Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659250 Visualizações
*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1410 em: Julho 03, 2012, 12:45:26 am »
Caríssimo, a Academia da Força Aérea já oferece um curso nessa área (Engenharia de Aeródromos)...Portanto é só fazer as contas...

Os oficiais Engenheiros de Aeródromos da Força Aérea desempenham funções de âmbito militar e da respetiva especialidade, designadamente estudos técnicos, projetos e suas componentes, construção e manutenção na área de engenharia civil, das infraestruturas aeroportuárias militares, incluindo a documentação inerente à realização de concursos e consultas para empreitadas e a sua fiscalização.

Apoiam as unidades aéreas destacadas, no respeitante à construção e manutenção de instalações e à recuperação rápida dos pavimentos e infraestruturas essenciais à missão. Compete-lhes também a gestão da área de topografia e superintender a todos os níveis as intervenções ao nível de infraestruturas, organizar o cadastro do património do Estado na posse da FAP e acompanhar as matérias relativas a servidões militares e aeronáuticas, dando parecer sobre o licenciamento de construções nestas áreas.

Podem colaborar e desenvolver projetos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras, bem como, em casos específicos, prosseguir estudos de pós-graduação e tarefas de docência. Ao longo da sua carreira exercem funções de comando, chefia ou de direção de unidades, órgãos ou serviços da FAP. Podem ainda desempenhar cargos de natureza militar ou diplomática em organizações internacionais ou junto de embaixadas no estrangeiro.

Este curso, nas áreas de formação de ciências de base, ciências da engenharia e de especialização, tem unidades curriculares equivalentes às do plano de estudos do curso de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, e está acreditado pela Ordem dos Engenheiros

http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php ... 05&lang=PT
http://www.academiafa.edu.pt/conteudos/ ... ENGAED.pdf

*

GNLele

• 18
  • +0/-0
« Responder #1411 em: Julho 03, 2012, 01:06:20 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Caríssimo, a Academia da Força Aérea já oferece um curso nessa área (Engenharia de Aeródromos)...Portanto é só fazer as contas...

Os oficiais Engenheiros de Aeródromos da Força Aérea desempenham funções de âmbito militar e da respetiva especialidade, designadamente estudos técnicos, projetos e suas componentes, construção e manutenção na área de engenharia civil, das infraestruturas aeroportuárias militares, incluindo a documentação inerente à realização de concursos e consultas para empreitadas e a sua fiscalização.

Apoiam as unidades aéreas destacadas, no respeitante à construção e manutenção de instalações e à recuperação rápida dos pavimentos e infraestruturas essenciais à missão. Compete-lhes também a gestão da área de topografia e superintender a todos os níveis as intervenções ao nível de infraestruturas, organizar o cadastro do património do Estado na posse da FAP e acompanhar as matérias relativas a servidões militares e aeronáuticas, dando parecer sobre o licenciamento de construções nestas áreas.

Podem colaborar e desenvolver projetos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras, bem como, em casos específicos, prosseguir estudos de pós-graduação e tarefas de docência. Ao longo da sua carreira exercem funções de comando, chefia ou de direção de unidades, órgãos ou serviços da FAP. Podem ainda desempenhar cargos de natureza militar ou diplomática em organizações internacionais ou junto de embaixadas no estrangeiro.

Este curso, nas áreas de formação de ciências de base, ciências da engenharia e de especialização, tem unidades curriculares equivalentes às do plano de estudos do curso de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, e está acreditado pela Ordem dos Engenheiros

http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php ... 05&lang=PT
http://www.academiafa.edu.pt/conteudos/ ... ENGAED.pdf

Obrigado pela resposta.
Não tinha conhecimento que haveria um curso nessa área. Sendo assim, que conclusões posso tirar? Eu com o meu curso e depois de estar em RC posso me candidatar a esse curso??

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1412 em: Julho 03, 2012, 01:34:36 am »
Negativo. Para isso existe o Estágio Técnico-Militar <http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=001&codigo=001.002&opcao=ETM>, mas têm sido admitidos Licenciados/Mestres em Engenharia Civil? Não. Isto funciona para cursos em que não existe "oferta" na Academia da Força Aérea (Juristas, Psicólogos, etc.) ou em que mesmo havendo essa "oferta" ela é claramente insuficiente (Medicina, Medicina Dentária, etc.).

Por outro lado devemos considerar outra situação. A Força Aérea tem necessidade de ir buscar pessoas formadas em Engenharia Civil ao mundo civil? Não me parece? Por um lado, tem o tal pessoal formado em Engenharia de Aeródromos, por outro lado não se vai construir nenhuma base aérea, nem as nossas bases foram bombardeadas para necessitarem de ser reconstruídas  :mrgreen: .

Mesmo nos concursos de admissão de pessoal costuma haver referência a Engenharia Civil? Eu pelo menos não me lembro...E no concurso deste ano (2012) não existe essa referência na parte dos Oficiais <http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudos/avisos/avisoAberturaRCCFO.pdf>. Já na parte do concurso referente a Praças sim, Construção e Manutenção de Infraestruturas (CMI), mas isso no fundo é pessoal equiparado a operário ou a técnico intermédio da construção civil.

Portanto, na minha opinião Engenharia Civil não tem grandes perspectivas na FAP! De qualquer maneira deverá sempre procurar segunda opinião, nomeadamente recorrendo ao Centro de Recrutamento da Força Aérea.

*

GNLele

• 18
  • +0/-0
« Responder #1413 em: Julho 03, 2012, 01:49:41 am »
Pois, realmente tem toda a razão. Eu quando vi a lista de especialidades a concurso (CFO) ponderei candidatar-me a uma especialidade que não especificasse o tipo de licenciatura exigida (caso de Navegadores e TOOC e TOOCART) mesmo não estando directamente relacionadas com a minha área. Porém, quais são depois as minhas possibilidades de progredir para o QP? Calculo que sejam remotas infelizmente  :(

*

GNLele

• 18
  • +0/-0
« Responder #1414 em: Julho 03, 2012, 01:51:56 am »
Portanto, na minha opinião Engenharia Civil não tem grandes perspectivas na FAP! De qualquer maneira deverá sempre procurar segunda opinião, nomeadamente recorrendo ao Centro de Recrutamento da Força Aérea.[/quote]

Irei o fazer para ficar mais esclarecido  :)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1415 em: Julho 03, 2012, 06:53:48 pm »
Pode sempre seguir carreira numa especialidade em que não especifique a licenciatura, ou a engenharia, nesse caso estaria no mesmo patamar dos outros candidatos, mas em relação a fazer trabalho de "engenharia civil" na FAP esqueça, é tal como disseram, a FAP já possui engenheiros proprios para esse efeito, talvez posssa concorrer a TMI? Acho que ainda existe, No fundo são os oficiais dos sargentos e praças CMI e de civis (carpinteiros, canalizadores, etc) que tratam de reparações quotidianas nas bases.

O melhor mesmo é perguntar a quem sabe, lembrei-me agora de um oficial RC (não me lembro agora é da especialidade ao certo) mas na prática trabalhava como oficial de CMI, e tinha a licenciatura de arquitectura, por isso se tiver certos conhecimentos pode ser que sejam mais ou menos bem aproveitados pela Força Aérea.

*

GNLele

• 18
  • +0/-0
« Responder #1416 em: Julho 04, 2012, 09:48:31 pm »
Citação de: "Lightning"
Pode sempre seguir carreira numa especialidade em que não especifique a licenciatura, ou a engenharia, nesse caso estaria no mesmo patamar dos outros candidatos, mas em relação a fazer trabalho de "engenharia civil" na FAP esqueça, é tal como disseram, a FAP já possui engenheiros proprios para esse efeito, talvez posssa concorrer a TMI? Acho que ainda existe, No fundo são os oficiais dos sargentos e praças CMI e de civis (carpinteiros, canalizadores, etc) que tratam de reparações quotidianas nas bases.

O melhor mesmo é perguntar a quem sabe, lembrei-me agora de um oficial RC (não me lembro agora é da especialidade ao certo) mas na prática trabalhava como oficial de CMI, e tinha a licenciatura de arquitectura, por isso se tiver certos conhecimentos pode ser que sejam mais ou menos bem aproveitados pela Força Aérea.

Obrigado pelo esclarecimento. Pois era essa mais a minha ideia, mas se tal acontecer e entrar em RC para uma especialidade que não especifique a licenciatura, quais as possibilidades de ser aproveitado e ficar nos QP. É muito difícil isso acontecer ou nem por isso, actualmente??

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1417 em: Julho 04, 2012, 10:58:31 pm »
Citação de: "GNLele"
Obrigado pelo esclarecimento. Pois era essa mais a minha ideia, mas se tal acontecer e entrar em RC para uma especialidade que não especifique a licenciatura, quais as possibilidades de ser aproveitado e ficar nos QP. É muito difícil isso acontecer ou nem por isso, actualmente??

Não há isso da "possibilidade de ser aproveitado", tal como existe um concurso para oficiais RC aberto à população civil, com requisitos especificos, também existe um concurso para oficiais QP, aberto aos militares, com os seus requisitos especificos.

*

vasconunes

• 1
  • +0/-0
Ingresso na força aérea
« Responder #1418 em: Julho 09, 2012, 04:22:51 pm »
Boa tarde, gostaria que me esclarecessem à cerca de uma questão que me surgiu, o ponto é o seguinte: na 1ªfase deste ano a matemática não tive classificação positiva, e inscrevo-me para segunda fase, porém para o ingresso existe algum tipo de desvalorização relativamente a vagas?

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Ingresso na força aérea
« Responder #1419 em: Julho 09, 2012, 06:39:32 pm »
Citação de: "vasconunes"
Boa tarde, gostaria que me esclarecessem à cerca de uma questão que me surgiu, o ponto é o seguinte: na 1ªfase deste ano a matemática não tive classificação positiva, e inscrevo-me para segunda fase, porém para o ingresso existe algum tipo de desvalorização relativamente a vagas?

Existe sim. É só leres o edital de concurso à AFA para veres que os candidatos de 1ª Fase têm prioridade sobre os de 2ª Fase. Procura na secção de "Seriação e Preenchimento de Vagas."

*

typhonman

• Investigador
  • 5151
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1665 vez(es)
  • +8550/-4173
« Responder #1420 em: Julho 14, 2012, 12:44:48 am »
Pois, a FAP já possui o pessoal da AFA formado em Engenharia Civil.

O grande problema é que "são 30 cães a um osso", e engenharia civil, é de longe o curso menos requisitado para a FAP, se fosse eng electrónica ou electrocténica, seria muito mais fácil..

Além disso, as vagas para o RC/CFO são limitadas..

Abraços

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1421 em: Agosto 22, 2012, 09:34:32 am »
•Aviso n.º 11178/2012. D.R. n.º 162, Série II de 2012-08-22
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando da Instrução e Formação da Força Aérea - Academia da Força Aérea
Abertura do concurso para o curso de mestrado em Aeronáutica Militar - vagas

[PILAV apenas 12 vagas]

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/08/162000000/2945629456.pdf

•Aviso n.º 11179/2012. D.R. n.º 162, Série II de 2012-08-22
Ministério da Defesa Nacional - Força Aérea - Comando da Instrução e Formação da Força Aérea - Academia da Força Aérea
Abertura do concurso para o estágio técnico-militar do ensino politécnico - vagas

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/08/162000000/2945629457.pdf

*

Tânia F.

• 2
  • +0/-0
« Responder #1422 em: Agosto 24, 2012, 12:33:55 pm »
Agum dos forenses foi convocado para prestar provas dia 27,segunda-feira?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1423 em: Agosto 24, 2012, 04:45:39 pm »
Citação de: "Tânia F."

Não é forense, é forista  :wink: .

Penso que forense tem a ver com investigação criminal.

*

Tânia F.

• 2
  • +0/-0
« Responder #1424 em: Agosto 24, 2012, 07:19:14 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Tânia F."

Não é forense, é forista  ;)