Separatismos em Espanha

• 2282 Respostas
  • 529789 Visualizações
*

JuanL

• Membro
  • *
  • 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #870 em: Março 08, 2008, 08:38:25 pm »
Citação de: "comanche"
Hipócrita? Um espanhol que vive em Portugal á 20 anos e não fala a língua oficial de Portugal?

Usted mismo lo ha dicho un ESPAÑOL, por tanto puede utilizar su propia lengua si le de la gana que para algo la tiene :twisted:

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #871 em: Março 08, 2008, 08:40:53 pm »
Citação de: "JuanL"
Hipócrita? Um espanhol que vive em Portugal á 20 anos e não fala a língua oficial de Portugal?

Usted mismo lo ha dicho un ESPAÑOL, por tanto puede utilizar su propia lengua si le de la gana que para algo la tiene c34x

Até ao dia em que apanhe um português, que não queira ser bem educado, e o mande para a m.....

*

JuanL

• Membro
  • *
  • 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #872 em: Março 08, 2008, 08:42:51 pm »

Usted mismo lo ha dicho un ESPAÑOL, por tanto puede utilizar su propia lengua si le de la gana que para algo la tiene :roll:

*

comanche

• Investigador
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #873 em: Março 08, 2008, 08:46:51 pm »

Usted mismo lo ha dicho un ESPAÑOL, por tanto puede utilizar su propia lengua si le de la gana que para algo la tiene :roll:

Ó nazionalista castelhano quem gostaria de impor a língua castelhana em Portugal és tu e os teus amigos nazionalistas espanholistas tal como fizeram em todas as regiões espanholas aonde ela não existia.

*

JuanL

• Membro
  • *
  • 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #874 em: Março 08, 2008, 08:50:22 pm »
Ó nazionalista castelhano quem gostaria de impor a língua castelhana em Portugal és tu e os teus amigos nazionalistas espanholistas tal como fizeram em todas as regiões espanholas aonde ela não existia.

Pues entonces me temo que es usted un "nazionalista castelhano" señor Comanche pues intenta imponerle el portugues a un español por el mero hecho de vivir 20 años en Portugal c34x

P.D.- Señor Papatango, espero su respuesta sobre israelíes y palestinos, si no le gusta el ejemplo puede usar el de corsos y franceses o norirlandeses católicos y británicos :roll:

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #875 em: Março 08, 2008, 09:24:18 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Citação de: "Jose M."
Señor Jorge Pereira:

Página tercera de "en relaçao a treta da uniao iberica". Lusitanus por dos veces ensalza a ETA e incluso manifiesta su disposición a formar parte de ella. Sorprendentemente la moderación le da el mismo tratamiento a estos hechos (que en España son constitutivos de delito) que a la respuesta del forista Ferrol.

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... c&start=30

Caro Jose M.:

Na mesma página que menciona "esqueceu-se" de citar as seguintes intervenções de dois dos nossos moderadores:

Citação de: "Lancero"
A apologia ao terrorismo nunca foi aceite neste fórum, é penalizada e quem diz o contrário é, como de costume, idiota e/ou intelectualmente desonesto.

Lusitanus - fica-lhe o aviso.
Ferrol - fica-lhe o aviso.

Citação de: "papatango"
Citação de: "Lusitanus"
Pensei que fossemos livres de exprimir-mos,não considero a ETA terrorista,mas sim defensora dos seus interesses.
Terrorismo é o que Espanha está a querer fazer a Portugal.
Mas o que disse não é mentira,é a realidade,pois se forem ver a historia é com estas acções de governos que se criam esses tipos de grupos.

Lusitanos-> A ETA é uma organização que recorre ao terrorismo, para atingir objectivos políticos. Recorrer ao terrorismo, ou seja, matar gente que não tem culpa nenhuma, não é legítimo.

Una cita de Papatango llamando fascistas e imperialistas a todos los españoles:
Só é Una se todos ficarem debaixo da pata suja do castelhano
Só é grande se juntar debaixo dessa pata todos os povos submetidos
Só é livre, aquele que aceitar que é preciso ser castelhano para ser bom espanhol.

O Franquismo é apenas mais um nome dos muitos que o nazismo xenófobo dos castelhanos tem.

A Grande Castela é um projecto em tudo idêntico ao da Grande Sérvia.

A Grande Sérvia, chamou-se Jugoslávia. A Grande Castela chama-se Espanha.

A Grande Sérvia já seguiu o seu caminho. A Grande Castela também acabará por seguir o seu.

Não é uma questão de saber se os separatismos vão acabar por vencer.
É uma questão de saber quando.

O papatango já explicou até a saciedade que quando fala em castelhanos, não se refere aos espanhóis em geral como você refere. Já foi por ele muitas vezes explicado. Aliás, os portugueses em geral percebem essa questão sem dificuldades.

Son sólo dos ejemplos.

Como pode ver, os dois exemplos que citou não vão ao encontro daquilo de que nos pretendeu acusar, como tal, das duas uma: uma apresenta os outros exemplos que corroborem o que diz ou então o mínimo que tem a fazer é pedir desculpas a todos os membros deste fórum pelas barbaridades por si afirmadas!

A lo largo de todo el foro hay mucho escrito contra la unidad de Españay se ensalza y da publicidad a los grupos independentistas violentos

Só pode estar a brincar. E depois? Não é a realidade espanhola? Será que não lê os jornais do seu país? Não vê as televisões? Não houve as rádios? Quer-nos proibir ou condicionar de discutirmos as convulsões do nosso único país vizinho com o qual mantemos fronteiras terrestres?

Caro Jorge Pereira:

Tras los últimos post de Papatango y Comanche ¿insiste usted en que le aporte pruebas y pida disculpas?

Reciba un cordial saludo.

*

JuanL

• Membro
  • *
  • 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #876 em: Março 08, 2008, 09:41:35 pm »
Caro Jorge Pereira:

Tras los últimos post de Papatango y Comanche ¿insiste usted en que le aporte pruebas y pida disculpas?

Reciba un cordial saludo.

Si el señor Pereira fuese una persona coherente es él quien debería pedir disculpas

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-282
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #877 em: Março 08, 2008, 09:46:55 pm »
Caros Jose M. e JuanL:

Não sei se vivem em mundos paralelos e não percebem o óbvio, ou se é mais uma tentativa de desestabilização deste fórum.

Se não gostam dos pontos aqui discutidos, têm bom remédio!

Lamento ter de chegar a este ponto e dizer isto, mas não vou tolerar mais insolências neste fórum.

Tópico: Separatismos em Espanha
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #878 em: Março 08, 2008, 09:55:26 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
Caros Jose M. e JuanL:

Não sei se vivem em mundos paralelos e não percebem o óbvio, ou se é mais uma tentativa de desestabilização deste fórum.

Se não gostam dos pontos aqui discutidos, têm bom remédio!

Lamento ter de chegar a este ponto e dizer isto, mas não vou tolerar mais insolências neste fórum.

Tópico: Separatismos em Espanha

Actúe como su higiene moral le dicte. Yo lo hago conforme a la mía y asumiendo las consecuencias de mis palabras.

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6547/-1406
(sem assunto)
« Responder #879 em: Março 08, 2008, 10:32:41 pm »
José M.

Infelizmente você não parece ter autoridade para falar em moral.

Lembre-se que você vem para um forum de discussão de um país estrangeiro, onde importuna os participantes acusando-os directa e indirectamente de estarem contentes e a celebrar com os amigos a morte de uma pessoa.

Isso infelizmente mostra o tipo de pessoa que você é, e mostra que por detrás da capa de civilizado e educado, está um espanhol normal, dos que não respeita, insulta, e não tem nunca a decência de aceitar que errou e que começou o problema.

Nós não andamos aqui a colocar bombas e a matar ninguém. Somos pessoas honestas e pacíficas. Temos opiniões, e achamo-nos no direito de defender aquilo que está certo e aquilo que consideramos que é justo.

Todos os dias infelizmente morrem pessoas, e muitas delas sem culpa nenhuma.

Mas você não tem o direito de acusar os presentes, do que quer que seja,  apenas porque discorda dos pontos de vista dessas pessoas.

Embora eu até nem tenha ligado às suas palavras, e mesmo sendo verdade que também me eram dirigidas, a verdade é que você iniciou mais um incidente sem razão nenhuma.

E depois disto, agarra-se à nossa indignação provocada pela sua ousadia e falta de educação, para não pedir desculpas pelos disparates que disse.

Tenha vergonha, e se é uma pessoa honesta comporte-se como tal.
A mim ensinaram-me que pedir desculpa não é desonra nenhuma.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

EB

• 45
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #880 em: Março 08, 2008, 10:42:43 pm »
Não me parece mero acaso que seja a votante do PSOE a falar em português e o apoiante do PP, alegadamente há 20 anos em Portugal, a falar em castelhano...

¿Entonces por que montaba tanto lio por que en Olivenza se hable español y no portugues si hace 206 años que es España? :roll:

Da igual a que partido se apoye, es una cuestión de libertad del individuo, este es el que decide en que lengua quiere hablar, yo he vivido varios años en Valencia y nunca hablé valenciano

Correndo o risco de não acrescentar nada de útil a esta discussão, Caro JuanL, somente gostaria de lhe fazer ver que em Portugal há a Liberdade para um estrangeiro viver os anos que quiser sem falar a nossa Língua Oficial, seja Espanhol seja Inglês seja o que fôr.

Talvez o mal da maioria dos Portugueses (onde eu me incluo) seja o ser muito hospitaleiro e acolhedor. Não nos importámos de fazer um esforço em tentar estabelecer um diálogo nem que seja na língua materna dessa pessoa. Não me parece que atitudes destas sejam de um País repressor de liberdades individuais...

Agora, o mesmo não se passa em Espanha. Se tento falar em Português com um Espanhol, na rua, nem que seja algo comum às duas línguas, recebo como resposta um: "no compreendo", ou "no percibo" ou "habla en espanol"... Já se passou comigo e não precisei de 20 anos em Espanha.

Das suas palavras depreendo que um Espanhol, em Portugal, tem de ter a sua liberdade individual (o que lhe dá na gana....) e um Português, em Espanha, tem de se sujeitar às liberdades individuais dos Espanhóis.
É isto?  

Cordiais Cumprimentos.
"Dos Fracos Não Reza a História"

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6547/-1406
(sem assunto)
« Responder #881 em: Março 08, 2008, 10:50:39 pm »
Citação de: "EB"
Das suas palavras depreendo que um Espanhol, em Portugal, tem de ter a sua liberdade individual (o que lhe dá na gana....) e um Português, em Espanha, tem de se sujeitar às liberdades individuais dos Espanhóis.
É isto?

Na prática isto resume mais ou menos a situação. Os espanhóis escondem-se detras do seu alegado pouco jeito para as línguas, mas é um probema de afirmação nacionalista já muito antigo. E depois ficam indignados quando os chamam de arrogantes...

De qualquer forma isto não tem a ver com o tema dos separatismos em Espanha.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #882 em: Março 08, 2008, 10:55:05 pm »
Citação de: "papatango"
José M.

Infelizmente você não parece ter autoridade para falar em moral.

Lembre-se que você vem para um forum de discussão de um país estrangeiro, onde importuna os participantes acusando-os directa e indirectamente de estarem contentes e a celebrar com os amigos a morte de uma pessoa.

Isso infelizmente mostra o tipo de pessoa que você é, e mostra que por detrás da capa de civilizado e educado, está um espanhol normal, dos que não respeita, insulta, e não tem nunca a decência de aceitar que errou e que começou o problema.

Nós não andamos aqui a colocar bombas e a matar ninguém. Somos pessoas honestas e pacíficas. Temos opiniões, e achamo-nos no direito de defender aquilo que está certo e aquilo que consideramos que é justo.

Todos os dias infelizmente morrem pessoas, e muitas delas sem culpa nenhuma.

Mas você não tem o direito de acusar os presentes, do que quer que seja,  apenas porque discorda dos pontos de vista dessas pessoas.

Embora eu até nem tenha ligado às suas palavras, e mesmo sendo verdade que também me eram dirigidas, a verdade é que você iniciou mais um incidente sem razão nenhuma.

E depois disto, agarra-se à nossa indignação provocada pela sua ousadia e falta de educação, para não pedir desculpas pelos disparates que disse.

Tenha vergonha, e se é uma pessoa honesta comporte-se como tal.
A mim ensinaram-me que pedir desculpa não é desonra nenhuma.

Acepto sus disculpas.

*

Jose M.

• Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #883 em: Março 09, 2008, 09:12:51 am »
http://es.youtube.com/watch?v=jWTFYGXRI ... re=related

Declaración de la hija del exconcejal del PSOE asesinado en Mondragón.
Para unos un demócrata, para otros un fascista castellano.

A questão prende-se com a tentativa dos fascistas castelhanos (e não são menos fascistas os castelhanos do PSOE que agem da mesma forma que os fascistas do PP) de dar a entender que alguém neste fórum é favoravel a algum tipo de manifestação violenta.

Isto me revolta tanto,que eu já criei odio a Espanha,e qq dia me junto á ETA,apoiando os.

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #884 em: Março 09, 2008, 11:59:35 am »
Não percebo a mentalidade espanhola, pois um espanhol medio nunca percebe um portugues, mas um portugues normalmente percebe o que diz um espanhol (isso para mim é pedantismo elitista castelhano).
Em portugal se eu vejo um italiano a pedir indicações não lhe peço para falar em portugues, tento perceber a lingua dele e se não o perceber peço para ele falar em inglês ou francês.
Em Espanha se não falas Castelhano (pois dizer espanhol é dizer que o Basco, Galaico ou o Catalão não são linguas desse pais), normalmente és ignorado ou sacudido com um "Nó comprendo" (que mais uma vez eu pessoalmente encaro como falta de capacidade intelectual (culturalmente imposta) de se adaptar e ser hospitaleiro).
A morte só é terrivel para quem a teme!!