Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1336431 Visualizações
Re: Ingresso no Exército
« Responder #3390 em: Fevereiro 07, 2011, 05:15:58 pm »
Eu sei que a licenciatura que estou a tirar não tem qualquer aplicação militar. Mas o facto de vir a ser licenciada não traz já algumas vantagens em relação aos postos, neste caso no exército? Peço desculpa se estou em erro.
Quanto às provas a realizar, aquando da minha fase de pesquisa em relação à academia militar, verifiquei que um dos pontos dizia que, passo a citar: 'Realizar o exame nacional de acesso ao ensino superior de 2010, da(s) disciplina(s) específica(s) estabelecida(s) para cada curso ou as equivalentes dos anos de 2008 ou 2009, segundo a deliberação Nº 03 / 2010, da CNAES.' Logo, como dei entrada no ensino superior em 2008 com as específicas de matemática, biologia & geologia e português, mandei inclusive um email para a academia militar a perguntar se as poderia utilizar, tendo em conta a informação que tinha retido de um pontos das condições de admissão presente no site oficial da academia. E se entrasse na academia não poderia tirar outra licenciatura?  :)  ou é impossível?

Informo também que tenho 20 anos e que completo 21 em Dezembro, sendo que espero que esteja licenciada em Setembro.
Cordialmente,

Joana Salgueiro

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8079
  • Recebeu: 1386 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5290/-243
« Responder #3391 em: Fevereiro 07, 2011, 05:26:10 pm »
Citação de: "JoanaSalgueiro"
Eu sei que a licenciatura que estou a tirar não tem qualquer aplicação militar. Mas o facto de vir a ser licenciada não traz já algumas vantagens em relação aos postos, neste caso no exército? Peço desculpa se estou em erro.
Quanto às provas a realizar, aquando da minha fase de pesquisa em relação à academia militar, verifiquei que um dos pontos dizia que, passo a citar: 'Realizar o exame nacional de acesso ao ensino superior de 2010, da(s) disciplina(s) específica(s) estabelecida(s) para cada curso ou as equivalentes dos anos de 2008 ou 2009, segundo a deliberação Nº 03 / 2010, da CNAES.' Logo, como dei entrada no ensino superior em 2008 com as específicas de matemática, biologia & geologia e português, mandei inclusive um email para a academia militar a perguntar se as poderia utilizar, tendo em conta a informação que tinha retido de um pontos das condições de admissão presente no site oficial da academia. E se entrasse na academia não poderia tirar outra licenciatura?  :)  ou é impossível?

Informo também que tenho 20 anos e que completo 21 em Dezembro, sendo que espero que esteja licenciada em Setembro.

Vejo que está bem informada. De qualquer maneira deve compreender que já não é a primeira, nem a segunda vez que temos candidatos com 25, 26 ou mesmo com quase 30 anos e/ou em que estão convencidos que podem entrar nas Academias com qualquer exame nacional, ou que "Matemática para as Ciências Sociais" é igual a Matemática, etc.

Em relação à Licenciatura, permite, de facto, a entrada na categoria de Oficiais do RC, mas não o acesso aos Quadros Permanentes.

« Responder #3392 em: Fevereiro 07, 2011, 05:37:24 pm »
Então informo que a Matemática que utilizei como específica foi a Matemática A.
Cordialmente,

Joana Salgueiro

*

FPS

• 4
  • +0/-0
« Responder #3393 em: Fevereiro 07, 2011, 05:58:09 pm »
boas.

hj fui-me inscrever para OE's e pedi os testes para Maio.

quem me informou, disse-me que normalmente as tropas especiais não sofrem atrasos a nível de incorporação.
gostaria de saber se é assim que funciona.

*se virem algum post meu incorrecto peço desculpa.
Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3394 em: Fevereiro 07, 2011, 07:03:28 pm »
JoanaSalgueiro

Se vai completar 21 anos este ano, então a Academia Militar é para esquecer se não entrar este ano. Tem que ter realizado os exames nacionais, que têm agora validade de dois anos, ou seja, se se candidatar em 2011 tem que ter o exame específico feito no máximo em 2009.
A idade limite para a AM são 21 anos, não podendo completar 22 anos no ano em que se candidata. Ou seja, em 2012 já irá completar 22 anos, pelo que não se pode candidatar.

Ou seja, AM ou se candidata este ano (atenção que as candidaturas são efectuadas agora nos próximos meses, ter em atenção o calendário, costumam abrir lá para Março ou Abril, não sei bem), ou então já não poderá concorrer.

Isto se a sua intenção é ser Oficial QP.

FPS

Não costuma atrasar, o problema este ano é que para cada vaga há 100 candidatos (maneira de dizer, não será literal), há imensos cortes e só para ter uma ideia a lista de espera abrange pessoas que estão "prontas a incorporar" desde Novembro. Claro que depende também da especialidade, mas OE não tem muitas vagas e tem poucas incorporações por ano, e tudo é feito conforme antiguidade de candidatura.

Ou seja, se fizer provas em Maio, terá à sua frente pessoas que tenham escolhido OE e tenham antiguidade de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Aconteceu um pouco uma polémica em relação aos Comandos por causa disso, abriram este ano poucas vagas (cerca de metade em relação ao ano passado, pelo que dizem) e muita gente ficou de fora e na lista de espera.

É uma questão de sorte. Mas convém ter noção desta situação, que este ano está um caos.

*

FPS

• 4
  • +0/-0
« Responder #3395 em: Fevereiro 07, 2011, 07:19:56 pm »
obrigado Malina.

Eu fui hoje entregar os papeis. Na 1ª opção coloquei OE, na 2ª transmissões(comunicações) e na 3ª PQ.
estou com 22 anos (29-05-1988) e a minha ideia é entrar, fazer o curso no tempo devido de formação e de seguida ingressar na ESE (ultimo ano que posso ingressar) pois já não posso ir para a AM.
Sei que há muitos cortes e estou ciente disso mas também se uma pessoa não tentar nunca saberá, além disso estou confiante e tenho treinado todos os dias para fazer tudo como deve ser a nível físico, no resto dos testes dependo somente da minha capacidade mental e de avaliação médica, vou ver no que dá  :)

*

Márcio Lopes

• 36
  • +0/-0
« Responder #3396 em: Fevereiro 07, 2011, 10:10:36 pm »
Conforme já tinha dito antes vou fazer as provas esta semana dia 10 quinta feira na ajuda.

Tenho 23 anos se passar as provas todas não sei quando poderei entrar para fazer a recruta.
Mesmo que faça a recruta são 3 meses depois tenho de estar 1 ano no exercito para poder concorrer para Sargento.

A questão é a seguinte tenho 23 anos agora em julho terei 24 até julho não terei a recruta feita ou mesmo que esteja feita foi concluida a pouco tempo. Depois terei de estar 1 ano em serviço de praça numa especialidade e poderei concorrer para sargento caso aja concurso aberto isto só poderei realizar em 2011 em 2011 já tenho 24 anos mas tudo depende da recruta da agora estou-me a fazer entender?

É que para sargento só se pode com 25 anos feitos até ao final desse anos com concurso aberto. E os concursos de sargento normalmente  são em Janeiro e ao Junho Julho não irá dar tempo.

Estou certo ou errado?

não se devo a mesma ir as provas ou então dar o meu lugar a outro.

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3397 em: Fevereiro 08, 2011, 12:54:16 am »
FPS

Olha eu deixei o meu estágio profissional a ganhar bem para arriscar tentar entrar no CFS. Fiquei fora de vaga. Estou arrependida? Não. Foi uma opção minha, quis tentar, fiz o que estava ao meu alcance, valeu a pena para provar que conseguia chegar àqueles resultados e ser dada como apta, mas sobretudo valeu a pena porque finalmente estava a fazer algo que eu queria mesmo. Agora estou a aguardar para Praça, logo tento um outro CFS noutra altura.
Se achas que não faz mal deixares de parte o que tens agora, força. Mas sê ponderado. Pensa bem no teu futuro.
E olha, mesmo que não entres como OE, por falta de vaga, pede para entrar noutra especialidade, assim vais-te ambientando e num próximo curso de OE, ficas na lista de espera, há malta que faz isso, porque são poucas incorporações por ano.

Márcio Lopes

Normalmente, e pelo regime de incentivos, a tua idade congela pelo teu tempo de serviço efectivo, até um máximo de dois anos, para efeitos de entrada na ESE. Normalmente.... não sei se este ano irão continuar a aplicar esse incentivo, pela lei sim, mas já se sabe que as coisas têm tendência a mudar.
O concurso a Sargento para a ESE não sei quando é... tinha a ideia que começavam em Setembro. Ou seja, teres que ter 1 ano de serviço até começar o curso. Se estiver enganada, corrijam-me.

*

FPS

• 4
  • +0/-0
« Responder #3398 em: Fevereiro 08, 2011, 02:35:22 am »
Malina desde já obrigado mais uma vez.

Quanto isso da ESE que estavas a falar  por acaso informei-me no GAP.
Os concursos abrem em Abril (+o-) mas as aulas só começam em Outubro como as aulas no ensino normal.
Até essa altura é que tens que tero ano de serviço feito :)

*

Márcio Lopes

• 36
  • +0/-0
« Responder #3399 em: Fevereiro 08, 2011, 11:00:38 am »
Vou tentar a mesma, provar a mim mesmo que consigo, e provar a outras pessoas da minha vida que dizem que não sou capaz e tal etc etc. Dizem isto porque chumbei nas provas psicotecnicas da psp.

Obrigado a todos.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23482
  • Recebeu: 4334 vez(es)
  • Enviou: 3059 vez(es)
  • +3334/-4597
« Responder #3400 em: Fevereiro 08, 2011, 12:19:18 pm »
Uma coisa é a PSP outra coisa é o Exército.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

jpxb

• 4
  • +0/-0
« Responder #3401 em: Fevereiro 08, 2011, 10:04:17 pm »
Malina,

Disse que no CFS ficou fora de vaga. Pode me explicar o que isso significa? e a razão pela qual não ter tido vaga?

obrigado

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3402 em: Fevereiro 08, 2011, 10:25:44 pm »
Então... haviam inicialmente 200 vagas, depois cortaram para 119 vagas.
Fui dada como apta mas fiquei fora das vagas.
Os candidatos são classificados consoante as notas que obtêm nas provas de admissão.

*

jpxb

• 4
  • +0/-0
« Responder #3403 em: Fevereiro 08, 2011, 10:57:20 pm »
Entendido.
Então valerá a pena esforçar e fazer o máximo que conseguirmos nas provas físicas  ou o mínimo chega?

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #3404 em: Fevereiro 09, 2011, 01:18:18 am »
As provas físicas não têm nota.
Tem é que se esforçar nos psicotécnicos, nos psicomotores, na entrevista individual e na dinâmica de grupos, que dão nota.
Os testes médicos também têm nota, suponho que quanto mais "perfeito" é o corpo, maior a aptidão, maior a nota.
A mim, acho que o que me lixou foi a parte matemática dos psicotécnicos e a dinâmica de grupos. Na primeira parte porque sou um pouco má a matemática (se bem que acho que o resto dos psicotécnicos correram muito bem, mas não apanhei logo a lógica dos exercícios de matemática a tempo, e com o tempo limite... puf!) e na dinâmica de grupos quando apresentei a minha proposta acho que "engonhei" um bocado por causa do nervosismo.
Enfim são coisas que talvez numa segunda vez me vá correr melhor!