Foi-lhe tudo explicado... e está na carta...
"Perfil inadequado ao exercício da função" - quer dizer que acharam que não tem perfil para entrar para o Exército, simples... como você disse, reprovou. Os seus resultados não foram bons. Não é preciso ser-se deficiente mental, nem gago (diz lá incluí gaguez, e não, apenas gaguez). Os testes foram feitos por você, ninguém mais, bem como a entrevista... Como lhe explicaram, vagas reduzidas, muita gente a concorrer, lista de espera enorme, então não aceitam candidatos que acham que não tenham perfil...
O que prova que o físico não é tudo.
Quanto a concorrer de novo, normalmente pode-se depois de X tempo (90 dias?). É ir ao centro de recrutamento e perguntar. Mas fica já sabendo que eles têm a indicação que já reprovou e porquê. Se você tentar reinventar um novo perfil ou tentar mostrar alguém que não é, eles vão topar.
zaza1
Eu tenho alergias a ácaros, tomo antistaminico de tempos a tempos (sobretudo início da primavera e do outono) e nunca me causou problemas, mesmo quando prestei provas para o Exército. Se for só género rinite alérgica, não haverá problema. De qualquer forma eles perguntam-te sempre que medicamentos andas a tomar ou tomaste na última semana antes de fazer as análises.