Quem quer que analisasse o teor das intervenções pessoais e a obra escrita de Hitler a partir de 1935,
não teria muitas dúvidas que o objectivo último da eventual guerra seria a conquista de "espaço vital"
á custa da União Soviética.Foram anos de preparação teórica,já que estava tudo no papel,e daí não
podia saír em conformidade com os termos do Tratado de Versailles.
O Estado Maior do Exército estava sériamente preocupado com a insuficiência dos carros de comba-
te alemães na Guerra Civil de Espanha,face aos modelos soviéticos T-26B e sobretudo o BT-5 o carro
de combate mais evoluído ao tempo,e contra este o PKW 1 e o Fiat-Ansaldo CV 33 e 35 eram presa
fácil.
Neste contexto foi convocado o eng. mec. Ferdinand Porsche,o pai do Volkswagen,a quem Hitler
encomendou o panzer perfeito.O engenheiro só sabia fazer carros,mas acatou,disciplinadamente o
encargo e deitou mãos à obra.O caderno de encargos era deveras exigente e Porsche cumpriu o
que estava preceituado.
A partir de 1942 estava um protótipo construído,pronto para qualquer experiência,só havia que o
testar perante um grupo de jornalistas e militares,além das altas patentes. Ia vêr-se ao vivo o
projecto MAUS (Rato).
Com um peso de 190 toneladas e um motor Daimler-Benz de 1 500 cavalos,era anfíbio e podia
deslocar-se a uma profundidade máxima de 12 metros (nunca testada) e uma blindagem frontal
de 30 cm.(?!) O monstro,no entanto,também tinha defeitos,como se comprovou:a velocidade má-
xima não excedia os 20 Km. à hora,rebentou os pavimentos onde passou,fez chegar aos limites a
estrutura das pontes,e,se chovesse atascava ficando logo fora de combate.Como se isto fôra pouco
o motor bramia com tal violência que as casas das redondezas ficaram sem vidros.Apesar de tudo
ainda se construíram mais oito exemplares,nunca testados em combate,e,de seguida foi congelado
o assunto.Definitivamente. C.R.