Eu também sou do norte, fui militar ainda no sistema obrigátorio e estive sempre no sul, fui fazer provas por duas vezes para a GNR a Lisboa e sim fica caro, sim é longe, sim é chato e complicado faltar 4 dias ao trabalho, mas quem concorre as forças de segurança no meu entender tem o objectivo de entrar e de dar o tudo por tudo,e fazer neste caso sacrifícios em deslocações, pois numa eventualidade de entrar numa força de segurança os primeiros anos são colocados longe de casa, e isso também não é igual? é que para as provas são aos dias nas em trabalho pode ser semanas sem ir a casa....e já pensaram a logistica necessaria para fazer as provas em todas as capitais de distrito, e os meios envolvidos? concordo com quem diz quem em Lisboa se encontra tudo e é melhor para fazer as provas para todos....se não fosse assim as provas de admissao demoravam ainda mais...há uma frase que resume tudo:
"quem corre com gosto não cansa" e tudo resto são queixomes de quem tudo quer com comodidade e sem o minimo esforço para alcançar os objectivos....