Notícias do Exército Português

• 2528 Respostas
  • 965085 Visualizações
*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #390 em: Abril 22, 2009, 10:56:03 am »
Falando nisso vou preparar o resto das coisas para marchar amanhã para o mato fazer o Exercicio Rosa Brava/Eficácia 2009  :wink:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
tropa.
« Responder #391 em: Abril 22, 2009, 11:05:24 am »
Afinal até em Santa Margarida até é possível estudar e muita gente tem aproveitado, e bem!!

Não podemos esquecer que em primeiro são militares, não fazia sentido o militar que é pago para ser operacional, deixar de ir para um exércicio ou para a guerra porque tem aulas!

*

voador

• 218
  • +0/-0
FUTURO DOS PRAÇAS
« Responder #392 em: Abril 22, 2009, 11:58:00 pm »
Tenho a informar que concordo com a generalidade dos particpantes.

Actualmente não ha futuro para um praça no exercito, mesmo que alarguem os anos de contrato, pois o problema está na geénese como se olha para um praça.

Na maioria dos casos pensa-se num soldado para varrer, fazer trabalhos manuais e pouco mais, pois que a sua formação técnica cada vez é menor, porque é cada vez mais cara.

A situação só mudará quando se atacar o problema em várias vertentes.

1º Obviamente aumentar o tempo de contratos (por exemplo no exercito frances pode-se estar 20 anos, mas depois sai-se com uma pensão igual a metade do salario minimo frances, para sempre).

2º O sistema de especialização dos praças tem q ser todo mexido, por exemplo um mecanico de viaturas tem um cursinho de semaninhas no RMan e depois dizem que ele é mecanico....... Em contrapartida na FAP o mesmo curso demora ano e meio e dá equivalencia a um curso técnico profissional.

3º Nenhum militar deveria ir para uma especialidade técnica, sem antes ter passado pela mochila às costas....... pois aí por volta dos 30 anos os praças deveriam ser reclassificados e ser-lhe dada formação com equivalencia civil (de resto eu confio mto mais num condutor de uma viatura com 30 anos de que num com 20. lol)

Claro que este sistema já existe por exemplo no exercito ingles

Claro também que neste sistema não se pode pôr um praça a levar a prova ao comandante, a limpar casas de banho ou a varrer a parada lol e claro que obriga a reformular toda uma maneira de pensar .....

É uma pena ver com saudade execelentes militares após 6 anos de investimento e espirito de bem servir irem embora

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
Tropa.
« Responder #393 em: Abril 23, 2009, 01:32:26 am »
5 estrelas voador, parabens, um dos melhores posts do FD.

No dia em que a mentalidade em relação ao praça mudar para uma visão de profissional e não de mero faz tudo a toda à hora e em todo o lado, ai significará que o EP atingiu o professionalismo.

No entanto duvido que algum dia seja conseguido. Muita gente vê isso como uma ameaça ao próprio estatuto pessoal e n acham util investir num militar que no maximo permenecerá 6 anos nas fileiras. Com o desemprego, terão sempre militares para desenpenhar tarefas que hoje em dia noutros exércitos NATO, são impenssaveis que seja um militar a desenpehar ou ainda o facto de acumular varias funções ao mesmo tempo.

É um tema muito complexo com muitas ramificações mas o voador focou o ponto X do estado das coisas no EP.

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #394 em: Abril 24, 2009, 12:15:52 am »
Citação de: "Instrutor"
Falando nisso vou preparar o resto das coisas para marchar amanhã para o mato fazer o Exercicio Rosa Brava/Eficácia 2009  :wink:

Voltei  :lol:

Mas se conseguir arranjar fotos das colunas etc meto aqui  :wink:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23701
  • Recebeu: 4412 vez(es)
  • Enviou: 3130 vez(es)
  • +3538/-4636
Re: FUTURO DOS PRAÇAS
« Responder #395 em: Abril 24, 2009, 10:08:35 am »
Citação de: "voador"
Tenho a informar que concordo com a generalidade dos particpantes.

Actualmente não ha futuro para um praça no exercito, mesmo que alarguem os anos de contrato, pois o problema está na geénese como se olha para um praça.

Na maioria dos casos pensa-se num soldado para varrer, fazer trabalhos manuais e pouco mais, pois que a sua formação técnica cada vez é menor, porque é cada vez mais cara.

...

Acho que o teu texto diz tudo, é que infelizmente pude ver por mim próprio como as coisas funcionam no Exército e é tal e qual tu disseste. É pena, há tanto para fazer e tão pouca vontade (tanto dos responsáveis politicos como dos militares). A FAP está noutro patamar... :(
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #396 em: Abril 30, 2009, 12:06:17 pm »
Boas.

Deixo aqui algumas fotos da missão no kosovo  :wink:

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #397 em: Maio 04, 2009, 09:05:48 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Forças Armadas tornaram-se emprego apetecível
Não sei se alguém viu a notícia no telejornal da TVI sobre o recorde de candidaturas ao exército, este já recebeu, nos 3 primeiros meses de 2009, metade das candidaturas do ano todo de 2008.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #398 em: Maio 04, 2009, 11:00:28 pm »
Sim eu vi, na TVI, aparareceu o Comandante do RI13 a falar, só uma nota que eu achei muito estranho ou foi erro jornalístico, o RI13 de Vila Real só tem 400 militares?????? e Futuramente equipado com 70 Pandures II, bem se isso for verdade temos 1 Pandur para 6 homens e nem todos combatentes. :shock:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11529
  • Recebeu: 2601 vez(es)
  • Enviou: 3800 vez(es)
  • +985/-1118
(sem assunto)
« Responder #399 em: Maio 05, 2009, 11:53:52 am »
Sim eu vi, na TVI, aparareceu o Comandante do RI13 a falar, só uma nota que eu achei muito estranho ou foi erro jornalístico, o RI13 de Vila Real só tem 400 militares?????? e Futuramente equipado com 70 Pandures II, bem se isso for verdade temos 1 Pandur para 6 homens e nem todos combatentes. :wink: ), por isso se esse Regimento tiver uma CCS e o Batalhão tiver uma CCS (agora acho que é CCA que se diz) e duas CAt é uma situação perfeitamente normal.

PS: a BrigMec actualmente tem menos de 2000 militares por isso talvez até tenha um défice maior do que o RI13.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #400 em: Maio 05, 2009, 12:01:35 pm »
Vamos ver se estas vagas são preenchidas o mais rapido possível.... alias os números falam por si...... mas alerto para o seguinte, a quantidade nao é sinónimo de qualidade, não é por estar em defice de pessoal que vamos aceitar qualquer mancebo.............................

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #401 em: Maio 05, 2009, 12:40:34 pm »
Vamos ver se estas vagas são preenchidas o mais rapido possível.... alias os números falam por si
A esse ritmo este ano vai entrar muita gente, mas na minha opinião é muito devido à crise, o Comandante do RI13 tentou disfarçar falando no trabalho junto dos jovens para captar interesses, até podem ter feito um bom trabalho, mas esta crise não está a dar grandes escolhas,principalmente ao pessoal que está à procura do primeiro emprego.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12994
  • Recebeu: 3361 vez(es)
  • Enviou: 7966 vez(es)
  • +1261/-2123
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #402 em: Maio 05, 2009, 12:43:35 pm »
Este ano ESTÁ a entrar muita gente. Mesmo alguns que noutros tempos teriam ficado inaptos... Sei de um que não tem um rim!  :shock:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Açoriano

• 720
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #403 em: Maio 05, 2009, 12:59:12 pm »
Citação de: "HSMW"
Sei de um que não tem um rim!  :shock:
Bem o que vou dizer agora digamos que é propaganda contra o actual governo PS, mas até pode ser verdade, às tantas o mesmo pressionou as FA para recrutarem o máximo possível de jovens, mesmo com problemas que noutros tempos teriam ficado inaptos como diz o HSMW, para que estes não sejam mais uns quantos nos números do desemprego, o que não é bonito num ano de eleições, uma taxa tão gorda.
Mas isto sou eu a dar um tiro para o ar vendo se a bala cai para os lados do PS, mas às tantas…:snip:

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #404 em: Maio 05, 2009, 02:10:03 pm »
Bem a este ritmo temos pessoas sem alguma perna, braços, sei que actualemente existe um sem miolos a quer mandar em tudo e no fim não faz nada de jeito........ estou esperançado que os proprios centros de recrutamento e o intenso treino fisico e psicologico façam a sua propria selecção natural.