Não provou nada, me desculpe, mas não provou absolutamente nada do que disse.
Se eu disser por exemplo que se o banco central de um país aumentar a quantidade de moeda em circulação na economia, isso vai resultar em aumento de preços, a maioria das pessoas entende, muito dinheiro circulando, um leigo sabe que gera aumento de preços, mas isso para um economista não basta, ele tem que provar, algo como esta pequena igualdade:
m.v = p.y Também conhecida como equação quantitativa da moeda é a prova científica do que se conhece na prática.
Terias algum link onde eu possa me inteirar melhor sobre suas afirmativas? confesso que me interessei e quero conhecer melhor sobre o tema, porque minha percepção empírica é de que um 737-800 da Gol acelera na pista muito mais rápido que um C130 da FAB.
Meus protestos de estima e consideração.
Vamos lá a ver se me consigo fazer entender...
Quanto à parte de ingestão de objectos estranhos penso que estamos todos de acordo que um motor turbofan tem muito mais hipoteses de ser danificado por esse motivo.
Relativamente às suas percepções elas têm pouca validade cientifica, e não sei como pode vir para aqui argumentar que um motor turbofan acelera ou não mais rapido que um turboprop só porque a si lhe parece que o 737 da Gol acelera mais rapido que o C-130 da FAB. A aceleração de uma aeronave não depende só do motor, depende também da massa da mesma. E depende também se o piloto acelera a fundo ou não. Acontece que o C-130 precisa de muito menos velocidade para descolar que um 737, dessa forma parece-me compreensível que o piloto não precise de acelerar tanto para começar a subir. Um C-130 vazio consegue descolar em 200 metros de pista, nenhum 737 faz isso.
Relativamente à tracção, ela depende de variação da quantidade de momento que colocamos no ar que passa pelos motores. A variação da quantidade de momento depende de duas coisas, da variação da velocidade e da massa de ar que movemos.
Quando uma aeronave está parada ou a pouca velocidade, a velocidade relativa do ar é baixa, assim mesmo sem imprimir uma velocidade muito elevada no ar, já é possível produzir uma tracção, assim uma forma de aumentar a tracção passa por aumentar a massa de ar acelerada. Um turboprop acelera uma quantidade de ar muito maior que um turbofan, assim a baixas velocidades relativas do ar é vantajoso, pois com a mesma energia move mais ar. À medida que a velocidade relativa do ar aumenta para conseguir manter um diferencial de velocidades elevado a velocidade do ar movido pelo motor terá de ser maior, mas usando a mesma energia para acelerar mais o ar teremos de mover menos ar, e isso é o que faz o turbofan relativamente ao turboprop. O turbofan acelera menos ar a maior velocidade.
Assim é fácil de perceber que para o mesmo core (parte central do motor) uma versão turboprop produzirá maior tracção (de forma mais eficiente) a menores velocidades de voo perdendo mais tarde eficiencia e tracção para o turbofan quando a velocidade de voo é maior.
Assim penso que é facil de perceber porque o turboprop é mais indicado para aviões que querem descolar em pouca pista. Nestes casos quer-se o máximo de tracção possivel a menor velocidade.
Relativamente à aceleração do motor (à resposta): como expliquei atrás o turboprop funciona sempre à mesma velocidade de rotação independentemente da tracção que o piloto requer do mesmo. Assim quando o piloto quer passar de 50% de tracção para 100% de tracção o hélie aumenta o passo e passa imediatamente a dar mais tracção, é instantaneo. O motor terá depois de compensar o binário (torque) extra pela adição de mais combustível.
No turbofan não funciona assim. Quando o piloto quer aumentar a tracção de 50% para 100% o motor vai adicionar mais combustível, este acréscimo de combustível aumenta o binário no eixo, o que leva a um aumentar da rotação. Como a parte móvel ddo turbofan é bastante pesada e tem bastante inercia a rotação vai demorar algum tempo a chegar ao máximo, e só quando a velocidade rotação atingir o máximo o motor irá disponibilizar a tracção máxima.
Se quer perceber isto de forma empirica já deve ter reparado que quando vai lá nos 737 da Gol quando o piloto se faz à pista durante alguns segundos você ouve o motor a aumentar de regime. Não é instantâneo. É o tempo que o motor demora a passar de 20% de tracção para 100%.
Um turboprop permite assim aumentar a tracção muito mais rápido que um turbofan, isto é util quando se quer acelerar rapidamente numa pista curta e em mau estado.
Espero que desta vez consiga perceber a explicação.