Primeiro que tudo peço desculpa aos membros por ter criado um tópico novo, foi apenas por pensar que talvez fosse o mais adequado.
Quero também referir que já consultei os diversos sites das forças de segurança, e continuo com algumas dúvidas.
Sou novo aqui no fórum, e gostaria desde já de dar os meus parabéns à rápida resposta das questões colocadas, assim como as explicações, geralmente esclarecedoras, que muitas vezes me ajudaram.
Expondo a minha situação: Sempre me interessei, desde cedo, pelo policiamento, combate à criminalidade, investigação, valores transmitidos durante a formação e contínuos ao longo da vida, assim como pelas próprias instituições de segurança. Com pouca informação, mas sempre muita curiosidade, acabei por não seguir essa linha, e estou neste momento no último ano do curso de Ciências da Comunicação. Tenho 20 anos, e olhando para trás (mesmo que ainda não dê para olhar muito) , e principalmente para o futuro, talvez não tenha sido a melhor opção, apesar de nutrir grande gosto pela comunicação, tanto escrita como interpessoal.
De qualquer das formas, o "apetite" pelas forças de segurança tem-se aguçado insistentemente. Mesmo com várias consultas aos mais diversos sites, continuo confuso.
Gostaria que alguém me elucidasse, sobre quais são as forças de segurança, às quais possa candidatar-me, e neste caso, as funções nelas desempenhadas, que possam estar mais ligadas à investigação criminal. Gostaria também de saber se o facto de ter esta licenciatura é impeditiva em algumas delas. (Apesar de ter especial interesse pela investigação, prefiro o trabalho de campo, ao trabalho de secretária, sem querer tirar mérito a nenhuma das duas vertentes).
Uma pequena descrição de alguma função de investigação criminal era muito bem vinda, sem querer parecer exigente.
Desde já, agradeço-vos a atenção que me possam dispensar,
JM