Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (43.7%)
Rafale
21 (15.6%)
Gripen
35 (25.9%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 135

Substituiçao dos F-16's

• 4906 Respostas
  • 1335035 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 9969
  • Recebeu: 5106 vez(es)
  • Enviou: 850 vez(es)
  • +5369/-1158
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4905 em: Julho 07, 2025, 04:31:07 pm »
Exército com os "nuestros hermanos" é brincar com o fogo... uma coisa é uma unidade "secundária" como o "BIMec(Lag) + GCC" (tb conhecida por BrigMec...) assumir cooperação e compatibilidade de material com eles, outra é a nível NATO / EU assumirmos a totalidade. A bandeira "Cruz de Borgoña" ainda me faz confusão - sou velho.

Atenção que a ideia da minha parte não é formar um "exército comum".

É, na perspectiva NATO/UE, ter os países organizados em grupos, de acordo com a sua área de responsabilidade. Formando blocos que têm que responder a determinados padrões de capacidades. Essencialmente, formar uma coligação dentro da aliança, que em caso de conflito vai operar em conjunto.

Isto implica interoperabilidade, treino e criação de doutrinas conjuntas. Implica cada país investir nos meios/capacidades que façam sentido para a área de responsabilidade que esta "Divisão" alberga.

Depois existem é várias formas de o fazer. Desde ramo a ramo, unidade a unidade, passando até mesmo por algo tão simples como a criação de frotas regionais (frota do Atlântico, frota do Báltico, frota do Mediterrâneo, frota do Ártico).

O que me parece óbvio, é que não faz sentido a situação actual, em que se enviam meios de um lado para o outro sem qualquer critério, sem pensar na interoperabilidade ou sinergias, nem doutrinas.

Não faz sentido nenhum ter uma força tarefa com uma BD nossa, uma FREMM francesa, uma F-124 alemã, uma Nansen norueguesa, uma OHP espanhola, uma corveta turca, tudo ao molho e fé em Deus.
Com os blocos regionais, não existe a pressão de Portugal tentar uniformizar com a Roménia e ao mesmo tempo com a Noruega, e ao mesmo tempo com Espanha.

É claro que o nível de importância que teríamos neste bloco, dependia totalmente do nível de investimento, das capacidades diferenciadas, e de nos colocarmos em pé de igualdade.
O F-35 é um exemplo de capacidade diferenciadora.
Umas T26 ou F110 colocavam-nos em paridade.

*

P44

• Investigador
  • 20953
  • Recebeu: 7077 vez(es)
  • Enviou: 8091 vez(es)
  • +8129/-13115
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4906 em: Julho 07, 2025, 06:02:37 pm »
Exército com os "nuestros hermanos" é brincar com o fogo... uma coisa é uma unidade "secundária" como o "BIMec(Lag) + GCC" (tb conhecida por BrigMec...) assumir cooperação e compatibilidade de material com eles, outra é a nível NATO / EU assumirmos a totalidade. A bandeira "Cruz de Borgoña" ainda me faz confusão - sou velho.

Seria estilo Húngaros/ Romenos  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas