Os F-16A/B Block 15 OCU novos pertencentes ao Peace Atlantis I já traziam de origem o programa de reforço estrutural Falcon UP, pelo que até hoje não foi necessária qualquer extensão da vida útil da célula. Os aparelhos do PA II, pelo contrário, tiveram - e os últimos ainda estão - de ser submetidos a 3 intervenções:
1º - o Falcon STAR (STructural Augmentation Roadmap), programa de intervenção e reforço estrutural com vista a conferir uma vida útil de 8 mil HV nas células A/B MLU das nações EPAF, denominado na Holanda por Pacer AMSTEL ("After MLU Structural Enhancement of Lifetime");
2º - modernização dos motores para a versão F100-PW-220E;
3º - Mid-Life Upgrade (MLU).
O Falcon STAR consiste no reforço estrutural interno e externo da aeronave de modo a que esta suporte mais anos de operação, cargas externas mais pesadas, e cargas de manobra até aos 9G's sem risco de falha estrutural grave. As aeronaves assim intervencionadas, quer sejam A/B MLU ou C/D, podem ser facilmente identificáveis pela presença de placas de fortalecimento estrutural (strengthening plates) sobre a fuselagem central, em pontos-chave identificados como os mais problemáticos.
Como por vezes é difícil devido ao esquema de pintura apercebermo-nos da presença delas, deixo aqui uma imagem dessa instalação num kit de F-16A à escala 1/48 e depois imagens reais do F-16AM "15133" para que se possa ver onde se situam.
Kit Hasegawa F-16AM 1/48 



O SLEP (Service Life Extension Program) que, por exemplo, a USAF está neste momento a efectuar à sua frota aumentará a vida útil da célula para 12 mil HV das 8 mil actuais, mais ou menos 30 anos em distância temporal.