas que estes helis trarão algo de muito positivo, os FLIR, nos seus MLU's, ;)

Abraços
 

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tenente

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #488 em: Fevereiro 13, 2020, 06:37:02 pm »
Hoje, de acordo com os spotters, mais Ground runs para o 204.

Thursday 13th quick visit at 1045

0278 Aw101 MK612 WASH BAY
ZZ102 AW101 MK612
ZZ108 AW101 Mk612

at 1500

ZZ102 AW101 MK612 Flew as WHE02
ZH831 MERLIN MK2A Flew as WHE04
ZJ118\B Merlin Mk4 Ground Runs
ZH583 Lynx MK95 Ground runs

Abraços
 

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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #489 em: Fevereiro 13, 2020, 09:28:03 pm »
Comparar a FAP com a Força de Helicópteros Albanesa é um crime... É claramente a única vertente onde investem a sério, e que mistela de aeronaves de asa rotativa tem esse país! Uns têm a mais, outros a menos. Só invejo os Hawk, mas até esses não temos porque alguém que manda não quer.  ::)

Para a RCA qualquer dos modelos albaneses davam. Nós temos Lynx (na Armada), Eh101 e koalitas. Mas não saiem do burgo ( já agora, o Bo105 que refira de passagem é bimotor

Citar
Powerplant: 2 × Allison 250-C20B turboshaft engines, 310 kW (420 shp) each
).  :mrgreen: :mrgreen:









Saudações  c56x1 c56x1

P.S. Já agora a "mistela" da Força Aérea Albanesa conta com 19 helis sem contar com os Black Hawk. A FAP tem os mesmo 19, contando com os Koalitas e os Al III  :-P ;)



P.S. 2 - Investe-se cá a sério nos helicópteros?  :mrgreen: :mrgreen: Deixa ver, Merlin que é um maquinão só agora resolveram os contratos de manutenção. Temos 5 Lynx com upgrade das calendas mais 5 Koalitas  :mrgreen: :mrgreen: Deixa lá ver se vier aquela bomba monomotor armada se continuas a ter a mesma opinião (cá, investe-se a sério quando o rei faz anos, e mesmo assim são raros os casos em que vem tudo nos conformes).  ::) ::)



« Última modificação: Fevereiro 13, 2020, 09:53:21 pm por mafets »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #490 em: Fevereiro 13, 2020, 11:21:58 pm »
Graças ao spotter britânico Michael Coombes já temos as primeiras 3 fotos do ZH583/19204 modernizado na rampa em Yeovil. Segundo ele, apesar de relatos anteriores poderem indicar o contrário, o nosso Super Lynx Mk.95A não terá ainda efectuado o seu primeiro voo devido a problemas detectados aquando dos ground runs (hoje inclusivé), estando por isso o voo inaugural iminente.

Fotos: ©Michael Coombes







Como se pode constatar, 32 meses resultaram em remotorização, nova cabeça do rotor, uma ou outra antena extra, reforço estrutural da longarina de cauda e deriva (derivado do padrão Super Lynx 300) e pouco mais à primeira vista.

« Última modificação: Fevereiro 13, 2020, 11:29:10 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #491 em: Fevereiro 14, 2020, 07:06:34 am »
Graças ao spotter britânico Michael Coombes já temos as primeiras 3 fotos do ZH583/19204 modernizado na rampa em Yeovil. Segundo ele, apesar de relatos anteriores poderem indicar o contrário, o nosso Super Lynx Mk.95A não terá ainda efectuado o seu primeiro voo devido a problemas detectados aquando dos ground runs (hoje inclusivé), estando por isso o voo inaugural iminente.

Como se pode constatar, 32 meses resultaram em remotorização, nova cabeça do rotor, uma ou outra antena extra, reforço estrutural da longarina de cauda e deriva (derivado do padrão Super Lynx 300) e pouco mais à primeira vista.


CJ, confesso que fiquei muito desiludido quando ontem, recebi as mesmas fotos que ia postar hoje de manhã, mas ainda bem que as colocaste, primeiro.

Temos apenas cinco helis na Marinha que estão a ser melhoradas para estarem ao serviço até 2035 ou mais, e nem mesmo assim se optou por adicionar o flir nos ditos ??

Nenhum especialista iluminado foi ouvido, fez essa proposta ou insistiu para que esse sistema fosse adicionado nos ditos MLU's ??

Esse sistema custaria assim tanto que iria encarecer o já muito caro mlu, de quase 69 milhões, para os cinco Lynx ?

Este mlu vem na sequência dos efectuados nos Tejo e nas Bartolomeu Dias, e, com este, dos Lynx, pelo que parece, a Marinha está-se a tornar especialista em MLU's ocos e sem equipamentos/sensores/armamento fundamentais.

Isto das altas chefias se subjugarem incondicionalmente ao poder politico, dá os resultados que estamos a ver.
:bang:

Abraços

« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 07:43:31 am por tenente »
 
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #492 em: Fevereiro 14, 2020, 10:06:44 am »
Uma pena realmente, ao contrário do Brasil, alguém cá, achou que não era uma mais valia.  :(

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #493 em: Fevereiro 14, 2020, 10:17:35 am »
CJ, confesso que fiquei muito desiludido quando ontem, recebi as mesmas fotos que ia postar hoje de manhã, mas ainda bem que as colocaste, primeiro.

Temos apenas cinco helis na Marinha que estão a ser melhoradas para estarem ao serviço até 2035 ou mais, e nem mesmo assim se optou por adicionar o flir nos ditos ??

Ficaste tu, fiquei eu e muito provavelmente todos nós, caro amigo. É praticamente inconcebível como um helicóptero naval que se quer polivalente, ao serviço por mais 15 anos, e capaz de operar em quaisquer condições atmosféricas, de dia ou de noite, não é dotado de um equipamento de visão térmica como um FLIR, tanto para operar em segurança como para análise de ameaças e busca e salvamento. Já nem falo da reiterada ausência de um sistema de auto-defesa electrónico ou pelo menos CMDS com lançadores de chaff/flare, e muito menos mencionarei a falta de um míssil anti-superfície. Quis-se apenas transformar o "táxi dos Almirantes" num híbrido e mais nada.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2020, 10:42:47 am por Charlie Jaguar »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #494 em: Fevereiro 14, 2020, 11:41:38 am »
Muito me vou rir quando aos cabr...  dos almirantes só sobrarem zebros para irem às jantaradas
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