Nao sei se ja tera sido aqui mencionado, mas eu so agora me apercebi que a CACar foi extinta em 2004...
Fiquei muito triste com este facto, pois servi nesta Companhia de 1994 a 1999...
COMPANHIA ANTI-CARRO
( 1982 - 2004)
Fundada em 2 de Junho de 1982 na extinta Base Operacional de Tropas Pára-quedistas Nº 1 em Monsanto - Lisboa, como parte da BRIPARAS do CTP. Foi a primeira unidade das Forças Armadas Portuguesas equipada com mísseis anti-carro MILAN.
Antecedendo a criação da Companhia, em Fevereiro de 1982, o Cap Melo de Carvalho, o Cap Henrique Caldas e o 1Sarg João José Frade frequentam em França o Curso de Misseis MILAN e de regresso a Portugal, a 26 de Fevereiro, efectuam em Sta Margarida o 1º tiro de MILAN. A 31 de Maio de 1982, dois dias antes da criação oficial da companhia, teve inicio o 1ºCurso MILAN. Para além de pioneira na utilização do MILAN em Portugal, a CACar foi também a unidade pioneira na utilização do Canhão S/R Carl Gustav, tendo efectuado o 1º tiro experimental em Nov82.
Em 1991 em virtude de uma reorganização do dispositivo territorial do CTP, a BOTP1 é extinta e a CACar transferida para a BOTP2 em S. Jacinto. A 11 de Abril de 1991 é oficialmente integrada na BOTP2.
Em 1994, após a extinção das Tropas Pára-quedistas e criação das Tropas Aerotransportadas do Exército Português, a CACar continua aquartelada em S. Jacinto e passa a integrar a BAI.
Durante 2004, em antecipação da nova reestruturação do Exército, a CACar é oficialmente extinta na AMSJ.
ANTIGOS COMANDANTES DA CACar
- Cap PQ Melo de Carvalho
- Cap PQ Caldas
- Cap PQ Saraiva
- Cap PQ Gil Prata
- Cap PQ Brito Antunes
- Cap PQ Perestrelo
- Cap PQ Dias Martins
- Cap PQ Fernando Gomes
- Cap Inf Para Coutinho
- Ten Inf Para José Magro
- Ten Inf Para João Ferreira