Penso que a Alemanha tinha os melhores pilotos de caça do mundo ate 1942 a partir 1943/44/45 a qualidade desses mesmos pilotos caiu bastante devido aos bombardeiros aliados.
A Alemanha tinha uma marinha essencialmente constituida por u-boats, para atacar os navios da royal tinha o junker 87 e o me-110, usavam tambem os bombardeiros he-111 e o ju-88, mas na maioria das vezes eram estes 2 avioes que referi em 1º lugar!!
O exercito era forte devido aos oficiais, os soldados sem eles não valiam nada, não tinham autonomia!!
Para a batalha de inglaterra a luftwaffe não estava equipada para tal, pois não tinha bombardeiros estrategicos, tinha caças com pouco alcanse falando do me-109, o me-110 era mais um caça-bombardeiro, fraco no combate aereo contra hurricanes e spitfires!!
O caça que podia fazer escolta com um alcance 1100km feito em 1935/1936 foi abandonado e substituído pelo me-109 construido no final de 1936, podia de facto serem usados os dois, pois era um caça adorado pelos pilotos na guerra civil espanhola, o caça que estou a falar é o he-112; ate 1940 podia ter sofrido actualizações e estar ao nível do me-109 ou superior.
http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/aero/aero.htmFalando dos bombardeiros estrategicos a luftwaffe em 1936 construiu de facto bombardeiros estrategicos primeiro que todas as forças aereas, mas o general que defendia a teoria dos bombardeiros estrategicos morreu num acidente aereo morrendo com ele a possibilidade de a alemanha ter bombardeiros estrategicos, esses projectos foram abandonados, devido a opiniao dos outros generais da força aerea que devia dar apoio ao exercito, surgiram bombardeiros taticos he-111, ju-88, o bombardeiro de mergulho ju-87 e o caça bi-motor me-110.
A Alemanha só recorreu a novos projectos como me-262,ta-152 melhor caça a pistão do mundo, he-162,he-180, o primeiro bombardeiro a jato invísivel ao radar,etc quando já estava com a derrota eminente, com isso estes projectos que podiam reverter a batalha aérea na Europa não o poderam fazer!!
Se tivessem investido em novos aviões para substituir aqueles que estavam em uso nos primeiros anos da guerra, tinham entrado ao serviço mais cedo produzido em maiores quantidades e tinham dado a vitoria há Alemanha!!
A Alemanha tinha o melhor navio de batalha do mundo na ww2, o Bismark, mas andava sozinho e isso foi o motivo para a sua destruição; estava também outro igual ao Bismark e outros cruzadores em produção; se tivessem esperado que todos os cruzadores e navios da classe birsmarka tivessem cosntruidos e enviados ao mar em conjunto podia ser uma frota temível para os aliados!!!
Relativamente a tanques a Alemanha tinha também o melhor tanque o Tiger em pouca quantidade, contra muitos sherman e t-34 russos; tinham tambem a melhor espingarda semi-automatica que só veria entrar em uso em 1944 , tarde para virar o curso da guerra!!
Tinham também os primeiros mísseis balísticos do mundo o v1 e v2!!
Podemos concluir que a Alemanha perdeu a guerra devido a Hitler e sua confiança que em 1940/1041 estava ganha, a luftwaffe n ter como líder um verdadeiro estrategista militar mas antes um as da ww1, má gestao dos recursos, má liderança em termos de capacidade estratégia de guerra, ao numeroso exército aliado, grandes números de recursos humanos e materiais que os aliados tinham!!