Projecto Embraer KC-390

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Crypter

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #405 em: Abril 28, 2015, 12:31:05 pm »
Citação de: "Luso"
Uma pergunta:

Porque é que o Governo Português opta por investir no desenvolvimento de tecnologia de empresas estrangeiras, envolvendo-se em riscos desnecessários?
O que se ganha com isso efectivamente, conhecendo-se o modo como esse mesmo Estado se faz respeitar quando há necessidade de fazer cumprir contratos (contrapartidas, etc)?
Isto do C-390 é mais uma daquelas PPP, não será?
Certamente estarei a constatar o que é óbvio para muitos, mas há coisas que, dada a sua natureza, tenho particular dificuldade em aceitar.

Já disse o mesmo!!

Isto é muito simples.. Eu tenho uma pequena empresa com 28 funcionários. O Governo que me DÊ 64 milhões de euros a ver e não aumento para 300 e picos e com imensa criação de riqueza na zona onde estou implementado...

Enfim.
 

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Get_It

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #406 em: Abril 28, 2015, 06:55:22 pm »
Sem falar nos fundos que vêm para os centros de investigação e que tanto emprego dão a investigadores como a professores universitários (que não fazem quase nada nos projectos). E não se esqueçam também dos contratos de consultadoria e formação que certamente têm de ir para alguém...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #407 em: Abril 29, 2015, 04:00:10 pm »
http://www.defesaaereanaval.com.br/kc-390-podera-voar-ja-em-2016/?print=pdf
Citar

O certificado é uma garantia da segurança de operação da aeronave e do cumprimento dos requisitos de
projeto.


O diretor do IFI estima que o desenvolvimento do KC-390 tenha um consumo da ordem de 16 milhões de homem/hora num prazo de
oito anos. O certificado de tipo para a plataforma básica do KC-390, também conhecida como Green, e que será emitido pela Anac, está
previsto para sair no primeiro semestre de 2016.


Cumprimentos
« Última modificação: Abril 29, 2015, 08:40:18 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #409 em: Abril 29, 2015, 04:50:13 pm »
Citação de: "Colares"
Com certeza absoluta esse aí tem 19 toneladas de carga a bordo, não é mesmo???

kkkk

Mas afinal o C-130 consegue ou não? Primeiro dizem que não, agora que viram que sim já dá mas com menos peso?! Em que ficamos?

E já agora, deixo um link onde pode ver onde se utiliza esse tipo de aterragens:

http://www.operacional.pt/exercicio-%E2 ... -santarem/
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Edu

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #410 em: Abril 29, 2015, 10:34:38 pm »
Citação de: "Colares"
Citar
Colares"]Falam como se a diferença fosse muito grande, aliás, como bem assinalou Paulo Gastão, o KC-390 tem a capacidade de parada em pistas mais curtas que o C-130, não tenho certeza, mas creio que é pelo reverso nos motores, coisa que o Hércules não possui.

Fica para a posteridade...

Quem disse isso foi Paulo Gastão, simplesmente ele é o brasileiro que chefia todo o projeto do KC-390, ou sabes mais do que ele também? Não posso fazer nada.

Se o individuo que chefia o projecto do KC-390 diz uma coisa dessas, então temo verdadeiramente pelo futuro do KC-390.

Mas quase aposto que tenha sido mais uma das suas já habituais confusões e mal interpretações (isto só para não dizer aldrabada).
 

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Luso

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #411 em: Abril 29, 2015, 11:06:12 pm »
Citação de: "Edu"
Se o individuo que chefia o projecto do KC-390 diz uma coisa dessas, então temo verdadeiramente pelo futuro do KC-390.

- Ui, ui!  :shock:
É mesmo como dizes, Edu!

Queres ver que a Embraer encontrou a mesma mina que os americanos descobriram com aqueles projectos milionários que acabam cancelados?
Temo que ande por aí gestor de aviário e não gente de tarimba: alguém consegue o CV dele?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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night_runner

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #412 em: Abril 30, 2015, 12:58:51 am »
Bem, parece que está difícil. Vou repetir mais uma vez e depois desisto.

Falta o link dessas fontes camarada
 

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Nitrobasalt

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #413 em: Abril 30, 2015, 09:14:49 am »
http://www.valor.com.br/empresas/401472 ... da-embraer
e
http://www.cavok.com.br/blog/portugal-e ... a-embraer/

"NOTA DO EDITOR: Apesar de não informado no artigo, tudo leva a crer que a oferta americana envolva aeronaves C-17 usadas, dos estoques da USAF, onde foram adquiridas em grandes números (223 unidades), muito acima da real necessidade da força, o que permite aos EUA ofertarem a aeronave com valores bastante atrativos. Além disso, a Boeing já não dispõe de 6 aeronaves novas para venda, haja vista a linha de montagem do C-17 será encerrada nos próximos meses, com as aeronaves remanescentes, em seu estágio final de produção, praticamente já negociadas; isso sem mencionar o valor proibitivo, para a realidade  econômica portuguesa, de uma aeronave nova."


A mais de uma decada num forum um gajo falava de uma oferta parecida...
http://www.airliners.net/aviation-forum ... ain/14701/
2003... Naquela altura nunca tive um computador, nem seque mexer num eu sabia...
 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #414 em: Abril 30, 2015, 09:39:42 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/04/29/ministro-diz-que-divida-do-governo-com-a-embraer-e-de-r-500-milhoes/
Citar
Em visita nesta terça-feira (28) ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, o ministro da Defesa, Jacques Wagner, falou da dívida do governo com a Embraer, que chega a R$ 500 milhões, e sobre os cortes no orçamento do setor e da situação da Avibras, fabricante de material bélico instalada no Vale do Paraíba.

Segundo ele, apesar dos cortes orçamentários anunciados pelo governo em março, os projetos no setor não devem ser afetados. “Os projetos que são estratégicos para o Brasil podem até diminuir a velocidade, mas não podemos permitir a descontinuidade. Nós estamos brigando com o Planejamento e a Fazenda”, afirmou durante a entrevista coletiva.

Sobre a dívida do governo com a Embraer, no desenvolvimento do cargueiro KC-390, ele disse que o débito é de R$ 500 milhões. Segundo o ministro, já foram repassados para a Embraer aproximadamente R$ 140 milhões e a dívida ainda é de R$ 500 milhões. “Estamos em um ano de restrição, mas [o KC-390] está em nossa prioridade de orçamento”, afirmou o ministro.

Avibras
Sobre a Avibras, que enfrentou uma crise no começo deste ano com salários atrasados e paralisação da produção, o ministro comentou que a empresa está na agenda da pasta.

Em março, o presidente da empresa, Sami Hassuani, informou que havia pedido empréstimos emergenciais para equilibrar as finanças. “A Avibras está em nossa agenda e seguramente vamos encontrar uma saída compartilhada com ela, para que possa ter vida longa”, afirmou Jacques Wagner.


Sobre o contrato com um país do Oriente Médio, o presidente da Avibras informou que os valores são mantidos sob sigilo.



Cumprimentos
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dc

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #415 em: Abril 30, 2015, 04:15:17 pm »
Há aqui uma coisa que não me entra bem na cabeça... Porque raio é que há essa suposta "expectativa de escolher um vencedor até ao fim de Maio"? Não faz qualquer sentido, pois em primeiro lugar não há concurso nenhum, segundo ainda estão para ser apresentadas quaisquer propostas, e não faz sentido ter essa "expectativa" quando o próprio governo já disse que se ia modernizar os C-130... A unica hipótese que vejo plausível é que se tenha até ao fim de maio para escolher um vencedor para a modernização dos C-130.

E aqui fica um comentário do autor do artigo na Cavok Brasil:
Citar
Não estão armazenados, Pedro...

As 223 aeronaves estão na ativa e são mantidas por suas respectivas unidades. Ocorre que essa é uma prática normal dos EUA, onde eles oferecem certos tipos de equipamentos à aliados com valor estratégico.

Digamos assim... Portugal compraria os C-17 por um valor bastante atrativo, receberia de bônus a atualização em seus C-130, e receberia também a adequação em uma Base Aérea (onde provavelmente os C-17 estariam implantados). Justamente para não existir o argumento de que Portugal não pode manter as aeronaves, o Tio Sam, seguramente, vai recorrer a outro recurso que é muito usado, provendo apoio logístico e financeiro para manter os C-17. Geralmente, quando o Tio Sam parte para ofertar algo do tipo, as ofertas são generosas.

Basicamente, com os C-17, Portugal assumiria papeis na OTAN que hoje são desempenhados pelos próprios americanos. Ocorre que, falando o bom português, é mais barato "pagar" para a FAP fazer isso do que manter a USAF encarregada dessas atribuições, por razões óbvias.
Para Portugal é um grande negócio!

Vou discordar da grande maioria dos leitores que acha que porque partes do KC-390 são produzidas em Portugal, o país é "obrigado" a comprar a aeronave. Concordo que é desejável que isso ocorra, entretanto os investimentos da Embraer em Évora tem uma razão estratégica que independe da eventual aquisição do KC-390 por aquele país. Por mais duro, e até injusto, que isso possa soar aos brasileiros, os empregos já são gerados e continuarão sendo gerados, em Portugal, da mesma forma, independente da FAP vir a adquirir 6 unidades da aeronave.

Para Embraer, os investimentos em Évora foram feitos com o objetivo de permitir à empresa um fácil e viável acesso à Comunidade Europeia (existe muita coisa publicada na net sobre o tema, sugiro que pesquisem). O KC-390 é apenas um de seus projetos, bastante promissor, mas continua sendo um projeto. Ao contrário, independente, repito, da eventual venda dos KC-390 à FAP, os E-Jet, sim, são a "joia da coroa", e foi com essa visão que a Embraer se instalou lá, haja vista a empresa tenciona produzir os jatos E2 em Portugal, com o apoio dos fundos europeus. Se vai dar certo, ou não, já é outra argumentação. Os objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa, entretanto, são esses. A venda de seis unidades do KC-390, nesse caso específico, é um detalhe de pouca relevância.


Volto a dizer, torço que a Embraer obtenha sucesso na negociação dos KC-390 com Portugal, entretanto os investimentos em Évora e os empregos ali gerados para os portugueses transcendem a esse negócio.

Caso Portugal opte pela aquisição do KC-390, seguramente será um gesto de boa vontade, além de que, nessa fase inicial, não deixa de ser um impulso ao projeto. Mas, repito, todo esse cenário precisa ser analisado sob um prisma mais amplo.

E neste comentário, uma pessoa do Brasil, veio mostrar as verdadeiras intenções da Embraer, tal como foi dito aqui inúmeras vezes por vários foristas... Agora talvez percebam de uma vez por todas que Portugal não é obrigado a comprar nada.
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #416 em: Abril 30, 2015, 06:32:33 pm »
Há muita gente no Brasil com bom senso e que emite opiniões bem estruturadas e fundamentadas, que são capazes de criticar as decisões das forças armadas brasileiras quando as mesmas não têm lógica.

Infelizmente a nós não nos calharam esse tipo de comentadores no nosso fórum. É pena, podia ser gerada um excelente debate de ideias bem fundamentadas.
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #417 em: Abril 30, 2015, 06:35:32 pm »
Citar
E neste comentário, uma pessoa do Brasil, veio mostrar as verdadeiras intenções da Embraer, tal como foi dito aqui inúmeras vezes por vários foristas... Agora talvez percebam de uma vez por todas que Portugal não é obrigado a comprar nada.

É simples. Não comprem. c34x
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #418 em: Abril 30, 2015, 07:22:24 pm »
http://leehamnews.com/2014/10/13/embraers-big-bet-on-its-largest-airplane-yet/
Citar

The airplane, with a fuselage cross-section the size of the Boeing 767, challenges the Lockheed Martin C-130, a venerable aircraft that has been updated throughout the decades since it first entered service in 1956. Despite this modernization, Embraer believes the time has come for a modern design and a multi-mission capability that far surpasses that of the C-130, with higher productivity of a jet aircraft vs a four-engine turbo-prop.
Alexandre De Pol Fernandes, Program manager KC-390, told Leeham News and Comment (LNC) that the airplane, which was contracted with an order for 28 in 2009, will replace aging C-130s and the de Havilland DHC-5 Buffalo. The Brazilian government is underwriting the development.

he drawing shows the KC-390 compared to the larger Airbus A400M and the equal size Super Hercules (C-130J-30):

KC-390 has virtually the same payload capability as the C-130. The flat cargo bay area is shorter than the Super Hercules but this is compensated by a ramp area which is considerably longer (5.8m versus 3.1m) and at shallower angle. The KC-390 can carry seven pallets or 80 troops, or 66 paratroopers, or 74 litters plus attendants and medical support equipment, or three Humvees, or one Blackhawk chopper or one LAV25 combat vehicle.

While the number of planes ordered by Brazil is 28, small by commonly thought of Western standards (the USAF plans to buy 179 Boeing KC-46A tankers),  Fernandes points out that the Brazilian Air Force overall is small. A single US aircraft carrier carries more fighters than the Brazilian AF has. Still, there are an additional 32 KC-390s ordered by Chile, Portugal and others. Embraer sees a potential global demand of 728 airplanes from 77 countries, excluding the US, Europe, Russia and China. EMB assumes the US and Europe will likely opt for locally developed airplanes, and Russia and China present all kinds of political and legal issues, including ITAR compliance for US technology on the KC-390.

Technology
The aircraft is built in aluminum in a high wing two-engine layout, using the IAE V2500-E5 turbofan at 29.000 lbf thrust, originally developed for Airbus A320. Landing gear is designed to operate from gravel air strips.

Reliability and maintainability
Embraer is designing the KC-390 to have a mission reliability of 95%. Service strategy is similar to the company’s E-jets with A checks every 600FH or 12 months and C checks at 6000FH, 3000 Flight Cycles or 60 months, whichever comes first. A C check shall take 10 days to perform.
Mais um interessante artigo sobre o Kc390, não oriundo do Brasil, e que refere e atesta muito do que os Portugueses têm dito por aqui, a propósito do aparelho. Desde questões como as dimensões, passando pela ideia da Embraer de substituir o C130, acabando na ideia estranha de um potencial de 728 aviões para 77 países, excluindo a Rússia, China, Europa e EUA, à muita matéria em interrogação, outra questionável e certamente que algumas certezas. :wink:

Citar
KC-390 cockpit mock-up. Picture: Embraer

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Johnnie

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #419 em: Abril 30, 2015, 07:54:59 pm »
Mais um troll  :roll:
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