Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (2.9%)
F-35
60 (43.8%)
Rafale
21 (15.3%)
Gripen
35 (25.5%)
Eurofighter Typhoon
17 (12.4%)

Votos totais: 137

Substituiçao dos F-16's

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Falcão Ibérico

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5131 em: Setembro 29, 2025, 03:13:35 pm »
Entretanto a Alemanha, vai bazar do FCAS e unir-se ao GCAP...
Fontes? Isso seria sismico...

https://www.cavok.com.br/alemanha-pode-migrar-para-o-programa-tempest-do-reino-unido-em-meio-a-impasse-no-fcas-europeu
Obrigado pelo link, mas não adianta nenhuma informação que não tenha já sido partilhada aqui. O post do Subsea7, pelo contrário, parece escrito num tom bem mais definitivo, dí a minha pergunta, se há alguma novidade…
 

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P44

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5132 em: Setembro 29, 2025, 03:20:15 pm »
Mais preocupante é que o Gripen, sendo inferior ao Rafale, acabou por ganhar no Brasil, segundo consta, com recurso a métodos que também são bastante apreciados por cá.
É bem possível que voltem a aplicar a mesma receita.  A língua até é a mesma  ;D

E quem é que lhes ensinou a nobre arte?  ::)

Eu não me admirava nada que fosse o Gripas o escolhido, "contra tudo e contra todos"
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5133 em: Setembro 29, 2025, 03:41:16 pm »
Vão agora os GRIPEN versão 4 para a Ucrânia...
João Pereira
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5134 em: Setembro 29, 2025, 03:52:04 pm »
Mais preocupante é que o Gripen, sendo inferior ao Rafale, acabou por ganhar no Brasil, segundo consta, com recurso a métodos que também são bastante apreciados por cá.
É bem possível que voltem a aplicar a mesma receita.  A língua até é a mesma  ;D

E quem é que lhes ensinou a nobre arte?  ::)

Eu não me admirava nada que fosse o Gripas o escolhido, "contra tudo e contra todos"

Não terá necessariamente que ter sido por aí. A Embraer queria fabricar e participar no desenvolvimento do caça, o que foi mais fácil com os Suecos, até porque o NG precisava de um parceiro e de dinheiro. O Rafale estava desenvolvido e a Dassault até hoje tem a linha de montagem em França. Os Suecos meteram-na no Brasil.  ;)

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5135 em: Setembro 29, 2025, 04:03:33 pm »
Bom dia,
Como tenho vindo a referir tudo aponta para F-35A e Typhoon.
Mas...
Devido a política pode ser F-35A e Gripen E...

ou mesmo

F-35A e Rafale....

Existem muitas movimentações neste momento....

E não existe nenhuma movimentação de F-35 + F-35? É que isto de operar 2 caças distintos, sem reais vantagens operacionais ou de custos, não faz sentido nenhum. Ainda por cima se a dimensão das esquadras se revelar como sendo uma dúzia de aeronaves em cada.
 

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Galicia

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5136 em: Setembro 29, 2025, 04:09:08 pm »
E que tal uma frota mista?

Meia duzia de F-35, meia duzia de Eurofighters, meia duzia de Rafales, meia duzia de Gripens e meia duzia de F-16Vs?

Assim dispersávamos a dependência estratégia dos fornecedores e aumentávamos o âmbito de múltiplas tecnologias para o país.

Não compreendo como em mais de 340 páginas de discussão, ninguém avançou com esta ideia.
 

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5137 em: Setembro 29, 2025, 04:29:26 pm »
Entretanto a Alemanha, vai bazar do FCAS e unir-se ao GCAP...

Bon débarras !

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5138 em: Setembro 29, 2025, 06:26:34 pm »
Bom dia,
Como tenho vindo a referir tudo aponta para F-35A e Typhoon.
Mas...
Devido a política pode ser F-35A e Gripen E...

ou mesmo

F-35A e Rafale....

Existem muitas movimentações neste momento....

E não existe nenhuma movimentação de F-35 + F-35? É que isto de operar 2 caças distintos, sem reais vantagens operacionais ou de custos, não faz sentido nenhum. Ainda por cima se a dimensão das esquadras se revelar como sendo uma dúzia de aeronaves em cada.

Caça americano + Caça americano + misseis americanos + satélites americanos + ... americano

Qual é a parte onde ainda subsistem dúvidas?
Ou que não faz sentido?

Só se for aquela em que provavelmente parte do investimento será financiado pela... Europa.

Faz sentido.  Os States vendem e a Europa paga. Tipo Ucrânia.
João Pereira
 

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Pilotasso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5139 em: Setembro 29, 2025, 07:24:53 pm »
Bom dia,
Como tenho vindo a referir tudo aponta para F-35A e Typhoon.
Mas...
Devido a política pode ser F-35A e Gripen E...

ou mesmo

F-35A e Rafale....

Existem muitas movimentações neste momento....

E não existe nenhuma movimentação de F-35 + F-35? É que isto de operar 2 caças distintos, sem reais vantagens operacionais ou de custos, não faz sentido nenhum. Ainda por cima se a dimensão das esquadras se revelar como sendo uma dúzia de aeronaves em cada.

A opção de 2 esquadras de F-35 era o plano inicial, no entanto existem virtudes no plano alternativo com um eurocanard se este ultimo assumir as missões mais regulares (QRA por exemplo) traduzindo num custo de manutenção e aquisição mais baixos e taxas de disponibilidade da frota mais altas.
Ter mais que uma aeronave de combate não é inédito e ainda há a vantagem desta redundância de fabricantes de conferir à FAP algum grau segurança.
A única coisa que não gosto deste plano é a incerteza do estado das células do eurocanard se este for em segunda mão com o objectivo de substituir o F-16 a curto prazo.

...e a eventual escolha do gripen não serve por diferenças estruturais, geopoliticas e geostrategicas que se aplicam à suécia mas não a Portugal.
 
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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5140 em: Setembro 29, 2025, 07:47:41 pm »
Amanhã na BA5, a ver se dizem algo interessante  :-P
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5141 em: Setembro 29, 2025, 08:28:00 pm »
Bom dia,
Como tenho vindo a referir tudo aponta para F-35A e Typhoon.
Mas...
Devido a política pode ser F-35A e Gripen E...

ou mesmo

F-35A e Rafale....

Existem muitas movimentações neste momento....

E não existe nenhuma movimentação de F-35 + F-35? É que isto de operar 2 caças distintos, sem reais vantagens operacionais ou de custos, não faz sentido nenhum. Ainda por cima se a dimensão das esquadras se revelar como sendo uma dúzia de aeronaves em cada.

A opção de 2 esquadras de F-35 era o plano inicial, no entanto existem virtudes no plano alternativo com um eurocanard se este ultimo assumir as missões mais regulares (QRA por exemplo) traduzindo num custo de manutenção e aquisição mais baixos e taxas de disponibilidade da frota mais altas.
Ter mais que uma aeronave de combate não é inédito e ainda há a vantagem desta redundância de fabricantes de conferir à FAP algum grau segurança.
A única coisa que não gosto deste plano é a incerteza do estado das células do eurocanard se este for em segunda mão com o objectivo de substituir o F-16 a curto prazo.

...e a eventual escolha do gripen não serve por diferenças estruturais, geopoliticas e geostrategicas que se aplicam à suécia mas não a Portugal.

É mesmo isso, mas o Typhoon já era um sonho antigo da FAP, já em 2006-2007, houve estudos nesse sentido.
A FA espanhola, quer sempre 2 tipos de caças, devido a ter uma frota redundante...
Aqui, com a subida para os 3,5 % será perfeitamente exequível.

20 Typhoon II e 20 F-35A, já seria um salto qualitativo e quantitativo grande.

Cps
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5142 em: Setembro 29, 2025, 10:14:42 pm »
Bom dia,
Como tenho vindo a referir tudo aponta para F-35A e Typhoon.
Mas...
Devido a política pode ser F-35A e Gripen E...

ou mesmo

F-35A e Rafale....

Existem muitas movimentações neste momento....

E não existe nenhuma movimentação de F-35 + F-35? É que isto de operar 2 caças distintos, sem reais vantagens operacionais ou de custos, não faz sentido nenhum. Ainda por cima se a dimensão das esquadras se revelar como sendo uma dúzia de aeronaves em cada.

A opção de 2 esquadras de F-35 era o plano inicial, no entanto existem virtudes no plano alternativo com um eurocanard se este ultimo assumir as missões mais regulares (QRA por exemplo) traduzindo num custo de manutenção e aquisição mais baixos e taxas de disponibilidade da frota mais altas.
Ter mais que uma aeronave de combate não é inédito e ainda há a vantagem desta redundância de fabricantes de conferir à FAP algum grau segurança.
A única coisa que não gosto deste plano é a incerteza do estado das células do eurocanard se este for em segunda mão com o objectivo de substituir o F-16 a curto prazo.

...e a eventual escolha do gripen não serve por diferenças estruturais, geopoliticas e geostrategicas que se aplicam à suécia mas não a Portugal.

É mesmo isso, mas o Typhoon já era um sonho antigo da FAP, já em 2006-2007, houve estudos nesse sentido.
A FA espanhola, quer sempre 2 tipos de caças, devido a ter uma frota redundante...
Aqui, com a subida para os 3,5 % será perfeitamente exequível.

20 Typhoon II e 20 F-35A, já seria um salto qualitativo e quantitativo grande.

Cps

Já sonha desde o tempo do F-4. Vamos ver se é desta que temos um interceptador.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5143 em: Setembro 29, 2025, 10:39:34 pm »
Mais preocupante é que o Gripen, sendo inferior ao Rafale, acabou por ganhar no Brasil, segundo consta, com recurso a métodos que também são bastante apreciados por cá.
É bem possível que voltem a aplicar a mesma receita.  A língua até é a mesma  ;D

Nada disso. A história da opção do Gripen E pela FAB, não teve nada a ver com corrupção. A história é simples.

Concorreram três fabricantes: Boeing com o F-18E/F, a Dassault com o Rafale e a SAAB com o Gripen E.
O Gripen ficou em último lugar do concurso. O vencedor e o escolhido foi o F-18E, seguindo-se obviamente o Rafale.

Dá-se o escândalo das escutas. O santo Obama, que muitos dos bonzinhos daqui, gostarão muito. Foi apanhado a espiar e a fazer escutas telefónicas no Planalto. Dá-se um conflicto diplomático grave com a Administração Obama e o F-18 é preterido. O governo vira-se para o Rafale, só que a Dassault recusou-se determinantemente a transferir tecnologia e a produzir o caça no Brasil. Sobrou o Gripen e a SAAB abriu logo as pernas e satisfez todas as exigências brasileiras. Foi assim que foi eleito. Ficando em último que é a classificação que ele obtém sempre nos concursos em que participa.
 
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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5144 em: Setembro 30, 2025, 12:41:11 am »
Ou seja, bem ou mal, o Brasil deu primazia ao fortalecimento da sua indústria aeronáutica e à sua independência geostratégica, conceitos cada vez mas em desuso, que só pontualmente surgem aqui em algum discurso mais ou menos patriótico.

Não esquecer que nessa altura os franceses ficaram com o projecto dos submarinos e EC725, os alemães venderam as Meko e os italianos o Iveco.