QUADRANTE:Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades marcadas com o ângulo recto possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado. Era colocado um fio de prumo ao centro, de forma a interceptar a parte graduada. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro.
Ora tenho a certeza que a resposta certa é a A, porque na B fala que tinha de se apontar à Estrela Polar, e por esta definiçao do quadrante, "apontava se o quadrante ao astro desejado", logo nao tinha necessariamente que se regular pela Estrela Polar, e na B fala tambem em latitudes e longitudes, coisa que nem vem referencia na definiçao de quadrante.A C parece-me mal porque fala na distancia entre portos e nao me parece que os marinheiros quisessem só saber a distancia entre os portos.
a A diz "Permitia a orientação em alto mar, através da medição da altura dos astros em relação à linha do horizonte."
Parece-me a mais correcta...