Nova organização do nosso Exército

• 1101 Respostas
  • 304928 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23411
  • Recebeu: 4311 vez(es)
  • Enviou: 3044 vez(es)
  • +3234/-4586
Re: Nova organização do nosso Exército
« Responder #915 em: Maio 31, 2011, 11:04:10 am »
Quem é que comanda actualmente a BrigRR? O oficial é de que "casa"? Depois de respondido a estas questões, é que se vai ver em que "casa" não se vai tocar. Em relação às outras duas...depende para onde balança o poder dentro do estado maior.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Desertas

• Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
« Responder #916 em: Maio 31, 2011, 11:15:23 am »
É impressão minha ou existem muito mais reestruturações e mudanças na organização das nossas Forças Armadas , do que modernização das mesmas ?
Por vezes parece que as novas organizações efectuadas nas nossas F.A.  são mais luta de capelinhas e estupidez dos nossos políticos do que evolução e modernização das mesmas .  
Enfim ... é o que parece-me a mim estas reorganizações e reestruturações tão frequentes ..... :conf:

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8075
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #917 em: Maio 31, 2011, 11:19:42 am »
Já se percebeu que o PSD tem ideias relativamente claras referentes à possível reestruturação das Forças Armadas. Neste sentido, a decisão de unidades a extinguir/reestruturar/fundir nem de perto, nem de longe vai ser decidida pelo Comandante da BrigRR ou mesmo pelo General CEME...Se até está em "cima da mesa" a extinção dos Ramos como organismos autónomos...

Atribuir ao Estado-Maior General das Forças Armadas o efectivo comando operacional, dispondo de três componentes (naval, terrestre e aérea) e dos órgãos conjuntos necessários, dando corpo ao Sistema de Defesa Militar, prioritariamente responsável pela defesa militar da República;

http://www.operacional.pt/eleicoes-2011 ... leitorais/

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8075
  • +5289/-243
« Responder #918 em: Maio 31, 2011, 11:26:10 am »
Citação de: "Desertas"
É impressão minha ou existem muito mais reestruturações e mudanças na organização das nossas Forças Armadas , do que modernização das mesmas ?
Por vezes parece que as novas organizações efectuadas nas nossas F.A.  são mais luta de capelinhas e estupidez dos nossos políticos do que evolução e modernização das mesmas .  
Enfim ... é o que parece-me a mim estas reorganizações e reestruturações tão frequentes ..... :conf:

Um Abraço

Os políticos dão ordens aos militares para cortarem e os militares como são muito "conservadores", "conservadores" no sentido de manter o maior número de "chafaricas" a funcionar de forma a garantir lugar para muitos Oficiais Generais e Oficiais Superiores, fazem sempre umas reestruturações "muito light". Desta vez parece que a reestruturação vai ser mais profunda...a ver vamos...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23411
  • +3234/-4586
« Responder #919 em: Maio 31, 2011, 11:34:22 am »
Caro PereiraMarques eu sei que sabes que esse projecto é apoiado à muito tempo pelos dois principais partidos, por isso aposto que vai para a frente. Já em relação a quem decide o quê, é verdade que este tipo de decisões deveria ser decidido por quem de direito, mas dentro da luta de "castas", ganha quem tem mais aliados e que os ditos estejam nos sitios certos.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23411
  • +3234/-4586
« Responder #920 em: Maio 31, 2011, 11:36:11 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Os políticos dão ordens aos militares para cortarem e os militares como são muito "conservadores", "conservadores" no sentido de manter o maior número de "chafaricas" a funcionar de forma a garantir lugar para muitos Oficiais Generais e Oficiais Superiores, fazem sempre umas reestruturações "muito light". Desta vez parece que a reestruturação vai ser mais profunda...a ver vamos...

Eu sabia que tu sabias que eu sabia que tu sabias. :lol:

Vez como bate certo com que eu disse?! Em relação à tua última frase, como já disse antes, eu estou muito pessimista que algo mude para melhor.

*

Ranger1972

• Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #921 em: Maio 31, 2011, 06:23:05 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Quem é que comanda actualmente a BrigRR? O oficial é de que "casa"? Depois de respondido a estas questões, é que se vai ver em que "casa" não se vai tocar. Em relação às outras duas...depende para onde balança o poder dentro do estado maior.

Em 30 de Maio de 2011, pelas 11H30, decorreu na Unidade de Aviação Ligeira do Exército, em Tancos, a Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante da Brigada de Reacção Rápida, Major-General Fernando Celso Vicente de Campos Serafino.

É da minha "casa".
http://www.exercito.pt/Noticias/Paginas ... MAI11.aspx

cumprimentos.

*

Miguel

• Investigador
  • 2502
  • Recebeu: 51 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +462/-589
« Responder #922 em: Maio 31, 2011, 08:24:11 pm »
Com 30 000 militares, podemos afirmar que a FAP vai ficar com um minimo de 6000 efetivos e a Armada com 9000.

Portanto sobra 15 000 para o Exercito. Actualmente temos a volta dos 18 000 militares no Exercito.

Inicialmente eu era a favor da extinçao da Brigada Intervençao e reforçar a BriMec e BRR.
Penso que é melhor manter essas 3 Brigadas. Para isso basta extinguir varios quarteis/Regimentos fantasmas como os RI1/RI19 etc...

Uma possibilidade que deve ser estutada é a capacidade de mobilizar reservistas para as 3 Brigadas.

Por exemplo as 3 Brigadas podem estar com um efetivo de 50% em tempo de paz....

Precisamos das 3 GUs, temos uma geografia muito diferente de algums paises como a Belgica,Holanda etc...

Precisamos de poder defender 2 zonas geograficas opostas... é necessario 3 Brigadas( 1 para cada zona e UMA de reserva/apoio)

Devemos organizar um Exercito de 15 000 militares com possibilidade de mobilizar 3000/6000 militares em caso de emergencia.

No tempo dos Paras na FAP, utilizavamos a mobilizaçao de reservistas durante os exercios Jupiter. :D

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23411
  • +3234/-4586
« Responder #923 em: Maio 31, 2011, 08:48:00 pm »
Citação de: "Ranger1972"
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Em 30 de Maio de 2011, pelas 11H30, decorreu na Unidade de Aviação Ligeira do Exército, em Tancos, a Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante da Brigada de Reacção Rápida, Major-General Fernando Celso Vicente de Campos Serafino.

É da minha "casa".
http://www.exercito.pt/Noticias/Paginas ... MAI11.aspx

cumprimentos.

Eu sei Ranger1972, e o PereiraMarques também. :wink:

Você que tem mais experiência de vida sabe como estas coisas funcionam muito bem, diga-me se não acha que eu tenho razão neste assunto.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8075
  • +5289/-243
« Responder #924 em: Junho 28, 2011, 08:23:12 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Face à expectactiva de o PSD estar no próximo governo e considerando as suas propostas na área da Defesa, deixo à consideração (especulação) o seu possível impacto no Exército e redução ao nível de infraestruturas, pessoal e equipamentos...

Fonte: http://www.operacional.pt/eleicoes-2011 ... leitorais/

PSD: PROGRAMA ELEITORAL DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA - ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2011

PILAR 1 - PILAR CÍVICO E INSTITUCIONAL

(…)

Na Defesa Nacional
• Organizar o Ministério da Defesa em duas grandes áreas, a defesa militar e a protecção civil, e centralizar no ministério as funções de obtenção e administração de recursos, ensino e saúde militares, apoio social aos servidores (abrangendo os estabelecimentos militares de ensino e as messes), inspecção superior, relações externas de defesa (incluindo a definição da política de Defesa Nacional) e a Policia Judiciária Militar;
• Promover o reagrupamento geográfico dos Órgãos Superiores de Defesa Nacional, pelo aproveitamento racional das instalações existentes e alienação das não necessárias;
• Reestruturar, em coordenação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Instituto de Defesa Nacional
Na Defesa Militar;
Atribuir ao Estado-Maior General das Forças Armadas o efectivo comando operacional, dispondo de três componentes (naval, terrestre e aérea) e dos órgãos conjuntos necessários, dando corpo ao Sistema de Defesa Militar, prioritariamente responsável pela defesa militar da República;
• Explorar as sinergias ao nível do Ministério da Defesa ou do Estado-Maior General das Forças Armadas de forma a conquistar ganhos de eficiência e racionalização;
Desactivar unidades e sistemas de armas não essenciais;
• Rever a Lei de Programação Militar;
• Racionalizar a despesa militar, nomeadamente, através da melhor articulação entre os seus ramos e uma maior eficiência na utilização de recursos;
• Centralizar as aquisições para as Forças Armadas e para a Guarda Nacional Republicana;
Racionalizar os recursos humanos, privilegiando sempre a componente operacional, no quadro de um total de efectivos de cerca de 30.000 militares até ao final da legislatura;

(...)

• Integrar o Instituto Geográfico do Exército e o Instituto Hidrográfico num Instituto Geográfico Nacional único, com um Departamento Militar e Hidrográfico.

Segurança Interna
• Promover uma maior articulação entre as forças de segurança, optando pela existência de um sistema dual com apenas duas vertentes, uma de natureza civil -, composta por três áreas (Segurança Pública, Investigação Criminal e Estrangeiros) - e outra de natureza militar - a Guarda Nacional Republicana.

["existência de um sistema dual com apenas duas vertentes, uma de natureza civil -, composta por três áreas (Segurança Pública, Investigação Criminal e Estrangeiros)": possível fusão da PJ, SEF e PSP?]

(...)

Quase cópia exacta.

Medidas
Assim sendo, e em ordem a realizar esses desígnios, o Governo propõe-se:
- Reconhecer o carácter estratégico e a consequente prioridade das questões relacionadas com o Mar, em particular no que concerne à extensão da plataforma continental nacional;
- Reforçar o relacionamento com a NATO e com as estruturas europeias com responsabilidade de implementação da Política Europeia de Segurança e Defesa;
- Aprofundar a participação activa do nosso País em missões internacionais de carácter humanitário e de manutenção da paz, quer no quadro nacional quer no contexto das organizações internacionais de que somos parte;
- Reorganizar e racionalizar o Ministério da Defesa Nacional e a Estrutura Superior das Forças Armadas, apostando na coordenação e na exploração das sinergias que entre ambos existem;
- Promover o reagrupamento geográfico dos órgãos superiores de Defesa Nacional, pelo aproveitamento racional das instalações existentes e alienação das não necessárias;
- Atribuir ao Estado-Maior General das Forças Armadas o efectivo comando operacional;
- Racionalizar a despesa militar, nomeadamente através da melhor articulação entre os seus ramos e uma maior eficiência na utilização de recursos, tomando como referência o que está disposto a este respeito no Memorando de Entendimento;
- Reforçar os mecanismos de coordenação com as estruturas dependentes do Ministério da Administração Interna nos domínios em que exista complementaridade e possibilidade de gerar maior eficácia de actuação, bem como economias de escala;
- Desactivar unidades e sistemas de armas não essenciais;
- Proceder à revisão da Lei de Programação Militar, adaptando-a aos constrangimentos da actual situação económica e financeira;
- Dinamizar a aplicação da Lei de Programação das Infra-estruturas Militares;
- Reestruturar as indústrias de defesa, conferindo-lhes sustentabilidade e iniciar um processo que conduza à sua privatização;
- Valorizar os projectos de cooperação técnico-militar com os Países de Língua Oficial Portuguesa;
- Agilizar os procedimentos relativos ao apoio aos antigos combatentes e deficientes das Forças Armadas, através da introdução do conceito de «balcão único»:
- Garantindo aos ex-combatentes a manutenção do apoio por parte das estruturas de saúde militar, nomeadamente na área da saúde mental;
- Regularizando os processos pendentes de ex-combatentes;
- Apoiando o associativismo dos ex-combatentes e garantindo o seu direito à auscultação nas matérias que lhes digam respeito.
- Racionalizar os recursos humanos das Forças Armadas, privilegiando sempre a componente operacional;
- Tomando como referência o que está disposto a este respeito no Memorando de Entendimento, concretizar a reforma do sistema de saúde militar, mas garantindo um apoio de qualidade aos seus utentes e um aproveitamento completo da capacidade instalada;
- Racionalizar e optimizar a estrutura orgânica do Ministério da Defesa Nacional;
- Realizar o processo de reforma do ensino militar.

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Gove ... o_39.aspx#

De acordo com estas linhas gerais de preocupação, o Governo propõe-se:
- Promover medidas que propiciem uma maior articulação, no terreno, entre as forças e serviços de segurança, confirmando a opção pela existência de um sistema de segurança dual, assente numa vertente civil e numa vertente militarizada, e clarificando conceitos no que diz respeito às responsabilidades de cada área específica de intervenção – informações, segurança pública, investigação criminal, estrangeiros e fronteiras e protecção civil;

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC19/Gove ... o_31.aspx#

*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
« Responder #925 em: Julho 06, 2011, 09:03:27 pm »
Boas !

Vi isto no forum GNR e fiquei de boca aberta com os numeros:

Na GNR 11 Generais e 53 Coroneis auferem 25% dos 59.3 milhoes destinados a todo o efecivo :shock:

http://forumgnr.virtuaboard.com/t18788-na-gnr-11-generais-e-53-coroneis-auferem-25-dos-593-milhoes-destinados-a-todo-o-efectivo

alguem me sabe dizer quais são os numeros do exercito? e o que faz tanto General e Coronel?

*

LuisC

• Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
« Responder #926 em: Julho 06, 2011, 11:00:26 pm »
Receio que no exército o cenário deva ser um pouco pior.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8075
  • +5289/-243
« Responder #927 em: Julho 06, 2011, 11:55:10 pm »
O Exército tem 33 Generais e 120 Coronéis (eventualmente mais alguns no EMGFA e em organismos internacionais).

*

brunopinto90

• 159
  • +0/-0
« Responder #928 em: Agosto 02, 2011, 03:25:40 pm »
Um Major-General Comanda uma divisão certo, para quê que é preciso + de 20 Major-Generais se no´s temos uma divisão do tamanho do exército, no má[z]ximo teríamos 3 ou 4 Generais para o comando.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11482
  • Recebeu: 2583 vez(es)
  • Enviou: 3736 vez(es)
  • +969/-1106
« Responder #929 em: Agosto 02, 2011, 06:38:40 pm »
Citação de: "brunopinto90"
Um Major-General Comanda uma divisão certo, para quê que é preciso + de 20 Major-Generais se no´s temos uma divisão do tamanho do exército, no má[z]ximo teríamos 3 ou 4 Generais para o comando.

Em Portugal um Major-General comanda uma Brigada, e depois ainda tens diversas Direcções e outros organismos de Instrução, Pessoal e Logistica que também são comandadas por Majores-Generais.