1. Viajar na maionese
Significado de Viajar na maionese: dizer ou pensar algo sem lógica ou confuso; imaginar algo que não condiz com a realidade; delirar; cometer um erro». Aliás, para além de «nadar na maionese» e «patinar na maionese», podemos encontrar também «andar na maionese», «viajar na maionese» e «escorregar na maionese».
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-origem-e-o-significado-da-expressao-nadarpatinar-na-maionese/30059
Penso que todos estamos esclarecidos quanto ao significado desta expressão primariamente utilizada no Brasil. E, verdade seja dita, "viajar na maionese" é o que mais acontece aqui no fórum nos dias que correm.

Mesmo dando o desconto de se tratar de viagem na maionese...
Obrigado pelo desconto.

Comecem a dar ideias de abrir a porta à raposa e depois admirem-se...
Outra vez insinuações desse género? Então mas a Defesa Nacional em Portugal é gerida e pensada com recurso a fóruns na internet e redes sociais?!? Bem sei que somos "lidos" avidamente por certos figurões que por vezes gostam muito pouco daquilo que dizemos, mas se é por isso páro já aquilo que estou a fazer e faço greve até me darem um emprego no Ministério da Defesa, gabinete com vista para o Tejo e tudo.

Quero crer apesar de tudo que os assuntos sérios em Portugal (ainda) são tratados de forma séria, por muito que existam uns chicos-espertos que adoram vir "beber" info a lugares como aqui o FD para depois apresentarem ideias inovadoras como se deles tivessem partido, mas isso é basicamente a história do português. São coisas que acontecem, é verdade: por exemplo algo semelhante passou-se com a nova edil de Almada que conheceu a cidade e os seus problemas através do que vinha escrito e publicado pelos membros de um grupo de Facebook ligado à cidade, e foi a partir daí que construiu o seu programa e as suas promessas eleitorais. Mas se humoristas sem experiência na política vencem eleições eu também já estou por tudo.

Vamos lá então falar a sério: a minha intenção ao colocar aqui a notícia sobre a disponibilidade de 14 células novas Gripen C/D era reabrir e fomentar a discussão, algo que consegui plenamente. O "viajar na maionese" foi obviamente porque ninguém actualmente, ninguém, está a ver o caça da Saab como um sério candidato à substituição do F-16 MLU em Portugal; arriscaria mesmo a dizer com elevado grau de certeza que isso nunca irá acontecer. A nossa Força Aérea, e muito particularmente a aviação de combate, é fortemente influenciada e doutrinada pela U.S. Air Force e assim irá continuar, tenhamos nós Trump por um ou dois mandatos na Casa Branca.
O futuro será o F-16V Viper ou o F-35A Lightning II e quanto a isso restam poucas dúvidas. Porquê a demora na decisão? Nestes últimos dias tive hipótese de falar com várias pessoas e a opinião foi quase unânime: o novo caça será aquele que os norte-americanos quiserem que nós venhamos a ter. Uma compra deste calibre só pode ser levada a cabo se jogada a cartada das Lajes, que embora tenham perdido importância estratégica nos últimos anos para os EUA, é uma base e um "porta-aviões" no meio do Oceano Atlântico que estes pura e simplesmente não estão dispostos a perder. O peso negocial da Base das Lajes continua a ser considerável porque se hoje pode estar mais às moscas, num instante as coisas podem mudar e a base voltar a ter um papel fundamental num qualquer conflito ou situação.
Daí que o nosso Governo tenha de jogar a cartada muito bem, e até esteja a fazer outra coisa muito inteligente na minha opinião: a aumentar o nosso empenhamento internacional nos últimos anos, na NATO principalmente mas não só, tentando equilibrar assim o menor peso das Lajes neste momento. E partindo do princípio que uma aquisição desta dimensão terá sempre que ser suportada também pela ajuda norte-americana, o nosso futuro caça será de facto aquele que a administração da Casa Branca nos queira dispensar/vender e disso também não tenhamos quaisquer dúvidas. Resta-nos portanto esperar.
P.S. Aguardo a chamada do Ministério da Defesa para começarmos a discutir os pormenores contratuais...