Boa noite a todos, desde já quero dizer que este forum é extremamente necessário para o pessoal tirar as duvidas.
Chamo-me Fábio, da Maia (Porto) e tenho 23 anos, sempre me interessei pela vida militar e seus afins, infelizmente a vida só agora é que me deu uma chance de me candidatar a praça em regime de contrato, por isso vou começar a expor as minhas duvidas para serem respondidas xD
Testes Físicos: Eu gostava de saber uma forma "eficaz" de se treinar para os exames físicos, especialmente a corrida de 2k em 12m, pois ando no ginásio e faço 2km em 10/11m e acho que isso para mim tanto como para o teste não me chega, por isso gostava de receber umas dicas para melhorar o tempo/rendimento. Do resto das provas acho que estou apto mas continuo com o treino das mesmas.
Testes Médicos: Eu a meio ano num jogo de futebol de escola magoei-me no pé direito e no inicio parecia uma entorse, mas passado uns tempo uma vez no ginásio fiz uma corrida/caminhada de 1h com alguns picos de intensidade, e no mesmo dia o meu pé começou a doer durante 1/2 dias, não é uma dor muito intensa mas as vezes perturba, a uns tempos mais recente voltou a acontecer o mesmo, gostava de saber se isso pode comprometer a minha candidatura nos exames médicos? Pois estou a espera de consulta no centro de saúde mas essa só acontece no final deste mês. Outra pergunta é se há algum factor que elimine o ingressado caso este tenha sido portador de doenças sexualmente transmitidas (Uretrite, tratada através de medicamento ou vacina normal).
Testes Psicotécnicos: Queria apenas mais alguma informação para alem do que encontrei, se é algo parecido com o questionário que nos fazem no momento que nos vamos candidatar.
Dia de provas: Eu soube que este mês houve provas mas quando me fui candidatar já não fui a tempo, alguém sabe dizer +/- quando são as próximas?Pelo que li são em Novembro, mas a rapariga que me atende no centro de recrutamento não me soube responder. Durante os dias de provas somos obrigados a ficar no quartel ou vamos a casa?
Outras: Depois de passarmos os exames todos o que acontece? Para onde somos destacados para a fazer a recruta (quando formos chamados), vamos para o sitio mais perto da localidade ou para qualquer lado? Em relação as 3 opções que escolhemos no papel da candidatura (Infantaria, Policia do Exercito e Transmissões, foram as minhas escolhas), somos seleccionados para uma delas ou também podemos ir para outras conforme o exercito escolher e achar que estamos mais aptos?A rapariga que me atendeu disse-me que no fim de 6 anos vimos para a rua, isso acontece 100% de certeza ou podemos ingressar nos quadros permanentes?ou durante o nosso percurso militar desses 6 anos podemos tirar uma especialidade ou candidatar para a escola de oficiais? Também durante esse período podemos continuar os estudos (ensino superior)? Como se sobe de escalão, por exemplo de praça soldado para 2º cabo? Ela também disse que durante as 5h da tarde e as 22h da noite nos somos "livres" de gastar o nosso tempo como quisermos, dentro ou fora do quartel, isso e verdade, ou tem outras agravantes pelo meio?
Desculpem as perguntas, mas a rapariga que me atendeu no centro de recruta não foi a mais prestável, pois parecia estar a fazer o serviço obrigada, sempre com cara de "choca" e com respostas que não eram muito concretas.
Agradeço que me repondam para tirar algumas duvidas e obrigado, abraço