locais de combate,forças em presença,armamento,clima,aliados e adversários,moral das tropas,
acessos aos locais de combate,munições,logística
Alemanha: Von Bock (que comandou um army group na união soviética, tal e qual como Von Manstein, as suas capacidades, pouco ou nada podiam fazer frente á União Soviética com armamento e números superiores). (ERWIN ROMMEL) - Para mim o melhor da alemanha, tinha poucos tanques e soldados no seu AFRIKA KORPS, valeu as suas tácticas, levava a entender aos aliados que tinha muitos tanques do que os últimos esperavam, com os tais Tanques falsos, de madeira e montados em Volkswagens.
(Kesselring) - Chefe do estado-maior da Luftwaffe, uns dos pioneiros da Bilkztrieg, ele que defendia (o que os US MARINES AGORA DEFENDEM), que os aviões da Força Aérea deviam apoiar com prioridade as forças terrestres, mas teve um erro que não devia ter sido cometido, não investiram no poderio dos bombardeiros estratégicos que poderia ser crucial).
Japão (Tojo que chegou a ser primeiro-ministro, juntamente com os generais e almirantes planearam o ataque ao PEARL HARBOR), Isoroku Yamamoto (o comandante das Marinha Imperial Japonesa, apesar dos números inferiores e dos navios em desvantagem e com poucos porta-aviões ainda consegiu muitas vitórias frente ao EUA no pacífico).
EUA General Patton, comandante das Forças Americanas no Ocidente, um grande general, usava tácticas e estratégias (do Alexandre Magno me consta), levou a alemanha ao colapso e não invadiu Berlim devido a razões políticas (muitos acreditavam que era uma perda de tempo, já que berlin ficava sobre a influência da USRR após a guerra).
Nitmiz (o almirante comandante das Forças Americanas Navais no Pacífico, sozinhos contra os japoneses, destrui toda a marinha japonesa com os seus poucos porta-aviões).
General McArthur o grande general americano, com a sua estratégia leapfrogging, ele estava presente lado a lado as seus soldados, levantava muito a moral dos soldados, sofreu muito, ele sozinhou liberou as ilhas do pacífico e liberou as filipinas.
General Dwight Eisenhower (Comandante das Forças Expedicionárias Aliadas) - não é qualquer um que ocupa este cargo, com certeza um dos generais espetáculos.
RU/UK - Temos o general Bernard Montogomery que comandou as forças britânicas e commonwealth no deserto de áfrica frente ao Rommel.
Vice Marechal da R.A.F. Keith Park, que foi o comandante das forças aéreas que estiveram na batalha de inglaterra, foi uma das grandes reviravoltas da 2ªGM.
USRR Zukhov, sem dúvida, o melhor, organizou um exército e levou a cabo um cerco ao 6TH Army, que morreu de fome, frio, e mortos sem piedade ás mãos dos soviéticos, mas claro como já foi referido, os Soviéticos eram muito patrióticos, grande das suas mortes foram por desertação e conseguinte execução dos comissãrios e dos pelotões de fuziliamento, os soviéticos só ganhavam com números superiores e não as suas tácticas.
Os Japoneses começaram a aparvalhar, BANZAI ATTACK!, KAMIKAZE! e nas batalhas de IWO JIMA e em OKINAWA em vez de combater os americanos, matavam-se com as suas próprias granadas, enfim, é por isso que as mortes em quase todas as batalhas eram aos milhares, caso não houvesse esse desespero (os aliados tinham as suas tácticas bem concebidas), não haveria grande itensidade e não haveria mortes aos milhares.