Duração mais longa o quê? Contrato ou formação?
A formação é ela por ela, a duração acho que é de duração semelhante nos dois cursos. Em termos de contrato é igual para toda a gente, 1 ano de RV (se optar) e 6 de RC no máximo. Se quiser entrar para os QP tem que concorrer à ESE ou à AM e a probabilidade de entrar para lá como Comando ou OE é igual, só depende de si, não da especialidade, até porque concorrerá para Infantaria (Arma) e não para especialidade.
Contrato
O meu primeiro objectivo (há uns meses atrás) era concluir o 12º ano, ingressar no Exército e durante um ano ficar na qualidade de Praça. Após esse ano de serviço concorreria para a E.S. devido ao Q.P. , pois estou à procura de servir no Exército até ao máximo que me aguentar.
Mas entretanto informei-me sobre os Comandos e Operações Especiais, e interessei-me bastante até porque tenho mais facilidade para depois realizar missões no estrangeiro (o que me ajudaria financeiramente) mas se ao entrar nestas T.E. não tenho acesso ao QP, então não valerá a pena, a não ser que consiga entrar nos QP de outras maneiras(sou muito ignorante no que toca a estes assuntos)?
Resumidamente o meu objectivo é manter-me no Exército o máximo que puder, e pelo que percebo, concorrer à E.S. é a melhor escolha..
Para praça podes concorrer directamente a qualquer Tropa Especial não precisas de esperar um ano, para concorrer à ESE (curso de sargentos do quadro permanente) não interessa a especialidade que se tenha, interessa sim é as capacidades individuais de cada elemento, isto é, uma pessoa ser OE, Comando ou Para, não vai ter nenhuma prioridade sobre uma pessoa de qualquer outra especialidade, estão todos ao mesmo nivel, há diversos testes a serem feitos e os melhores entram, o melhor até pode ser cozinheiro, a especialidade como praça não interessa, é simplesmente assim.
Mas não te preocupes já em concorrer à ESE, podes ter essa meta a médio prazo mas agora preocupa-te sim em completares o curso de praças que pretendes, depois pensas no resto, um objectivo de cada vez.