Finalmente chegaram lá!!
Enquanto a esquerda dominar o parlamento e o governo, esqueçam qualquer investimento em defesa!
As chefias não andam a dormir e sabem disso há muito tempo.
Continuará a ser só o mínimo.
E nos últimos 20 anos, durante a vigência dos 2 Governos de maioria de Direita (2002-2005 Durão Barroso/Santana Lopes e Paulo Portas, e 2011-2015 Passos Coelho e Paulo Portas), o que houve de avanço ou investimento nas Forças Armadas? A compra de 2 submarinos em 2004 com a polémica que ainda hoje faz correr tinta, e a aquisição de 5 patrulhas desarmados à Dinamarca que não há maneira de estarem todos ao serviço? Ou os 25 mil efectivos se é que temos tantos assim actualmente?
Além disso não sejamos todos hipócritas: o que o idiota do BE disse (e foi só mesmo um soundbyte, nada mais), isto é, cancelamento da modernização das fragatas ou da compra dos KC-390, não é nada que não se fale por aqui quase diariamente, por isso não vamos por aí, e preservar os NPO prende-se obviamente com a questão de salvaguardar a indústria e postos de trabalho nacionais.
Atenção que não estou aqui a defender o campo A, B ou C, até porque isso faria com que entrássemos em discussões de cariz político perfeita e totalmente evitáveis, e com um desfecho previsível. Estou apenas a lembrar que as coisas não são assim tão lineares e que infelizmente a maioria de nós sofre por vezes de memória curta. Porque se julgam que quando PSD ou CDS voltarem de novo ao poder (porque voltarão) farão diferente estão redondamente enganados pois são alimentados pelos mesmos interesses da Esquerda que agora se acusa de ser a principal força de bloqueio e culpada do estado das Forças Armadas.
Se analisarmos desde o ano 2000:
-Ano 2000/2001, ano da famosa reportagem da RTP " O adeus as armas", aonde se demonstrava com imagens e testemunhos o estado a que as FA chegaram, com equipamentos podres e navios na doca por falta de dinheiro para combustível ( hoje em dia grande parte dos navios é a mesma);
Em 2002, com a entrada de Paulo Portas, fez-se a revisão da LPM, e fomos aos EUA a procura de material em 2º mão, resultado:
-EUA ofereceram a FFG-12 e FFG-14, as fragatas "Perry" e mais equipamento de menor vulto para o Exército e os 9 UH-60A ( após cancelamento do EC-635);
-Cancelamento do A-400M para se ir comprar C-130J, resultado ? (Nem A-400, nem C-130J);
-A única aquisição de louvar foram os 2 U-214, tendo-se reduzido de 3 para 2, fazendo o Paulo Portas muito festa em relação a isso;
:::::::::
2005-Governo PS ( Sócrates)
-Falecido Luís Amado (que Deus tem), comprou os C-295, devendo ter entrado novamente no programa A-400M, deixando a substituição dos C-130 adiada mais uma vez, entrentanto a "veia" atlanticista de Portas foi substituida pela europeísta convicta, de Amado e Sócrates ( este último sempre ausente dos meios militares, para não gastar a sua imagem, e ser associada a "gastos e despesas" com armas",depois disto, Amado sai de cena e entra Severiano Teixeira, mais um europeísta, mas que não nos insere de novo no A-400M.
Teve o bom acto de comprar os 37 LEO2A6, e as 2 "M" a Holanda, sobretudo depois dos M-60 avariarem no desfile do 10 de Junho no Porto, tendo sido vergonhoso, a meu ver e conjuntamente com os 2 SSG, foram as compras de índole militar mais importantes, não tendo vindo o que na altura se cogitou, que eram 6 AH-64D da Holanda.
Posteriormente, Severiano sai de cena e entra Santos Silva, que teve a boa ideia de comprar os 5 P-3C a Holanda, pois os nossos 6 P-3P estavam a cair de podres, sendo que o SLEP ou a modernização iria custar bem mais.
Depois disto, entrou a "crise" em 2008, e foi tudo adiado/cancelado,(HAVENDO SEMPRE OUTRAS PRIORIDADES, BANCOS, PPP, FUNDAÇÕES E TACHOS) que fizeram adiar o reequipamento.
Com a vinda de Passos Coelho e Aguiar Branco ( esse expert em defesa), cancelou-se o NH-90 e o UALE ficou a morrer em agonia, ficando os hélis médios em stand-by, de resto compraram-se os Tejo, desarmados, apesar de poderem levar peças de 76 mm ou até Harpoon.
Com a vinda de Costa em 2015 e o Ministro de Tancos, nada de mais foi feito, a não ser o GLORIOSO KC-390, que não sendo uma plataforma testada, vai ser "comida" pela FAP sem apelo nem agravo, tendo vindo também os Koalitas ( uma espécie de faz tudo, em versão heli) em nº de 5, fazendo-se a substituição da G-3 ( 40 anos depois) pela SCAR e fazendo a PROMESSA da construção do LPD e AOR em Portugal.
Façam vocês a análise, por muito que me custe, foi Severiano Teixeira que ainda fez algo de útil pelas FA em termos militares, assim como Paulo Portas, o resto foi para enganar o pagode.
A-400MNH-90
EC-635
LPD
AOR
CL-415 ( sim, porque esta gente defende o duplo uso das FA, mas não lhes dá meios eficazes para isto, no caso dos fogos florestais, pelo contrário, dizem que o KC-390 irá resolver o assunto) !
M-777A2PANDUR (finalização do programa)PANDUR (Fuzileiros)+3 LYNX Mísseis SPIKESubstituto do Alpha-JetAIM-9X +ARMAS INTELIGENTES
Agora como cidadão e pagante de impostos, gostava de saber aonde anda o dinheiro das LPM, foi para financiar as missões lá fora ?