Nova organização do nosso Exército

• 1101 Respostas
  • 304734 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11479
  • Recebeu: 2581 vez(es)
  • Enviou: 3732 vez(es)
  • +968/-1106
(sem assunto)
« Responder #240 em: Maio 02, 2006, 10:22:35 pm »
Citação de: "Miguel"
Brigada Reacção Rapida

1° BPara /Tomar RI15
2° BPara /S.Jacinto RI10 (antiga AMSJ)
GALE com os NH90( não se fala em hélis ligeiros)
Unidade Operações Especiais/ CIOE Lamego
1°e 2° Companhias de Comandos/ Centro Comandos em Mafra
Batalhão Apoio AeroTerrestre em Tancos com:
Companhia Precursores
Companhia Apoio Aéréo
Companhia Equipamento Aéreo
Companhia Apoio Combate ( pelotões morteiros pesados,engenharia,anti carro, defesa aérea com stingers)
CCS

Esquadrão Reconhecimento/RC3 Estremoz
Comanhia Transmissões
QG Tancos

:idea: Centro Operações Especiais no exCIOE Lamego
 :idea: Companhia Apoio Combate/BAAT com pelotoes morteiros pesados etc...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigada_Ae ... dependente

Faltam aí sub-unidades ou elas foram extintas? Não me refiro ao 3º Batalhão de Infantaria Para-quedista porque com a integração dos Comandos e das Operações Especiais na Brigada era evidente mas refiro-me a:
Grupo de Artilharia de Campanha
Companhia Anti-Carro
Bateria de Artilharia Anti-Aérea
Companhia de Engenharia

e algumas dúvidas que tenho:

o Batalhão de Apoio e Serviços da Brigada foi substituido por uma Companhia de Apoio e Serviços? penso que as CCS funcionem a nivel de Batalhão e não de Brigada, a nível de Brigada costuma ser um Batalhão.

Também existiam uma Companhia de Apoio de Combate por cada Batalhão de Infantaria Para-quedista mas aqui está uma no BAAT, isso quer dizer que deixa de haver essas companhias nos batalhões?

Essa companhia de Apoio Aéreo é a Companhia de Abastecimento Aéreo suponho?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23409
  • Recebeu: 4307 vez(es)
  • Enviou: 3044 vez(es)
  • +3219/-4586
(sem assunto)
« Responder #241 em: Maio 03, 2006, 10:29:09 am »
Pelo que eu li no artigo, há umas coisas que são novas (pelo menos eu não sabia), outras apenas confirmam os rumores.
BRR que vai assimilar as unidades de elite do Exército Português;
BI que vai ser reforçada com subunidades da BAI;
BMI…continua tudo na mesma!
BRR – há alguns factos curiosos, a mudança de nome da casa mãe de ETAT para ETP (já referido no site oficial), e do CIOE para CTOE e a transferência dos Comandos para Mafra, gostei bastante do nome da unidade, Centro de Tropas Comando. Segundo me disseram essa transferência está em pleno processo.

Pára-quedistas – como já estávamos à espera vão perder a GAC e a Companhia de Engenharia será reduzida. Tenho que dizer que já no meu tempo se dizia que era uma companhia só no papel…mas para isso serve termos o autor do artigo no nosso forum.
Achei curioso foi o reforço da BAAT com outras subunidades; o pelotão de Engenharia, o Pelotão Antiaéreo, o pelotão de Morteiros Pesados e uma companhia já tinha sido referido por ir provavelmente para Beja que eu presumo que seja a actual Companhia Anti-carro. Não esperava é que o Esquadrão de Reconhecimento continua-se na BRR.

BI – refere a ida das subunidades da BAI já referidas para esta brigada e a ida dos Pandur principalmente para esta unidade.

BMI – nada a referir

GALE – o melhor é nem falar, só acredito quando já estiverem com os helis em Portugal.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23409
  • +3219/-4586
(sem assunto)
« Responder #242 em: Maio 03, 2006, 12:27:59 pm »
Comparem como era e como vai ficar. Umas das razões que o exército apresentou para a transferência do CTP para o esse ramo foi a falta de algumas sub-unidades que agora vão ser transferidas para a BI, pior ainda ficamos sem o BAS!

·         Batalhão de Pára-quedistas Nº11 (BP11)

·         Batalhão de Pára-quedistas Nº21 (BP21)

·         Grupo Operacional de Apoio de Serviços (GOAS)

·         Companhia de Morteiros Pesados (CMP)

·         Companhia Anti-Carro (CACar)

·         Companhia de Comunicações (CCom)

·         Companhia de Apoio e Serviços (CAS)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11479
  • +968/-1106
(sem assunto)
« Responder #243 em: Maio 03, 2006, 06:43:57 pm »
Pelo que percebi a nova Brigada de Reacção Rápida a nível das tropas para-quedistas vai ficar muito semelhante ao que era o antigo Regimento de Para-quedistas da FAP, exepto que agora vai incluir unidades de Comandos e de Operações Especiais, andaram com tanta alteração aos Paras, mudança em nomes, alteração de sub-unidades, etc, para agora voltar tudo practicamente ao que era na altura em que os Paras eram da FAP.
Acho que o velhinho ditado aqui também se aplica...
...em equipa vencedora não se mexe!!!

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #244 em: Maio 03, 2006, 08:48:23 pm »
Estrutura Base Exército:

Brigada Mecanizada/Santa Margarida
Quartel Geral/BR.Rapida/Tancos
Quartel Geral/Brigada Intervenção/Coimbra

Centro Operações Especiais/Lamego: Bat. Op.Especiais/BRR
Centro Comandos/Mafra: Bat.Comandos(2 companhias)/BRR
Escola Tropas Paraquedistas/Tancos: BAAT/BRR

RI1/Lisboa: Centro Instrução Recrutas
RI3/Beja: Companhia Apoio Combate da BRR
RI10/S.Jacinto: 2°BParas/BRR
RI13/V.Real: 1°BInf/BI
RI14/Viseu: 2°BInf/BI
RI15/Tomar: 1°BParas/BRR
EPI/Abrantes

RC3/Estremoz: ERec/BRR
RC6/Braga: ERec/BI
RL2/Lisboa: GPE
EPC/Santarém

RA4/Leiria: GAC/BI
RA5/VNGaia: Centro Instrução Recrutas
RAA1/Queluz: BAA/BI
EPA/Vendas Novas

RE1/Lisboa: BEng Construção
RE3/Espinho: CEng/BI
EPE/Tancos: Companhia NBQ e Companhia Pontoneiros

RTM/Lisboa: BTm
EPTM/Porto: CTm/BI

EPAM/Povoa: BApSVC/BI
EPSM/Entrocamento: BSvc Mat
EPST/Lisboa: BSvc Tp

RG1/Açores
RG2/Açores
RG3/Madeira

ESE/Caldas
ESPE/Amadora
AM/lisboa

COFT/Oeiras
Comando Instrução/Evora
Comando Logistico/Porto
EME/Lisboa

Hospitais, Museus, Depositos etc....
Nota: Elvas vais ser um novo Museu
« Última modificação: Maio 03, 2006, 09:26:10 pm por Miguel »

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 152 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +26/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #245 em: Maio 03, 2006, 09:13:03 pm »
Miguel,
Qual a sua fonte? Uma informação está seguramente errada: o RC4 foi extinto. A Brigada Mecanizada mantém o seu GCC e o seu ERec, mas o RC4 enquanto unidade regimental localizada no CMSM deixa de existir. Assim, o CMSM deixa também de existir como comando territorial e passa a servir apenas para albergar as unidades desta Grande Unidade.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6544/-1406
(sem assunto)
« Responder #246 em: Maio 03, 2006, 09:35:56 pm »
Eu, pessoalmente confesso que já desisti de tentar entender o organigrama das unidades. :conf:

Cumpts.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
(sem assunto)
« Responder #247 em: Maio 03, 2006, 09:40:56 pm »
Citação de: "papatango"
Eu, pessoalmente confesso que já desisti de tentar entender o organigrama das unidades. :lol:

Este ORBAT deve ser aquele que vai estar em vigor durante algums anos.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23409
  • +3219/-4586
(sem assunto)
« Responder #248 em: Maio 03, 2006, 10:28:31 pm »
Há uma coisa engraçada, pelo que me disseram o Presidente da Câmara de Mafra não quer os Comandos lá!

Outra coisa, eu li no artigo feito pelo nosso caro colega Miguel Silva Machado (na Take off) que a Companhia Anti-carro já tinha sido extinta à um ano, hora para onde foi o material da mesma?

O orbat da BRR nao fica parecido com o RCP mas sim com o CTP, cerca de 2000 homens ( se formos a pensar que os planos originais do exército era uma unidade de 4000 militares  :evil: )

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11479
  • +968/-1106
(sem assunto)
« Responder #249 em: Maio 03, 2006, 11:03:45 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Há uma coisa engraçada, pelo que me disseram o Presidente da Câmara de Mafra não quer os Comandos lá!

Outra coisa, eu li no artigo feito pelo nosso caro colega Miguel Silva Machado (na Take off) que a Companhia Anti-carro já tinha sido extinta à um ano, hora para onde foi o material da mesma?

O orbat da BRR nao fica parecido com o RCP mas sim com o CTP, cerca de 2000 homens ( se formos a pensar que os planos originais do exército era uma unidade de 4000 militares  :evil: )

E o CTAT não sei se chegou a ter 4.000 elementos mas mais de 3.000 teve.

Talvez com a menor quantidade se fique com mais qualidade :?

*

Nuno Bento

• Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #250 em: Maio 04, 2006, 12:11:39 am »
Mas afinal não seria melhor agrupar as unidades de cada brigadas todas no mesmo local como na BMI :?:

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6544/-1406
(sem assunto)
« Responder #251 em: Maio 04, 2006, 12:40:47 am »
Em caso de necessidade, o comando da brigada ordena a cada unidade que disponibilize os homens.

A BRR, não é uma unidde para utilizar em Portugal, porque não é previsivel que seja necessária.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23409
  • +3219/-4586
(sem assunto)
« Responder #252 em: Maio 04, 2006, 10:35:58 am »
Citação de: "Nuno Bento"
Mas afinal não seria melhor agrupar as unidades de cada brigadas todas no mesmo local como na BMI :?:

É uma boa questão Nuno, todos os que passaram pela minha tropa sabem que a BAI/BRR está espalhada por todo o território nacional, não por necessidade ou vontade do CTAT, mas sim por ordens vindas do exército. Um exemplo claro disso é o 3º BIParas, uma unidade que foi mandada para Beja só para que o exército pudesse dizer que há necessidade de se manter aquele regimento a funcionar.
A futura BRR podia estar em apenas 3 unidades (pelo menos os Páras e os Comandos)! São Jacinto (a pérola do exército), Poligono militar de Tancos e Tomar era suficiente para toda a BRR. Os Rangers...acho que por causa da tradição e da própria necessidade ao nível de treinos precisam de estar numa zona montanhosa e que disponha de rios com grande caudal. Mas mesmo assim São Jacinto seria uma unidade a ser vista duas vezes, tem tudo excepto as montanhas...

Outra coisa, a tal Companhia Apoio Combate da BRR, que segundo dizem o exército vai mandar para Beja, afinal o que é? Mais parece a Companhia Anti-carro com outro nome!
Um regimento ocupado por uma companhia...só mesmo em Portugal!  :evil:

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5385
  • Recebeu: 556 vez(es)
  • Enviou: 110 vez(es)
  • +633/-9811
(sem assunto)
« Responder #253 em: Maio 04, 2006, 12:35:12 pm »
Miguel, julgo que quem se vai deslocar para Abrantes ( actual RI2 ), é a EPC, e não a EPI, conforme refere o artigo que vos deixo.

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEd ... on=noticia

Já ouvi dizer que as instalações EPC em Santarém vão ser ocupada pelos GIPS da GNR.

http://www.confagri.pt/NR/exeres/AC06D0 ... D6999F.htm
Potius mori quam foedari

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11479
  • +968/-1106
(sem assunto)
« Responder #254 em: Maio 04, 2006, 07:09:28 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Nuno Bento"

É uma boa questão Nuno, todos os que passaram pela minha tropa sabem que a BAI/BRR está espalhada por todo o território nacional, não por necessidade ou vontade do CTAT, mas sim por ordens vindas do exército. Um exemplo claro disso é o 3º BIParas, uma unidade que foi mandada para Beja só para que o exército pudesse dizer que há necessidade de se manter aquele regimento a funcionar.
A futura BRR podia estar em apenas 3 unidades (pelo menos os Páras e os Comandos)! São Jacinto (a pérola do exército), Poligono militar de Tancos e Tomar era suficiente para toda a BRR. Os Rangers...acho que por causa da tradição e da própria necessidade ao nível de treinos precisam de estar numa zona montanhosa e que disponha de rios com grande caudal. Mas mesmo assim São Jacinto seria uma unidade a ser vista duas vezes, tem tudo excepto as montanhas...

Outra coisa, a tal Companhia Apoio Combate da BRR, que segundo dizem o exército vai mandar para Beja, afinal o que é? Mais parece a Companhia Anti-carro com outro nome!
Um regimento ocupado por uma companhia...só mesmo em Portugal!  :evil:

Acho que é estilo a CAF (companhia de apoio de fogos) que existe no Corpo de Fuzileiros da Armada.