Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 657965 Visualizações
*

Orus Night

• Membro
  • *
  • 14
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #435 em: Setembro 22, 2009, 11:28:39 am »
Viva
Pessoal eu tenho uma doença/problema de pele chamado Dermatografismo.
Gostava de saber se isso me impede de entrar na AFA para o curso de PILAV.
desde ja obrigado
abraço

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
« Responder #436 em: Setembro 24, 2009, 06:28:02 pm »
Ensino Superior na Força Aérea

Foi publicada a 24 de Setembro em Diário da República, a portaria nº1099/2009 que visa aplicar aos estabelecimentos de ensino superior público universitário e politécnico militares, o novo regime jurídico dos graus de diplomas do ensino superior, para o ano lectivo de 2009-2010.

Esta portaria reconfirma a Academia da Força Aérea como estabelecimento de ensino público universitário militar, com o objectivo de formar oficiais para os seus quadros permanentes, habilitando-os para as funções que lhes são conferidas, nomeadamente de comando, direcção e chefia, conferindo os graus académicos de licenciado e de mestre.

As áreas de formação que conferem o grau de mestre do ensino superior público universitário militar são as seguintes: a) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade Piloto Aviador; b) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia de Aeródromos; c) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia Aeronáutica; d) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Engenharia Electrotécnica, nos ramos de: 1) Aviónica; 2) Sistemas Electrónicos e Computadores; 3) Telecomunicações e Electrónica; 4) Energia e Sistemas. e) Ciências Militares Aeronáuticas, na especialidade de Administração Aeronáutica.

As áreas de formação que conferem o grau de licenciado do ensino superior público universitário militar são as seguintes: a) Ciências Militares Aeronáuticas – Pilotagem Aeronática; b) Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia Aeronáutica; c) Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia de Aeródromos; d) Ciências Militares Aeronáuticas – Administração Aeronáutica; e) Ciências Militares Aeronáuticas – Engenharia Electrotécnica.

As áreas de formação que conferem o grau de licenciado do ensino superior público politécnico militar são as seguintes: a) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Navegador; b) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Circulação Aérea e Radar de Tráfego; c) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Detecção e Conduta de Intercepção; d) Operações de Comunicações e Criptografia; e) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Operações de Meteorologia; f) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Electrotécnico; g) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Aéreo; h) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Armamento e Equipamento; i) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Manutenção de Material Terrestre; j) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Informática; k) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Pessoal e Apoio Administrativo; l) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Abastecimento; m) Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade de Policia Aérea.

EMFA

*

Eagle_one

• 20
  • +0/-0
« Responder #437 em: Setembro 26, 2009, 09:47:25 pm »
Boa noite, ouvi dizer que a especialidade de SAS é uma óptima especialidade para entrar nos quadros, ou seja, CFS/QP, que é umas das especialidades que abre mais vagas, só tem um senão, é que "subimos" mais devagar na carreira. Alguém que seja da FAP, pode-me confirmar se é verdade ou não? Cumprimentos

*

nez-pipa

• 2
  • +0/-0
« Responder #438 em: Setembro 26, 2009, 11:37:07 pm »
Boas.
Alguém me pode explicar como se pode concorrer a sargento da força aerea?
Os praças em RC podem concorrer e posteriormente passar aos QP?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1099
« Responder #439 em: Setembro 27, 2009, 10:44:12 am »
Citação de: "Eagle_one"
Boa noite, ouvi dizer que a especialidade de SAS é uma óptima especialidade para entrar nos quadros, ou seja, CFS/QP, que é umas das especialidades que abre mais vagas, só tem um senão, é que "subimos" mais devagar na carreira. Alguém que seja da FAP, pode-me confirmar se é verdade ou não? Cumprimentos

Eu não acho que seja uma "optima" especialidade, para entrar para os quadros. mas é verdade que abre relativamente muitas vagas para o CFS/QP, mas a proporção de praças que concorrem para o numero de vagas é grande. Pessoalmente penso que existam outras especialidades com melhor "racio" praças colocados/vagas para o CFS, e que são mais "motivadoras" para as pessoas (exércicios, missões, trabalhar com equipamentos tecnologicamente avançados, etc) do que andar a tratar dos "papeis". Por esses motivos prefiro as especialidades da área de Operações, e área de Manutenção, mas se quer trabalhar num gabinete (muito provavelmente no Estado-Maior) das 9 às 5, então escolheu bem.

Isso de subir devagar ou depressa na carreira só depende de si, pois as promoções a Sargento-Ajudante e a postos superiores da categoria de Sargentos já não dependem só da antiguidade, mas também das avaliações, louvores, punições, etc que o militar tenha, isto é, se você for um mau militar e tenha punições, é provavel que a certa altura na sua carreira comece a "marcar passo" no posto e outros militares mais novos mas com melhores prestações sejam promovidos no seu lugar.

*

RicP

• 357
  • +0/-0
« Responder #440 em: Setembro 28, 2009, 12:07:14 am »
Citação de: "nez-pipa"
Boas.

E já agora,qual a idade máxima?

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1099
« Responder #441 em: Setembro 28, 2009, 12:27:25 pm »
Citação de: "nez-pipa"
Boas.

Tem que ser praça da Força Aérea.

Sim.

*

RicP

• 357
  • +0/-0
« Responder #442 em: Setembro 28, 2009, 11:28:39 pm »
Boas,
Alguém sabe qual a idade máxima para entrar para o curso de sargentos da FA?
obrigado

*

bdragon

• 30
  • +0/-0
« Responder #443 em: Setembro 30, 2009, 10:59:13 am »
Bom dia a todos,
Irei brevemente prestar provas para CFO/RC. No entanto, a miha maior dificuldade nas provas físicas é na corrida de 80 metros... "gasto" mais 2 segundos do que o maximo... alguem me pode dar algumas dicas para melhorar a minha marca?? Ficava muito agradecido....

Obrigado

*

ricardo21

• 6
  • +0/-0
« Responder #444 em: Outubro 03, 2009, 05:08:47 pm »
Boas, gostava de saber se alguns dos participantes tbm vai prestar provas apartir do dia 12...?!
 :?

*

c4rNaGe

• 10
  • +0/-0
« Responder #445 em: Outubro 03, 2009, 07:11:34 pm »
antes demais boas tardes.

inscrevi-me no forum pois muito em breve irei ingressar na FAP e como tal quero estar por dentro das temáticas.

gostaria de cololcar uma questão pois tenho um amigo que é PA e me disse que ouviu dizer que as datas das incorporações iriam ser adiadas, alguem me pode confirmar isso?

de facto no site do recrutamento a data proxima incorporação seria a 26 de Outubro mas actualmente diz 16 de Novembro.

obrigado desde já  :wink:

*

lupe999

• 17
  • +0/-0
« Responder #446 em: Outubro 04, 2009, 10:50:58 pm »
a proxima é mesmo dia 16 de novembro, e eu vou lá estar...

já agora aproveito a oportunidade para pedir umas dicas e concelhos ao pessoal que já fez a recruta??

*

ricardo21

• 6
  • +0/-0
Prestação de provas...
« Responder #447 em: Outubro 04, 2009, 11:52:42 pm »
Boas, na proxima segunda feira vou prestar provas e queria faxere algumas perguntas ao pessoal k ja participou nesta fase...

1ª Queria saber se os testes sao mt rigidos, nomeadamente os psicotecnicos e o de ingles...

2ª Quando ficamos a saber se entramos....

3ª Tbm gostava de saber se alguem vai no mesmo dia k eu...para possivelmente trocarmos opinioes acerca deste tema...

Fiquem bm.. :)

*

c4rNaGe

• 10
  • +0/-0
« Responder #448 em: Outubro 05, 2009, 02:18:50 am »
Citação de: "lupe999"
a proxima é mesmo dia 16 de novembro, e eu vou lá estar...

já agora aproveito a oportunidade para pedir umas dicas e concelhos ao pessoal que já fez a recruta??

obrigado pela informação  :wink:

ja agora vais entrar em que mesmo?

*

c4rNaGe

• 10
  • +0/-0
Re: Prestação de provas...
« Responder #449 em: Outubro 05, 2009, 02:32:00 am »
Citação de: "ricardo21"
Boas, na proxima segunda feira vou prestar provas e queria faxere algumas perguntas ao pessoal k ja participou nesta fase...

1ª Queria saber se os testes sao mt rigidos, nomeadamente os psicotecnicos e o de ingles...

2ª Quando ficamos a saber se entramos....

3ª Tbm gostava de saber se alguem vai no mesmo dia k eu...para possivelmente trocarmos opinioes acerca deste tema...

Fiquem bm.. :wink:  espero que tragas boas noticias, e aprecia a estadia, vais passar muitas horas sentados  :mrgreen: