Sim mas o f35t êm uma baixa taxa de disponibilidade devido aos materiais usados para a furtividade deteriorar-se rapidamente.... Um dos factores da 6 geração é mitigar isso com novos materiais
Está a ser estudado um novo material por isso mesmo, que, se corresponder às expectativas, terá muito mais resistência que o coating actual. A questão depois é saber se os EUA exportariam essa nova tecnologia para aliados ou não.
Mas de resto, um F-35 sem stealth coating continuará a ser mais furtivo que os 4.5G em configuração limpa. Com a diferença que o F-35 em configuração limpa, pode carregar armamento internamente, já os 4.5G não podem.
Um pouco offtopic, mas hoje mais um F-16 Ucraniano abatido, provavelmente por S-400...
A capacidade stealth é life saver.
Não foi confirmada ainda qual a razão da perda, mas é possível que tenha sido um S400.
Confirmando-se novamente que em guerra moderna, os 4.5G têm que operar com armamento stand-off, ou esperar que as defesas aéreas adversárias sejam anuladas, e que a maioria dos caças adversários já não voam.
Se se confirmar o que o drecas disse, do R-37M, reforça a ideia de que, quem não consegue ter um 5G, tem que procurar ter o melhor radar possível, e os melhores mísseis, nos seus caças 4.5G. A principal limitação do F-16 MLU, é precisamente o radar, daí ser importante que, se a FAP quiser aguardar mais uns anos até decidir dar o salto geracional, o SABR é essencial.