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Substituiçao dos F-16's

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Major Alvega

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5355 em: Outubro 27, 2025, 09:46:08 pm »
Oficial...
https://www.facebook.com/share/1BV9D5WBUo/

Tudo se emcaminha, para F-35A + Typhoon !
Sendo adquiridos 20 Typhoon, virá quase de certeza um pack Airbus, nomeadamente upgrade W do C-295, A-400M e A-330MRTT, e provável participação no Eurodrone....
Aguardemos.

Se essa for a opção. Eu que sou muito crítico.
Sem reparos a fazer. Tudo perfeito.
 

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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5356 em: Outubro 27, 2025, 09:47:50 pm »
Oficial...
https://www.facebook.com/share/1BV9D5WBUo/

Tudo se emcaminha, para F-35A + Typhoon !
Sendo adquiridos 20 Typhoon, virá quase de certeza um pack Airbus, nomeadamente upgrade W do C-295, A-400M e A-330MRTT, e provável participação no Eurodrone....
Aguardemos.
Isso seria ouro sobre azul, mas quero ver de onde viria dinheiro para isso tudo, especialmente se os Typhoon fossem novos (espero que não)… e para que é que nós queremos mais um tipo de avião de transporte? A-330MRTT (tb fazem transporte), A-400, KC-390, C-130, C-295 e LUS-222… 6 modelos diferentes... que fartura…  ::)

C-130H, serão apenas para os fogos e A-330 para AAR...LUS-222 um devaneio para dar o kick off a produção...
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5357 em: Outubro 27, 2025, 10:09:52 pm »
Oficial...
https://www.facebook.com/share/1BV9D5WBUo/

Tudo se emcaminha, para F-35A + Typhoon !
Sendo adquiridos 20 Typhoon, virá quase de certeza um pack Airbus, nomeadamente upgrade W do C-295, A-400M e A-330MRTT, e provável participação no Eurodrone....
Aguardemos.
Isso seria ouro sobre azul, mas quero ver de onde viria dinheiro para isso tudo, especialmente se os Typhoon fossem novos (espero que não)… e para que é que nós queremos mais um tipo de avião de transporte? A-330MRTT (tb fazem transporte), A-400, KC-390, C-130, C-295 e LUS-222… 6 modelos diferentes... que fartura…  ::)

C-130H, serão apenas para os fogos e A-330 para AAR...LUS-222 um devaneio para dar o kick off a produção...
Até aí tudo bem… não consigo é concordar com a A-400, um poço sem fundo de problemas de manutenção para cobrir uma necessidade que não existe… perfeito…
 
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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5358 em: Outubro 27, 2025, 10:48:06 pm »
Concordo inteiramente. Para que queremos tanto avião de transporte???

Transportes Aéreos Miltares:  para reforço das colónias e rendição das unidades de quadrícula  :mrgreen:

Mais a sério, a logística ganha a guerra. De que serve ter caças 5G e VCI Boxer se nem podemos levar peças sobressalentes e munições para as bases avançadas?
Para transporte das nossas 2 brigadas NATO para a frente de batalha. Para manter ligação entre as ilhas e continente. Para apoiar os 2 BIParas. Para levar equipamento de emergência num desastre natural a qualquer parte do país ou para o exterior.
 A capacidade airlift não foi identificada como ponto fraco dos países OTAN europeus? Temos que fazer o nosso contributo.  c56x1


« Última modificação: Outubro 27, 2025, 11:42:24 pm por Duarte »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5359 em: Outubro 27, 2025, 11:43:40 pm »
Porque é que os EF não podem ser novos?
Não percebo porque o F35 tem de ser e os EF não. Aliás,  a questão põe-se apenas no EF.
O EF novo e atualizado é o melhor meio para complementar o F35 ou ser o principal caça da FAP caso descartem esse modelo.
João Pereira
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5360 em: Outubro 27, 2025, 11:50:06 pm »
Já quanto a transportes,  a partir do momento que optamos pelo KC-390, não vejo interesse em meios próprios diferentes para maior.
Nesse caso, o melhor seria entrar num qualquer programa conjunto e partilhar meios.
Essa história do transportar blindados para as linhas da frente via aérea tem que se lhe diga.
A realidade mostra-nos esse transporte a ser realizado via terrestre (camião e comboio) ou marítima. Pontualmente ainda se entende, mas lá está,  para isso seria melhor partilhar meios.
João Pereira
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5361 em: Outubro 27, 2025, 11:56:27 pm »
Já quanto a transportes,  a partir do momento que optamos pelo KC-390, não vejo interesse em meios próprios diferentes para maior.
Nesse caso, o melhor seria entrar num qualquer programa conjunto e partilhar meios.
Essa história do transportar blindados para as linhas da frente via aérea tem que se lhe diga.
A realidade mostra-nos esse transporte a ser realizado via terrestre (camião e comboio) ou marítima. Pontualmente ainda se entende, mas lá está,  para isso seria melhor partilhar meios.
Têm que ser ambas, nada entrega mais rápido que um avião mas se fosse partilhado era melhor. Por falar em vias férreas estamos bem limitados nessa aérea. Mesmo com as obras feitas nas linhas desde 2020 continuamos só com 3 ligações a Espanha (Minho, Vilar Formoso e Elvas). A nova linha Évora Elvas vai ligar no mesmo corredor do caia é uma vulnerabilidade.   
« Última modificação: Hoje às 12:00:38 am por Ghidra »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5362 em: Hoje às 12:11:17 am »
Têm que ser ambas, nada entrega mais rápido que um avião mas se fosse partilhado era melhor. Por falar em vias férreas estamos bem limitados nessa aérea. Mesmo com as obras feitas nas linhas desde 2020 continuamos só com 3 ligações a Espanha (Minho, Vilar Formoso e Elvas). A nova linha Évora Elvas vai ligar no mesmo corredor do caia é uma vulnerabilidade.

Os meios pesados das brigadas irão por caminho de ferro, ou via marítima com certeza em muitos casos, mas quando é preciso um reação imediata e colocar forças no terreno rapidamente, é por via aérea.

Para reforçar os arquipélagos em caso de conflito ou situação de alerta, ou apoiar as ilhas em caso de desastre com rapidez, será por via aérea.
Quando são precisos, os meios nunca são de mais.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5363 em: Hoje às 12:33:53 am »
Porque é que os EF não podem ser novos?
Não percebo porque o F35 tem de ser e os EF não. Aliás,  a questão põe-se apenas no EF.
O EF novo e atualizado é o melhor meio para complementar o F35 ou ser o principal caça da FAP caso descartem esse modelo.
Porque se forem novos vão durar até 2070 e lá se vai o 6G… e eu quero mesmo que Portugal entre num programa 6G, preferivelmente o GCAP, que assenta que nem uma luva aos nossos requisitos… e porque se forem novos vão custar o dobro e é dinheiro que não vai dar para outra coisa…
 
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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5364 em: Hoje às 12:58:39 am »
Mas continuamos a não sair do mesmo registo...
Entendo,  mas ainda assim preferia tudo novo.
João Pereira
 

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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5365 em: Hoje às 01:06:28 am »
Concordo inteiramente. Para que queremos tanto avião de transporte???

Transportes Aéreos Miltares:  para reforço das colónias e rendição das unidades de quadrícula  :mrgreen:

Mais a sério, a logística ganha a guerra. De que serve ter caças 5G e VCI Boxer se nem podemos levar peças sobressalentes e munições para as bases avançadas?
Para transporte das nossas 2 brigadas NATO para a frente de batalha. Para manter ligação entre as ilhas e continente. Para apoiar os 2 BIParas. Para levar equipamento de emergência num desastre natural a qualquer parte do país ou para o exterior.
 A capacidade airlift não foi identificada como ponto fraco dos países OTAN europeus? Temos que fazer o nosso contributo.  c56x1

E a ser necessário esse aumento da capacidade de airlift é preciso fazê-lo com esta miríade de 6 modelos de aviões de transporte?? 
Logisticamente isso seria um pesadelo e depois parece-me 'muito transporte e pouco avião de combate'....
Cumprimentos,
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5366 em: Hoje às 01:33:45 am »
Mas continuamos a não sair do mesmo registo...
Entendo,  mas ainda assim preferia tudo novo.
A Turquia vai pagar £5.6 Bi ~ 6.4 Bi€ por 20 aviões novos (mais £2.6 Bi em armamento)… o bicho é mais caro que o F-35… a sério que queres ir por aí? Ou preferes usar esse dinheiro para comprar 20 F-35A por 4 Bi€ e 20 EF usados e modernizados com o resto? Além de que, como disse, se comprares tudo novo agora, podes dizer adeus à 6G em meados de 40..
« Última modificação: Hoje às 02:13:06 am por JohnM »
 
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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5367 em: Hoje às 02:01:24 am »

E a ser necessário esse aumento da capacidade de airlift é preciso fazê-lo com esta miríade de 6 modelos de aviões de transporte?? 
Logisticamente isso seria um pesadelo e depois parece-me 'muito transporte e pouco avião de combate'....

De acordo, acho muitos modelos também.. 3 ou 4 no máximo bastavam. A logística pode ganhar guerras, mas suster tanta frota diferente também torna-se um desafio logístico em si..

Os C-130 também devem ter quantas horas de voo restantes? Os H30 talvez durem um pouco de tempo mais. Compram-se mais 1 ou 2 KC no futuro para missões de transporte quando os C-130 estiverem prontos para a reforma ou se a sua função principal será apenas combate a fogos, compram mais Canadair.

Os LUS-222 podem substituir os Falcon para voos regionais VIP e transporte de orgãos. Na Europa andem na TAP ou RyanAir c56x1 ou arranjem um kit VIP para os C-295.  https://www.airbus.com/sites/g/files/jlcbta136/files/2023-04/TMMP0001_01_2023_C295%20Transport%20Brochure_ENG_Low.pdf
Dá para 6 VIPS e 24 assessores  :mrgreen:


Quanto a aviões de combate, eu queria 3 ou mesmo 4 esquadras como já chegamos a ter. Se vierem 2 de 20 cada, já será milagre. A FAP quer voltar a ter Esquadras de caça a 20 aviões? 14 é muito pouco suponho...

Introduzir um terceiro tipo de caça também será exagero.. quando chegar os 6G talvez possam ser 2 Esquadras, a operar com 1 de F-35?  :mrgreen:
Os tempos de recebermos 50 Alphajets, ou 70 G-91R3 e 26 G-91T3 já lá foram. Ninguém nos dá nada.
« Última modificação: Hoje às 04:30:37 am por Duarte »
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miguelbud

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