Bem..
Estive a ler com pormenor o plano de reorganização do Exército. Duma forma geral acho bem a eliminação das RMs (porque não das ZMs também?), mas há várias coisas que acho estúpidas, muitas delas apenas designações, por exemplo:
CTComandos: Que nome idiota para uma unidade de élite..
temos um Regimento de Transportes e outro de Manutenção, porque não um Regimento de Comandos? Ou Batalhão de Comandos se assim preferirem.
Para quê mudar o nome ao CIOE? se fosse para mudar, que seja Regimento (ou Batalhão) de OP. Esp.
A extinção do RC4 não faz sentido... para que extinguir uns regimentos e não outros? A BriRR e a BrigInt têm regimentos, porque não a BriMec?
Ou temos regimentos, ou não temos.. Para mim tanto faz, mas que sejam uniformes na reorganização..
Se já extinguiram regimentos seculares, com longas histórias, para quê manter uns poucos, que aindo por cima não são aquilo que são designados..
Então um RI é um Centro de Instruçnao Geral?, que se chame de CIG ou coisa parecida.. nada de misturas.
Se a BrigInt tem 2 (ou3)? regimentos de Infa. com 2-3 BIs, tudo bem, mas a BriMec tem dois BIMecs, porque não há um RI também na BriMec?
Se podem existir dois BIMecs na BriMec sem regimento... então nas outras brigadas é diferente?
Deve ser plano secreto para confundir um potencial inimigo...
Enfim.. Portugal no seu melhor...
Se no auge da Guerra Fria tinhamos um exército de 50 mil homens, e tinhamos apenas um Batalhão de Transportes, para quê agora um regimento quando temos apenas 24000 homes (e mulheres)?
Estas pequenas mudanças de nome são irritantes. Pode-se modernizar e reorganizar sem estar constantemente a mudar o nome das unidades.. Deixem-se destas tretas e comprem material moderno, e melhorem o treino, a disciplina e as instalacões militares.