E a ser necessário esse aumento da capacidade de airlift é preciso fazê-lo com esta miríade de 6 modelos de aviões de transporte??
Logisticamente isso seria um pesadelo e depois parece-me 'muito transporte e pouco avião de combate'....
De acordo, acho muitos modelos também.. 3 ou 4 no máximo bastavam. A logística pode ganhar guerras, mas suster tanta frota diferente também torna-se um desafio logístico em si..
Os C-130 também devem ter quantas horas de voo restantes? Os H30 talvez durem um pouco de tempo mais. Compram-se mais 1 ou 2 KC no futuro para missões de transporte quando os C-130 estiverem prontos para a reforma ou se a sua função principal será apenas combate a fogos, compram mais Canadair.
Os LUS-222 podem substituir os Falcon para voos regionais VIP e transporte de orgãos. Na Europa andem na TAP ou RyanAir

ou arranjem um kit VIP para os C-295.
https://www.airbus.com/sites/g/files/jlcbta136/files/2023-04/TMMP0001_01_2023_C295%20Transport%20Brochure_ENG_Low.pdfDá para 6 VIPS e 24 assessores

Quanto a aviões de combate, eu queria 3 ou mesmo 4 esquadras como já chegamos a ter. Se vierem 2 de 20 cada, já será milagre. A FAP quer voltar a ter Esquadras de caça a 20 aviões? 14 é muito pouco suponho...
Introduzir um terceiro tipo de caça também será exagero.. quando chegar os 6G talvez possam ser 2 Esquadras, a operar com 1 de F-35?

Os tempos de recebermos 50 Alphajets, ou 70 G-91R3 e 26 G-91T3 já lá foram. Ninguém nos dá nada.