Ao contrário do que tem sido afirmado até aqui, mesmo pela própria Embraer, o KC-390 não (pelo menos para mim) exactamente um sucessor do C-130. É uma aeronave diferente, com uma configuração e filosofia diferente, que vai ser melhor que o C-130 em alguns parametros e pior noutros.
Também quero referir aquilo que quanto a mim o KC-390 vai superiorizar o C-130:
- Mais capacidade de carga;
- Maior velocidade;
- Maior eficiência para voos a maior distância visto que pode voar mais alto onde o ar é mais rarefeito.
Desvantagens:
- Operação em locais sem aeroportos;
- Pistas curtas, e ou com mau piso, ou mesmo a sua não existência;
- Voos para maiores distâncias, visto que por agora o C-130 tem maior alcance. Mas tenho alguma dificuldade em compreender como uma aeronave com a configuração do KC-390 não consegue ter melhor alcance que o C-130...
Ou seja o KC-390 terá possibilidade de superiorizar o C-130 sempre que por exemplo a FAP quiser transportar material entre dois aeroportos com pistas com boas condições. Até mesmo para transportar militares para um teatro operacional será melhor pois o desgaste do pessoal será inferior visto que os voos terão menor duração.
Quando a FAP for obrigada a fazer transporte para regiões mais remotas, onde pode até nem haver uma pista o C-130 será superior e possivelmente não possível de substituir pelo KC-390.
O ideal, caso houvesse dinheiro, era ter as duas aeronaves. Mas nesse caso existem melhores opções ao KC-390 para fazer transporte entre localizações com melhores condições de pista, como é o caso C-17.