Bom, o que se considera é que a batalha de Kursk (que foram na verdade uma sequência de batalhas) foi o maior confronto de blindados da II guerra mundial.
Já ocorreram enfrentamentos em que participaram direta e indiretamente mais veículos. Quanto a Jarkov, creio tratar-se de Kharkov (na Ucrania) e aí ocorreram várias batalhas.
Quanto à inferioridade qualitativa dos alemães, isso é um mito. Os próprios russos afirmavam muito claramente que a superioridade técnica estava do lado dos alemães, cujos equipamentos militares pareciam relojoaria comparada com os russos que eram como ferramentas agricolas.
Quando ocorreu a batalha de Kursk, o periodo de vantagem do T-34 já tinha passado. Aliás passou rapidamente. Não só todos os mais de 1000 T-34 mais antigos já tinham sido destruidos, como os alemães introduziram várias soluções de emergência.
Em 1943 em Kursk, já tinham sido introduzidas as saias laterais de proteção, já tinha sido introduzido o
Panzer-IV com canhão de 75mm (muito superior ao 76mm do T-34), a infantaria alemã já tinha armas anti-tanque de 75mm (para substituir as de 37mm de 1941)
Em Kursk foram experimentados os
Stuka Ju-87G , equipados com dois canhões de 37mm, que na altura estavam a começar a sair das fábricas. Eles foram um sucesso da capacidade alemã para desenvolver e adaptar aviões mas não tiveram nenhuma intervenção que tivesse tido influência na batalha. Aliás como o
PzKpfw-V ou «Panther» que também foi apressado para essa batalha, resultando num fracasso por causa dos problemas de desenvolvimento ainda serem muitos.
A verdade é que os carros alemães eram presa fácil para os T-34,ao ponto de
resistirem aos canhões de 37 mm e igualmente aos de 50 mm,só sendo destruídos pelo canhão FLAK 88
Carlos Rendel -> você está a misturar datas muito diferentes. A frase anterior refere-se à operação Barbarossa (1941) e não a Kursk (1943).
Na verdade, em 1941 os carros alemães não eram presa fácil para os russos por uma razão simples:
Muitos dos T-34 estavam equipados com munição explosiva, porque os tanques russos era suposto apoiarem a infantaria. Por isso eles não podiam realmente destruir os tanques alemães assim tão eficientemente.
Já os canhões de 37mm e de 50mm de facto não conseguiam perfurar a blindagem dos T-34. Na verdade de frente, os 37mm também não podiam perfurar a blindagem dos
tanques leves T-26 e dos
tanques rápidos BT-7.
só sendo destruídos pelo canhão FLAK 88,anti
aéreo ,descoberto por acaso que era tão bom a abater aviões ou a destruir blindados
Carlos Rendel, você desculpe, mas onde foi buscar isto?
Os canhões de 88mm foram considerados como sistema secundário para abater tanques logo em 1940 aquando da invasão da França.
A primeira grande surpresa desagradaval dos alemães em termos de tanques não foram os russos, foram os franceses.
Os tanques franceses tinham motor e mecanica inferior aos alemães mas superavam-nos claramente em blindagem e acima de tudo em armamento.
Os alemães invadiram a França com o carro médio
Panzer III ausf.E com canhão de 37mm e com o carro da Skoda
Lt vz.35 com o mesmo armamento. Além disso eles baseavam-se nos
Panzer II armados com um canhão de 20mm.
Pela frente eles encontraram um maior numero de tanques leves franceses (armados com canhão de 37mm) como o
Hotchkiss H-35 e também os
Somua S-35 , que eram os tanques médios, os quais estavam armados com um canhão de 47mm (superior ao de qualquer tanque alemão).
Esperando surpresas desagradaveis os alemães tinham a postos um pequeno numero de viaturas pesadas de transporte que receberam o canhão anti-aéreo de 88mm. Estar armas foram construidas para as eventuais surpresas desagradáveis.
E foram muitas. Os carros pesados
Char B1.bis Char B1.bis eram demasiado poderosos e mesmo os tanques ingleses
http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=306Matilda-II, muito mais pequenos mas poderosamente blindados, eram demasiado blindados para o armamento anti-tanque dos alemães.
Os alemães não descobriram na Russia que podiam utilizar o 88mm contra os T-34 em 1941. Isso aconteceu logo em 1937 na guerra civil de Espanha.
É por isso que em 1940 os Os alemães levaram para França
um SdKfz-9 equipado com canhão de 88mm .
Veja a imagem quase no fim da ficha, que mostra como era o veículo.