Ingresso na Força Aérea

• 1871 Respostas
  • 642744 Visualizações
*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #480 em: Novembro 02, 2009, 08:15:25 pm »
Citação de: "Malina"
BLZ_xFAP

Compreendo-te e nem sequer és o primeiro que diz isso... mas se tiveste assim tanta medalha e tão bom rendimento, porque não te meteram nos QP (se te candidataste a isso claro)? Devias ter bastante mais louvores do que outros candidatos, julgo eu? Ainda por mais se precisam?

Há coisas que não compreendo.

Eu cá tenho dupla nacionalidade, portuguesa e francesa. Mas não sinto por França o mesmo sentimento que tenho por Portugal, acho que não iria ser a mesma coisa... mas que lá iria ter muitas mais regalias e condições que cá, não tenho dúvida nenhuma. Não só a nível de salário como por essa questão de poder renovar o contrato e manterem lá quem merece.
Já ponderei nisso, mas é o tal sentimento que digo... gosto muito de França mas não me sinto patriota por ela como me sinto por Portugal...

Como aposto que por razões óbvias ninguém pode ser militar num país e depois militar noutro país, tenho que escolher um deles.

Eu não concorri porque já sei que não valia a pena, como na minha especialidade(e estou limitado apenas à minha especialidade ou relacionado) só haviam 2 vagas, basta haver 2 mais antigos ou com factor C para me passarem à frente. De qualquer maneira a carreira de sargento na FAP não tem andado muito aliciante, para subires de 1º sargento para cima demora no mínimo 10 anos. França é muito à frente, quando tive em Madrid também estiveram lá Franceses e um dos rapazes era Português, mas estava com os Pais em França, ele disse-me que não tem nada a ver, e nem compares o material bélico que tem a França, uma FAMAS é sempre melhor que uma G3 de 69. Para além disso, os soldades Franceses fazem patrulhas nas ruas e têm autoridade, não é como cá em Portugal que a criminalidade anda a aumentar, e nem sabem por militares de infantaria desocupados a fazer patrulhas e conferir-lhes autoridade de suporte, aliás, os militares em Portugal vistos pelo povo, são escumalha, não te vão ter respeito nenhum, quando mais apenas podem ter respeito pela tua farda por ser igual à da PSP, pouca coisa muda.
Eu no teu lugar, e desculpem-me a expressão, CAGAVA no patriotismo, porque eu e muitos andaram a jurar bandeira e a livrar o país de ficar mal visto pela NATO, inclusive eu andei em colunas que tinham que andar com batedores da PSP a abrir caminho e adivinha só, fui apanhado por um radar fixo de Lisboa em 2007, saí da FAP em 2008 e recebi agora a multa para pagar, como se eu não estivesse a cumprir ordens, achas que valeu alguma coisa o meu patriotismo e dedicação pelo país?Para me multarem por uma coisa que fui obrigado a fazer???Por outro lado, alguns jogadores da selecção não são nativos, não se juraram perante uma bandeira, no entanto, são vistos como herois nacionais e o PR até os recebeu, eu nunca vi nenhum contingente regressar do Afeganistão(uma área extremamente perigosa nos dias de hoje) e ser recebido pelo PR, PM ou outro qualquer. Portanto, a escolha é tua, já sabes a minha história e porvavelmente irás passar semelhante ou pior, eu neste momento não pensava 2 vezes, se estivesse bem inserido em França e falasse fluentemente Francês, era logo, no teu lugar. Isto cá não mereçe a tua compaixão, acredita, porém, podes ter alguma sorte a nível de colocação, mas de salário e regalias, esqueçe lá isso.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #481 em: Novembro 02, 2009, 09:52:18 pm »
Citação de: "Malina"

Como aposto que por razões óbvias ninguém pode ser militar num país e depois militar noutro país, tenho que escolher um deles.

Não podem ser é ao mesmo tempo...o que mais existe é situações dessas...e nem é preciso chegar a situações tipo Legião Estrangeira.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #482 em: Novembro 02, 2009, 10:13:02 pm »
É realmente triste esta história toda. Mas também fico com pena que nem tenhas tentado candidatar-se aos QP. Nunca se sabe, até poderias ter tido sorte. E de certa forma pelo que dizes merecias.
Deixa-me triste a forma como falam das nossas Forças Armadas, e ainda mais triste fico quando ouço imensa gente do nosso povo que apenas chamam sanguessugas aos nossos militares e que não servem para nada...

Eu já andei pelo website da Força Aérea Francesa e realmente até pela atenção e informação que prestam, demonstram o seu interesse. Além disso nas Forças Armadas francesas têm uma especialidade especifíca para o que quero, que é a cinotécnica. Aqui se quero trabalhar com cães, tenho que ir para a PE, PA ou Paras e esperar que tenha sorte em conseguir ser. Em França não, podia candidatar-me logo a Maître Chien (tratadores de cães : http://www.recrutement.air.defense.gouv ... ub=trouver ) na classe de Sargentos e ainda ganhava quase o mesmo logo no primeiro ano do que se fosse Oficial cá...

Eu falo e leio bem francês, falta-me só um pouco de prática na escrita, cá em casa a minha mãe só fala francês comigo e costumo ler muitos livros em francês...
Só não vou ainda por causa do meu moço (sim, sou rapariga). Mas ele diz que era capaz de ir para França comigo, apesar de não falar uma palavra de francês nem perceber grande coisa de inglês, mas no fundo a minha mãe quando veio para cá também não falava uma palavra de português...

Enfim isto é tudo muita coisa que ando a pensar... logo tomo uma decisão a seu tempo. Mas as conversas que ouço de militares ou ex-militares não são muito motivadoras, apesar de já ter metido a minha candidatura.
Alguém me sabe dizer se decidir depois não me apresentar ás provas, não há qualquer problema não é?

*

Air Man

• 16
  • +0/-0
« Responder #483 em: Novembro 02, 2009, 11:25:52 pm »
Se, depois de te inscreveres, decidires não prestar provas, não te acontece nada. Mas é melhor dizeres que não vais, para chamarem outra pessoa no teu lugar...

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #484 em: Novembro 03, 2009, 10:14:35 pm »
Pois, claro... parece-me óbvio

*

Air Man

• 16
  • +0/-0
« Responder #485 em: Novembro 03, 2009, 11:12:00 pm »
Citação de: "BLZ_xFAP"
eu nunca vi nenhum contingente regressar do Afeganistão(uma área extremamente perigosa nos dias de hoje) e ser recebido pelo PR, PM ou outro qualquer.

Nem de propósito...
http://www.presidencia.pt/comandantesup ... &idi=32589

*

Air Man

• 16
  • +0/-0
« Responder #486 em: Novembro 03, 2009, 11:35:22 pm »
os militares em Portugal vistos pelo povo, são escumalha, não te vão ter respeito nenhum,

Olhe que não... olhe que não...
http://fa.cies.iscte.pt/index.jsp?page=news&id=17

*

surikato

• 1
  • +0/-0
« Responder #487 em: Novembro 04, 2009, 12:51:00 am »
Boas companheiros, preciso muito que me esclareçam sobre uma duvida. Tentei entrar este ano para a academia da força aerea, mas nao consegui e para o ano so ja posso concorrer como militar, mas como ja tou no 2º ano de engenharia, tou a pensar em acabar o curso primeiro ca fora e depois fazer o curso de formaçao de oficiais no exercito e depois concorrer novamente para academia da força aerea para piloto pois segundo as regras posso concorrer ate aos 26 como militar. É possivel entrar assim para a academia da força aerea? iria entrar como aspirante a oficial contratado ou alferes contratado.

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
« Responder #488 em: Novembro 04, 2009, 12:40:43 pm »
olá pessoal,
alguém já foi chamado para a incorporação de novembro?? estou a ficar impaciente por não ter noticias nenhumas....
alguém sabe se já começaram a chamar as pessoas???

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
« Responder #489 em: Novembro 04, 2009, 02:50:56 pm »
Citação de: "Air Man"
eu nunca vi nenhum contingente regressar do Afeganistão(uma área extremamente perigosa nos dias de hoje) e ser recebido pelo PR, PM ou outro qualquer.

Nem de propósito...
http://www.presidencia.pt/comandantesup ... &idi=32589

LOL, parece que alguém me ouviu...

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
« Responder #490 em: Novembro 04, 2009, 02:59:41 pm »
Citação de: "Air Man"
os militares em Portugal vistos pelo povo, são escumalha, não te vão ter respeito nenhum,

Olhe que não... olhe que não...
http://fa.cies.iscte.pt/index.jsp?page=news&id=17

Sim Sim, o problema é que o que está no papel nem sempre se aplica na prática,anda lá fardado aqui nas ruas lusitanas e depois diz-me que respeito te têm e depois vai a França e manda um dos militares à m**** para veres o que ele te faz, e vai tb a sites de notícias como o publico.pt ou correio da manha e quando aparece alguma boa noticia sobre defesa nacional, é só comentários "motivadores". Opah, o povo quer é futebol, desde que haja futebol e saúde tá tudo bem, pode morrer um contingente inteiro portugues no Afeganistão, mas se Portugal não vai ao mundial, aposto que é notícia nos 1ºs 30 minutos de cada telejornal e depois ainda andam a fazer aí entrevistas pela rua e o pessoal todo triste, quase a chorar... Por favor, não distorcam a realidade.

*

BLZ_xFAP

• 55
  • +0/-0
« Responder #491 em: Novembro 04, 2009, 03:06:47 pm »
Citação de: "surikato"
Boas companheiros, preciso muito que me esclareçam sobre uma duvida. Tentei entrar este ano para a academia da força aerea, mas nao consegui e para o ano so ja posso concorrer como militar, mas como ja tou no 2º ano de engenharia, tou a pensar em acabar o curso primeiro ca fora e depois fazer o curso de formaçao de oficiais no exercito e depois concorrer novamente para academia da força aerea para piloto pois segundo as regras posso concorrer ate aos 26 como militar. É possivel entrar assim para a academia da força aerea? iria entrar como aspirante a oficial contratado ou alferes contratado.

Sempre podes concorrer para qualquer um dos RC's da FAP e depois concorreres internamente o mais depressa possível porque assim, se por acaso chumbares tens mais 2 ou 3 anos para tentares. Eu acho que entras sempre como cadete(não tenho a certeza), no entanto, o vencimento nunca pode ser inferior ao que estavas a auferir no teu posto anterior.

*

elisa2

• 16
  • +0/-0
« Responder #492 em: Novembro 04, 2009, 06:10:55 pm »
Citação de: "bdragon"
olá pessoal,
alguém já foi chamado para a incorporação de novembro?? estou a ficar impaciente por não ter noticias nenhumas....
alguém sabe se já começaram a chamar as pessoas???

So deveras os resultados so la para dia 13 por telefonema se entrares, e se nao entrares, recebes a carta mais tarde..eles estao um pouco atrasados nisso! :)

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #493 em: Novembro 04, 2009, 06:28:30 pm »
Citação de: "surikato"

Já que eu também vim a ponderar entrar para a Academia da FA depois de ser militar, informei-me um pouco sobre isso.
Podes concorrer como militar até aos 26 anos, concorres internamente, entregas a papelada e esperas para ver se consegues entrar ou não... é quase o mesmo que para o resto da malta civil, tirando algumas papeladas e não tens que passar pela PAM.
Quanto ao curso de formação de oficiais, já sabes que as vagas são relativamente poucas e não abrem a toda a altura. Mas se a tua intenção é ires depois para a Academia, faz como eu estava a pensar fazer, caso não consigas entrar como Oficial, entras como Praça e concorres para a Academia na mesma.

Quanto a como entras na FA depois do curso de formação de oficiais, és primeiro Soldado Cadete até ao Juramento da Bandeira, depois passas a Aspirante a Oficial (gradudado) durante o resto da tua instrução e durante um ano (porque depende dos cursos, mas tens de ficar pelo menos durante um ano como Aspirante, pelo que percebi). Após esse período passas para Alferes durante 3 anos, para de seguida passares a Tenente até ao fim do contrato.
Podes ver isso aqui: http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... iciais.jpg

*

lupe999

• 17
  • +0/-0
« Responder #494 em: Novembro 09, 2009, 06:26:22 pm »
Alguém daqui está para entrar, na próxima recruta em Novembro?