Parece que politicamente a hipótese do F-16 Viper já foi descartada, do F-16 vamos ter o MLU até 2030 and beyond.
Lembro-me de quando se falava nisso que era uma boa hipótese pois era 10x mais barato que o F-35, pois era 500 milhões contra 5 mil milhões.
Mas para a FAP num mundo de aeronaves tecnologicamente de 5a geração, americanos, Russos, chineses, e futuros programas europeus, lá para 2050, os 4,5 vão passar a ser obsoletos, para 4,5 o MLU não fica mal visto.
Fiquei admirado no artigo sobre a EPAF em que dizia que o Eurofighter é mais caro que o F-35, e que os Belgas vão pagar até um valor inferior aos tais 5 mil milhões que parecia que custava os F-35, temos que dar mais uns anos.
Até imagino a termos dois tipos de aeronaves alguns anos, um bocado à imagem da passagem dos A7 para o F-16, mas não a comprarmos dois tipos de caças, F-35 + Viper, isso não, mas 12 F-35 e esticarmos os F-16 MLU até 2040, acredito, os A7 saíram do activo em 1999.
Em relação a compramos caças novos, 4,5a geração acho mal, se não há dinheiro para os de 5a geração, aceito alugar Gripens ou outro qualquer uns anos se o F-16 não aguentar o tempo todo, mas não se pode ficar nos 4,5 infinitamente, ou se evolui mais tarde ou mais cedo, ou então que se acabe com essa capacidade, senão é que é dinheiro deitado fora.