O que é que esses MARME fazem? É uma divisão da FAP encarregue na gestão do armamento ou algo género?
MARME significa Mecânico de ARMamento e Equipamento, é a especialidade dentro da FAP encarregue, entre outras atividades de âmbito militar, de efectuar o aprontamento e manutenção do armamento terrestre e aéreo, bem como dos equipamentos de voo, sobrevivência e salvamento. Daí a sua alcunha de "Metralhas".

Julgo que seja a primeira vez que vejo essa configuração (2 AMRAAM e 4 Sidewinder) nos nossos F-16. Também não me admirava que não fosse ao contrário (4 AMRAAM e 2 Sidewinder) pelo número dos mísseis BVR ser baixíssimo no nosso arsenal...
De notar que, além da já sabida ausência do Maverick, a total ausência de qualquer tipo de míssil para alvos em terra e/ou superfície (JASSM, HARM, Delilah) ou bombas "planadoras" como a JSOW e SDB.
Foi só para o boneco, uma prenda dos MARME para os camaradas que compareceram ao encontro. O que mostra é a potencialidade bélica do F-16 que em Portugal nem sempre é completamente explorada, por uma razão ou outra. É preferível fazer QRA(I) com 2 Sidewinder e canhão do que levar também um par de AIM-120 não vá aparecer por aí outra vez um qualquer Bear russo escoltado por Flankers.

Em relação à ausência de mísseis ar-solo no nosso arsenal, segue a tendência norte-americana que neste momento apenas emprega o HARM, por exemplo. Ganharíamos bastante com mais munições gravíticas inteligentes, sobretudo para operações marítimas, e mesmo a aquisição do APKWS, no entanto pouco ou nada se sabe quanto a eventuais aquisições de armamento para os planeados próximos 10 a 15 anos de operação.