Ingresso nas Forças de Segurança

• 11610 Respostas
  • 1923397 Visualizações
*

dingo

• 9
  • +0/-0
Re: Ingresso nas Forças de Segurança
« Responder #11160 em: Outubro 24, 2010, 03:20:10 pm »
Citação de: "Primy"
Trafaria

A GNR e a PSP são sem dúvida forças semelhantes nas suas funções,mas talvez com Doutrinas diferentes,a realidade é que a GNR é "ambiente Militar"e isso nada pode mudar,é assim desde a criação da GNR,a instrução durante o próprio curso tem as suas diferenças,Academias diferentes,Hierarquias diferentes,condições diferentes e isso é de conheçimento mutuo,coisa que com a Policia Nacional cria-me curiosidade de como seria implantada se numa vertente mais Militar ou mais Civil,mas isso já seria outro assunto que daria pano para mangas do qual nem eu tenho opinião ainda formada,em relação aos candidatos Civis,bem,não digo de forma alguma que tenham desvantagem nem vantagem,até porque no curso são todos iguais,agora gostaria de ver candidatos Civis quando tiverem numa bela sexta-feira,trajados já á civil para vir para casa malas ao lado formados para ir descansar no fim de uma semana de instrução dura e ser-lhes dito que "têm 5 minutos para voltar a estar fardados e formados,e tenham um bom fim de semana na nossa companhia" certamente candidatos Civis não vão achar muita piada,credito que no rosto de muitos Militares se esboçe um sorriso,estarei enganado???espero que sim...é sinal que temos Civis a entrar para a GNR com Espirito de Sacrificio,que deverão ter para o resto da sua carreira,coisa,que e é de nosso conheçimento o quanto muitas vezes custa ter,gostaria também de ver o quanto o Esprito de Corpo que os mesmos candidatos Civis têm para ofereçer,imaginar é fácil,sentir no corpo é que vai ser mais complicado,ora isto tudo junto,nem todos os candidatos Civis estão minimamente cientes do que falo,mas vão senti-lo quando entrarem,enquanto Militares,minimamente já estão mentalizados o que lhes espera e pouco os vai chocar,mais grito menos grito,mais GAM menos GAM,mais MARCOR menos MARCOR,mais MARFOR menos MARFOR,mais corrida menos corrida,mais noite melhor dormida menos noite menos dormida senão em claro,e por ai adiante,já são coisas que os Militares já estão minimamente vacinados,dai achar que é uma boa preparação para os candidatos terem pelo menos 2 anos de serviço Militar para ingresso nas Forças de Segurança,também estou consciente que existem Militares que não reúnem condições para as FS,senão não teriam reprovado nas provas como aconteçeu e de meu conheçimento tanto para a PSP como para a GNR,o que exclusividade de ingresso nas FS só com 2 anos de serviço iria aumentar o grau de excelência de quem nas FA serviam e por consequencia das FS,os candidato era o mesmo,apenas com historial e uma preparação extra  :wink:

Também entrei no SMO e continuei até dias de hoje...

concordo contigo em tudo!

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
« Responder #11161 em: Outubro 24, 2010, 04:10:06 pm »
Mas no entanto desejo com muita sinceridade a todos os candidatos ao CFG a maior sorte e as maiores felicidades quer entrem ou não,Civis ou Militares,o que interessa é que dêem o seu melhor tanto no curso como no desempenho de funções... :wink:

*

simao88

• 158
  • +0/-0
« Responder #11162 em: Outubro 24, 2010, 04:22:14 pm »
Citação de: "dingo"
Citação de: "Trafaria"
Primy,
Permite-me, com todo o respeito que tenho pelas tuas opiniões, discordar.

Eu nao sei em que tropa é que tu andaste, do que lá aprendeste, nem quanto tempo tens de serviço militar.
Eu cumpri o meu smo (por antecipação) de 16 meses e cumpri + 2 anos de contrato numa dessas unidades ditas de especiais.

Mas queres saber uma coisita interessante? Na minha turma (então designadas por pelotões) não se diferenciavam os que nao tinham ido à tropa nem se destacavam os que a tinham feito.

Da tropa para a policia nada levei que um civil nao pudesse aprender e fazer melhor que eu numa ou duas semanas - foram os movimentos de ordem unida e o respectivo manobramento da arma. Mas hoje em dia a PSP já quase nao tem ordem unida, e a G3 desapareceu das formaturas (e até das esquadras).... pelo que um ex-militar já praticamente nada a acrescenta à policia e praticamente em nada beneficia desse passado.

Portanto os que nao foram militares nao se preocupem ... nao estão efectivamente em desvantagem.

camarada lamento mas estas muito errado!!!!!!!!!! eu dou te um exemplo quando fiz os testes fisicos para a psp eu vi lá muitos civis que pensavam que aquilo é uma escola secundária, mandavam vir com o pessoal da psp e um até queria fazer os 1000 m sem camisola, e tu nao ves isso em pessoal militar, que ja tem outra postura que os civis nao tem!

O que é que o trafaria falou que tenha algo a ver com algum civil na epp no seu perfeito juízo ter lhe apetecido correr sem camisola?
Nada a ver...
O ponto da questão é que existem militares que fisicamente são bem mais fracos que civis e vice versa, e que não há nada que um militar faça que um civil não venha a conseguir fazê-lo.

*

simao88

• 158
  • +0/-0
« Responder #11163 em: Outubro 24, 2010, 04:22:55 pm »
CPC,
A pior, mas mesmo da pior, escumalha que conheci e aturei na minha vida foi precisamente na tropa...  :lol:

Concordo plenamente.

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
« Responder #11164 em: Outubro 24, 2010, 04:40:56 pm »
Citação de: "simao88"
e que não há nada que um militar faça que um civil não venha a conseguir fazê-lo.

Tem razão,venha a fazer,mas ainda não faz!!!
Ora vejamos então para o civil fazer o que é preciso:

Instrução = Mais Tempo = Mais Verbas = Crise = Menos Verbas = Menos Instrução = Consequentemente menos preparação para o desempenho de funções...

preocupa-o???a mim sim...pareçe irreal???se calhar não!!!

*

simao88

• 158
  • +0/-0

*

simao88

• 158
  • +0/-0
« Responder #11166 em: Outubro 24, 2010, 04:58:59 pm »
Citação de: "Primy"
Citação de: "simao88"
e que não há nada que um militar faça que um civil não venha a conseguir fazê-lo.

Tem razão,venha a fazer,mas ainda não faz!!!
Ora vejamos então para o civil fazer o que é preciso:

Instrução = Mais Tempo = Mais Verbas = Crise = Menos Verbas = Menos Instrução = Consequentemente menos preparação para o desempenho de funções...

preocupa-o???a mim sim...pareçe irreal???se calhar não!!!

Um mês numa tropa especial é diferente de 1 ano numa tropa vulgar.
Sabe qual dou mais valor? Um mês na tropa especial!
Sabe porque o digo, maior parte dos militares que concorrem vêm da tropa normal...
Um militar nas forças de segurança? É bom...sem dúvida! Se são no geral melhor que os civis? Nunca na vida! Existem conhecimentos que um militar adquire na sua vida militar que eu aprendo na minha vida civil...
Enquanto eu na minha vida civil aprendo coisas que um militar nunca aprende não sua vida militar.
Vi nas provas físicas da policia civis bem melhor preparados fisicamente que militares... Nos testes de conhecimento igual etc...
Dou valor a muitos militares que conheço, mas outros é só fachada!
Que é que os civis não sabem? Marchar? Desmontar armas e montar? É isso? Não preciso estar aqui a enumerar muita coisa...
De tropa sei bem o que falo.
Essas coisinhas aprendem-se todas numa semana numa tropa especial e na tropa normal chegam ao fim e muitos ainda não o sabem fazer.
Na policia e gnr se existir força de vontade não é por uma semana de aprendizagem a civis que nunca souberam nada de vida militar que vamos poupar ou iríamos poupar se a gnr ou a psp fosse maioritariamente militares.
E digo-lhe mais, na minha modesta opinião, ou a gnr punha como condição de ingresso no geral ser-se militar com tantos anos de serviço ou não havia vagas nenhumas para militares...
Era tudo igual! Isto sou eu a pensar...
E mais...acho ridículo na psp ainda existir 15 % de vagas para militares...
Se bem que até percebo, ora 15 % de vagas, dá 150 militares...é uma ajuda, senão esses secalhar nem na lista dos mil ficariam.

*

Primy

• Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
« Responder #11167 em: Outubro 24, 2010, 05:50:28 pm »
Então se calhar o melhor é acabar com a tropa normal!!!  :lol:  :wink:

EDIT Há-de me explicar que experiência é que um Civil tenha que um Militar não tenha,ou será que o Militar já nasceu Militar e nunca foi Civil e não seja um cidadão como os Civis sem que estejam no seu desempenho de funções como Militares...  :wink:

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #11168 em: Outubro 24, 2010, 06:16:42 pm »
Citação de: "numisife"
Caro moderador, gostaria que me dissesse se no caso da policia municipal não se trata de uma força paramilitar, sendo uma força paramilitar todo o que disse está certo, não se verificando o "Como ninguém acerta uma...".

Artigo 1.o
Natureza e âmbito
1 — As polícias municipais são serviços municipais
especialmente vocacionados para o exercício de funções
de polícia administrativa
, com as competências, poderes
de autoridade e inserção hierárquica definidos na presente
lei.

http://www.mai.gov.pt/data/areas_accao/ ... 9_2004.pdf

paramilitar
adj. 2 gén.adj. 2 gén.
Que imita a estrutura e a disciplina do exército, sem dele fazer parte.

Neste caso, os diversos Corpos de Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa também são paramilitares?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #11169 em: Outubro 24, 2010, 06:27:13 pm »
Pessoal militarizado só existe na Armada [no Exército já foi extinto]
Que funções tinha este pessoal? Andava fardado?

:arrow: http://dre.pt/pdf1sdip/1975/08/19000/11951198.pdf

É provável que o pessoal desse "serviço de vigilância" andasse...

*

Jorgenaz

• 356
  • +0/-0
« Responder #11170 em: Outubro 25, 2010, 02:21:47 am »
Boas
amanha (hoje) vou ligar para os Recursos Humanos De Mafra e comunicar que não pretendo seguir para o curso de Policia Municipal de forma a darem a minha vaga a outro candidato , optei pela PSP mesmo sem ter a certeza se o Curso da PSP vai para a frente ou não ( digo isto por toda a poeira que anda no ar ) e também sem ter a certeza se entro ou não (o mais certo é não sair do lugar 600 , mas nunca se sabe ) ...

O meu medo é que no curso da PSP ainda não há lista final homologada , e no Curso da P.Municipal essa lista já existe , ou seja não pode ser cancelado. e o da PSP ate Janeiro muito pode acontecer...

Espero mesmo que nada aconteça ao curso da PSP , porque se algo acontecer estou lixado e desempregado...

*

AAA

• 99
  • +0/-0
« Responder #11171 em: Outubro 25, 2010, 10:38:46 am »
Até me cansam só de vir aqui...
Primeiro, PSP é uma força de segurança como a GNR, no entanto é civil.
GNR é uma força militar, estas denominações são de há uns poucos anos atrás, diferenciavam a PSP da GNR como civil, pois era uma força onde se recrutavam pessoas civis, equanto que a GNR era considerada militar devido ao facto de só alistar militares nas suas fileiras.
Hoje isso mudou, há incentivos em ambas para os militares, no entanto já ambas aceitam civis, mas contudo mantiveram a denominação.
Na minha opinião a GNR devia passar a ser militarizada, não se pode considerar militar (embora haja recruta), pois já entram para lá civis (sem nenhum problema), mas digam o que disserem, aquilo para mim já não é militar, embora na Lei Organica seja assim reconhecida.
Calma a todo o pessoal, tive conhecimento que já não há militares suficientes para as 985 vagas.
 :G-bigun:

*

Jorgenaz

• 356
  • +0/-0
« Responder #11172 em: Outubro 25, 2010, 06:10:57 pm »
Não consegui aguentar esta incerteza e fui em busca de informação , foi me dito para estar descansado que o curso era para Iniciar e para Terminar , ate ai nada de novo , a novidade é que vão ser só 6 meses de curso . Eu pessoalmente acho mt pouco tempo para um curso como o da PSP mas ate agora todas as informações que me facultaram tem sido exactas e precisas . Vamos la ver . Ja mandei o mail e vou ligar amanha de manha a cancelar a minha ida para o curso da Policia Municipal .

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #11173 em: Outubro 25, 2010, 06:31:49 pm »
É a austeridade.
Provavelmente mandam-vos embora em finais de julho.
Se o estágio for feito nas divisões de destino poupa-se logo nisso um mês de curso.

Se assim for é menos bom para vós porque "perdem" um mês de férias.
::..Trafaria..::

*

tiago88cb

• 41
  • +0/-0
« Responder #11174 em: Outubro 25, 2010, 06:35:35 pm »
Citação de: "Jorgenaz"
Não consegui aguentar esta incerteza e fui em busca de informação , foi me dito para estar descansado que o curso era para Iniciar e para Terminar , ate ai nada de novo , a novidade é que vão ser só 6 meses de curso . Eu pessoalmente acho mt pouco tempo para um curso como o da PSP mas ate agora todas as informações que me facultaram tem sido exactas e precisas . Vamos la ver . Ja mandei o mail e vou ligar amanha de manha a cancelar a minha ida para o curso da Policia Municipal .

jorge e datas eles nao disseram? sempre se confirma 3 de janeiro? é que preciso de me despedir e estou com o coração nas maos!!!