Pois... mas deves compreender que isto não é de fácil entendimento para quem se lembra de ver 1ºs Cabos Pilotos Aviadores e agora até vê Sargentos-chefes ferradores.
Dá a impressaõ que actualmente desde que numa determinada função se tenha de saber por que ponta se pega numa chave de fendas já terá de se ser um graduado a desempenhá-la.
Está a caminhar para isso.
Em relação aos 1ºs Cabos Pilotos, nunca ouvi falar, já ouvi falar sim em sargentos pilotos.
Em relação a se ver cada vez mais pessoal com certos postos a ter funções que anteriormente eram desempenhadas por militares com postos mais baixos, tem essencialmente a ver com a falta de praças, ao incorporar menos praças, o trabalho tem que ser feito pelo pessoal que está a seguir que são os sargentos, se há 20 ou 30 anos fosses a uma manutenção de aeronaves da FAP ias ver muitos cabos a trabalhar e alguns sargentos, tipo coordenadores, agora vais ver muitos sargentos a trabalhar e alguns praças.
Outra razão ambém pode ser o factor tecnologico, por exemplo no F-16 não há praças na área de electrónica é tudo sargentos, é a tal razão, considera-se que estar a dar formação muito complexa a uma pessoa que ao fim de 3 ou 4 anos se vai embora é desperdicio em relação a um sargento que vai ficar 10 ou mais.