JoanaSalgueiro
Se vai completar 21 anos este ano, então a Academia Militar é para esquecer se não entrar este ano. Tem que ter realizado os exames nacionais, que têm agora validade de dois anos, ou seja, se se candidatar em 2011 tem que ter o exame específico feito no máximo em 2009.
A idade limite para a AM são 21 anos, não podendo completar 22 anos no ano em que se candidata. Ou seja, em 2012 já irá completar 22 anos, pelo que não se pode candidatar.
Ou seja, AM ou se candidata este ano (atenção que as candidaturas são efectuadas agora nos próximos meses, ter em atenção o calendário, costumam abrir lá para Março ou Abril, não sei bem), ou então já não poderá concorrer.
Isto se a sua intenção é ser Oficial QP.
FPS
Não costuma atrasar, o problema este ano é que para cada vaga há 100 candidatos (maneira de dizer, não será literal), há imensos cortes e só para ter uma ideia a lista de espera abrange pessoas que estão "prontas a incorporar" desde Novembro. Claro que depende também da especialidade, mas OE não tem muitas vagas e tem poucas incorporações por ano, e tudo é feito conforme antiguidade de candidatura.
Ou seja, se fizer provas em Maio, terá à sua frente pessoas que tenham escolhido OE e tenham antiguidade de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril. Aconteceu um pouco uma polémica em relação aos Comandos por causa disso, abriram este ano poucas vagas (cerca de metade em relação ao ano passado, pelo que dizem) e muita gente ficou de fora e na lista de espera.
É uma questão de sorte. Mas convém ter noção desta situação, que este ano está um caos.