Nova organização do nosso Exército

• 1101 Respostas
  • 311729 Visualizações
*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #300 em: Novembro 06, 2006, 08:16:00 pm »
Cuidado Spectral, com as vacas louca :wink:  portanto aproveita :twisted:

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5427
  • Recebeu: 575 vez(es)
  • Enviou: 113 vez(es)
  • +660/-10168
(sem assunto)
« Responder #301 em: Novembro 07, 2006, 10:24:42 am »
O artigo a que o sturzas fez referência

http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... TRANSF.pdf
Potius mori quam foedari

*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #302 em: Novembro 07, 2006, 06:24:26 pm »
:?  o ERec!!!!

Então o RC3 deve fazer parte da BriRR? e não do comando instrução?

*

Duarte

• Investigador
  • 4306
  • Recebeu: 690 vez(es)
  • Enviou: 2065 vez(es)
  • +3117/-1376
(sem assunto)
« Responder #303 em: Novembro 07, 2006, 09:31:48 pm »
Bem..
Estive a ler com pormenor o plano de reorganização do Exército. Duma forma geral acho bem a eliminação das RMs (porque não das ZMs também?), mas há várias coisas que acho estúpidas, muitas delas apenas designações, por exemplo:

CTComandos:  Que nome idiota para uma unidade de élite..
temos um Regimento de Transportes e outro de Manutenção, porque não um Regimento de Comandos? Ou Batalhão de Comandos se assim preferirem.

Para quê mudar o nome ao CIOE? se fosse para mudar, que seja Regimento (ou Batalhão) de OP. Esp.

A extinção do RC4 não faz sentido... para que extinguir uns regimentos e não outros? A BriRR e a BrigInt têm regimentos, porque não a BriMec?

Ou temos regimentos, ou não temos.. Para mim tanto faz, mas que sejam uniformes na reorganização..

Se já extinguiram regimentos seculares, com longas histórias, para quê manter uns poucos, que aindo por cima não são aquilo que são designados..

Então um RI é um Centro de Instruçnao Geral?, que se chame de CIG ou coisa parecida.. nada de misturas.

Se a BrigInt tem 2 (ou3)? regimentos de Infa. com 2-3 BIs, tudo bem, mas a BriMec tem dois BIMecs, porque não há um RI também na BriMec?
Se podem existir dois BIMecs na BriMec sem regimento... então nas outras brigadas é diferente?

Deve ser plano secreto para confundir um potencial inimigo...
 :roll:

Enfim.. Portugal no seu melhor...

Se no auge da Guerra Fria tinhamos um exército de 50 mil homens, e tinhamos apenas um Batalhão de Transportes, para quê agora um regimento quando temos apenas 24000 homes (e mulheres)?

Estas pequenas mudanças de nome são irritantes. Pode-se modernizar e reorganizar sem estar constantemente a mudar o nome das unidades.. Deixem-se destas tretas e comprem material moderno, e melhorem o treino, a disciplina e as instalacões militares.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."

*

Spectral

• Investigador
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #304 em: Novembro 07, 2006, 09:50:47 pm »
Cuidado Spectral, com as vacas louca  

PS: odeio os Bifes, elas e que adorem os Latinos  portanto aproveita

Citando um amigo meu francês de cá

"Ze english girlz are like ze cowz : FAT! "

:P
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10928
(sem assunto)
« Responder #305 em: Novembro 07, 2006, 09:52:42 pm »
Citação de: "Spectral"
Cuidado Spectral, com as vacas louca  

PS: odeio os Bifes, elas e que adorem os Latinos  portanto aproveita

Citando um amigo meu francês de cá

"Ze english girlz are like ze cowz : FAT! "

:P

Desviando-me perigosamente do tema...

Eu digo

"Olhá lourinha inglesa, oube lá..."
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11549
  • Recebeu: 2610 vez(es)
  • Enviou: 3826 vez(es)
  • +988/-1122
(sem assunto)
« Responder #306 em: Novembro 07, 2006, 11:39:26 pm »
Citação de: "Duarte"
Bem..
Estive a ler com pormenor o plano de reorganização do Exército. Duma forma geral acho bem a eliminação das RMs (porque não das ZMs também?), mas há várias coisas que acho estúpidas, muitas delas apenas designações, por exemplo:

Talvez mais tarde se eliminem as zonas militares dos Açores e Madeira mas para já acabou-se com essas divisões em Portugal Continental, já é um começo, essas unidades são mais posições de chefia do que unidades militares, se vermos bem nos Açores existe 1 Zona Militar (Major-General) com duas unidades o RG1 (Terceira) e o RG2 (São Miguel) com um poder militar muito simbolico e o mesmo se pode falar dos outros ramos, a Marinha possui uma Zona Maritima (Contra-Almirante) para comandar as capitanias, a Policia Maritima e os navios que lhe são atribuidos pelo Comando Naval para controlar o mar dos Açores e a Força Aérea possui uma Zona Aérea (Major-General) para comandar uma unica Base a BA4 nas Lages, acima dessas 3 zonas existe o Comando Operacional dos Açores que é uma especie de mini-EMGFA dos Açores e é comandado por um (Tenente-General) pergunto-me se não poderia existir um unico general a comandar todas essas unidades, 2 Regimentos do exército a BA4 e as diversas instalações da Armada, serão mesmo necessários 4 oficiais-generais??? Na Madeira passa-se o mesmo exepto que não existe Zona Aérea, por isso são só 2 generais (Zona Militar e Comando Operacional) e 1 Contra-Almirante (Zona Maritima)... Ou então abolia-se isso tudo pura e simplesmente e ficavam os Comandos Operacionais de cada ramo responsáveis directamente pelas suas unidades nas ilhas como acontece cá no continente.

temos um Regimento de Transportes e outro de Manutenção, porque não um Regimento de Comandos? Ou Batalhão de Comandos se assim preferirem.

Para quê mudar o nome ao CIOE? se fosse para mudar, que seja Regimento (ou Batalhão) de OP. Esp.

Relembro que a primeira unidade de Comandos portugueses foi formada em Angola e tinha a designação de Centro de Instrução de Comandos, também não gosto de CTComandos nem de CTOE, mas já que alteraram "Instrução" para "Tropas" mudaram nas duas unidades, mais valia manter CIOE e chamar CIComandos à nova unidade em lembrança à primeira unidade mas pronto, não sou eu que mando.

A extinção do RC4 não faz sentido... para que extinguir uns regimentos e não outros? A BriRR e a BrigInt têm regimentos, porque não a BriMec?

A Brigada Mecanizada está toda colocada no Campo Militar de Santa Margarida, as outras duas Brigadas estão dispersas pelo pais, acho estupido ter o RC4 dentro do CMSM, estão também teria que existir 2 RI, 1 RA e sabe-se lá mais o que, assim diminui-se a cadeia de comando, a Brigada Mecanizada comanda directamente todas as suas sub-unidades sem ter Regimentos pelo meio, já que os regimentos é o nome dado às instalações do exército que possuem (ou deviam) sub-unidades operacionais das outras Brigadas.

Ou temos regimentos, ou não temos.. Para mim tanto faz, mas que sejam uniformes na reorganização..

Extinguem-se os regimentos que não são necessários, em Santa Margarida acaba pelo que já referi acima, noutros locais talvez por falta de efectivos, outros por não possuirem nenhuma sub-unidade operacional, outras mantem-se mas na pratica são centros de recruta ou de alguns cursos, não sei bem em pormenor.

Se já extinguiram regimentos seculares, com longas histórias, para quê manter uns poucos, que aindo por cima não são aquilo que são designados..

Então um RI é um Centro de Instruçnao Geral?, que se chame de CIG ou coisa parecida.. nada de misturas.

Pois eu isso também acho estranho, há unidades que continuam a fazer exactamente a mesma coisa mas mudam o nome como CIOE para CTOE mas outras mudam radicalmente de função (recruta) mas mantem a designação, vá-se lá entender...

Se a BrigInt tem 2 (ou3)? regimentos de Infa. com 2-3 BIs, tudo bem, mas a BriMec tem dois BIMecs, porque não há um RI também na BriMec?
Se podem existir dois BIMecs na BriMec sem regimento... então nas outras brigadas é diferente?

Deja Vu... Já expliquei...

:lol:

Enfim.. Portugal no seu melhor...

Se no auge da Guerra Fria tinhamos um exército de 50 mil homens, e tinhamos apenas um Batalhão de Transportes, para quê agora um regimento quando temos apenas 24000 homes (e mulheres)?

Estas pequenas mudanças de nome são irritantes. Pode-se modernizar e reorganizar sem estar constantemente a mudar o nome das unidades.. Deixem-se destas tretas e comprem material moderno, e melhorem o treino, a disciplina e as instalacões militares.

concordo

*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #307 em: Novembro 08, 2006, 11:30:22 am »
Bem..

:Palmas:

Por exemplo o Regimento Comandos fiacava organizado em 2 companhias operacionais, 1 companhia instrução, 1 CCS..

Enfim tenho sobretudo a sensação que esta transformação do Exército visou criar novas repartições,centros,direcções etc.. para criar novos tachos e manter um maximo de oficiais.

Estavamos habituados em Portugal a ter 4 engenheiros para 1 trabalhador, creio que agora vamos ter igualmente forças armadas com 4 oficiais para 1 Soldado Operacional.

Porque além disso para cada oficial superior (Major, Coronel, General) e preciso no minimo um gabinete com secretaria, condutores auto etc.. etc....

:evil:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23795
  • Recebeu: 4441 vez(es)
  • Enviou: 3170 vez(es)
  • +3592/-4641
(sem assunto)
« Responder #308 em: Novembro 08, 2006, 12:14:15 pm »
Rapaziada, vocês estão a fazer uma tempestade num copo de água. Eu pessoalmente até acho que devia continua a antiga designação CIOE, até por uma questão de tradição, no entanto por causa da uniformização de designações dentro da BRR, mudou-se para CTOE. Qual é o problema? E chamar-se de Regimento a uma unidade que só tem 2 companhias operacionais…não há necessidade. Mas mais uma vez, é apenas uma questão de uniformização (uma palavra muito grata ao Exército Português). Eu pessoalmente estou mais preocupado é com a operacionalidade destas unidades. O resto é para inglês ver…  :?
« Última modificação: Novembro 08, 2006, 02:00:11 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Duarte

• Investigador
  • 4306
  • +3117/-1376
(sem assunto)
« Responder #309 em: Novembro 08, 2006, 12:16:25 pm »
Por exemplo o Regimento Comandos fiacava organizado em 2 companhias operacionais, 1 companhia instrução, 1 CCS..
Precisamente! Tal como muitos outros regimentos.. alguns com apenas 3 companhias..

Emfim tenho sobretudo a sensação que esta transformação do Exército visou criar novas repartições,centros,direcções etc.. para criar novos tachos e manter um maximo de oficiais.

Estavamos habituados em Portugal a ter 4 engenheiros para 1 trabalhador, creio que agora vamos ter igualmente forças armadas com 4 oficiais para 1 Soldado Operacional.

Porque além disso para cada oficial superior (Major, Coronel, General) e preciso no mínimo um gabinete com secretaria, condutores auto et

Na mouche! Aquele pessoal todo das RMs/QGs precisa de ganahar o seu bacalhau, claro...
слава Україна!

*

Duarte

• Investigador
  • 4306
  • +3117/-1376
(sem assunto)
« Responder #310 em: Novembro 08, 2006, 02:08:17 pm »
Rapaziada, vocês estão a fazer uma tempestade num copo de água. Eu pessoalmente até acho que devia continua a antiga designação CIOE, até por uma questão de tradição, no entanto por causa da uniformização de designações dentro da BRR, mudou-se para CTOE. Qual é o problema? E chamar-se de Regimento a uma unidade que só tem 2 companhias operacionais…não há necessidade. Mas mais uma vez, é apenas uma questão de uniformização (uma palavra muito grata ao Exército Português). Eu pessoalmente estou mais preocupado é com a operacionalidade destas unidades. O resto é para inglês ver…  

A maioria dos nossos regimentos têm uma ou duas companhias operacionais.. Neste caso o RC3 deverias ser chamado CT de Cavalaria, pois tem apenas um ERec, o RE1 deveria ser chamado CT Engenharia, não? O RG1, CT de Guarnição.. Para quê estas mudanças de designação?
Sempre achei a designação Área Militar de S. Jacinto uma parvalhice, finalmente é corrigido esse erro de disgnação para RI10, mas em contrapartida criam mais unidades com designações sem pés nem cabeça..
слава Україна!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23795
  • +3592/-4641
(sem assunto)
« Responder #311 em: Novembro 08, 2006, 02:37:11 pm »

A maioria dos nossos regimentos têm uma ou duas companhias operacionais.. Neste caso o RC3 deverias ser chamado CT de Cavalaria, pois tem apenas um ERec, o RE1 deveria ser chamado CT Engenharia, não? O RG1, CT de Guarnição.. Para quê estas mudanças de designação?
Sempre achei a designação Área Militar de S. Jacinto uma parvalhice, finalmente é corrigido esse erro de disgnação para RI10, mas em contrapartida criam mais unidades com designações sem pés nem cabeça..

Duarte, a uniformização que eu estava a falar era dentro do BRR:

Escola de Tropas Pára-quedistas;
Centro de Tropas Comandos;
Centro de Tropas de Operações Especiais.

Percebeu agora?
Eu pessoalmente não é por isso que vou morrer, tanto me faz se o que os Comandos têm em Mafra chama-se CTC, CIC, BC, RC, etc. O que interessa é se eles recebem mais e melhor equipamento e se têm uma elevada capacidade de prontidão.  :wink:

*

Duarte

• Investigador
  • 4306
  • +3117/-1376
(sem assunto)
« Responder #312 em: Novembro 08, 2006, 03:56:29 pm »
Já percebi a uniformização na BrIRR (se é esta de facto a razão, a ETP deveria ser CTParaquedistas, não?).. mas a BriRR é uma brigada noutro exército? Para quê tanta variedade na designação das unidades.. e nem falo nas novas unidades de apoio aos QG (devem ser as ex-Companhias de Comando e Serviços, não?)... ou no ex-GALE agora UALE (ainda não voa e já estão a mudar-lhe o nome..)  :roll:
слава Україна!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23795
  • +3592/-4641
(sem assunto)
« Responder #313 em: Novembro 08, 2006, 05:08:19 pm »
Já percebi a uniformização na BrIRR (se é esta de facto a razão, a ETP deveria ser CTParaquedistas, não?).. mas a BriRR é uma brigada noutro exército? Para quê tanta variedade na designação das unidades.. e nem falo nas novas unidades de apoio aos QG (devem ser as ex-Companhias de Comando e Serviços, não?)... ou no ex-GALE agora UALE (ainda não voa e já estão a mudar-lhe o nome..)  :wink:
Mas se eles não mudarem o nome até parece que nada muda no Exército o que é mentira, mudar de BAI para BRR, de BMI para BM e de BLI para BI, é super importante... :twisted:
Na prática temos a mesma opinião, apenas algumas coisas em que eu não vejo muita importância como se chama ou deixa-se de se chamar...

*

Miguel

• Investigador
  • 2503
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #314 em: Novembro 08, 2006, 05:30:21 pm »
Palhaçada!! nada mais

Existe mesmo Regimentos sem nehuma Companhia Operacional !!!

Jobs for the Boys :twisted: