Bem, nestes últimos dias, tem-se falado noutros tópicos sobre a substituição dos F-16, sendo "proposto" o futuro Gripen NG por parte dos foristas brasileiros que frequentam este fórum, e eu pedia que se analisasse o tema.
É assim, uma futura substituição dos F-16 será feita não antes de 2025, de facto seria uma sorte se fosse feita tão cedo. Mas pergunto, seria mesmo uma "sorte"? É que é assim, actualmente a maior parte dos candidatos para substituir os F-16 são caças de geração 4.5 (com a excepção do F-35, que neste momento ainda está em testes), e pergunto se faria sentido substituir um caça de 4ª geração por um caça de geração 4.5.
Os ganhos seriam assim tão grandes para nós por tirarmos os F-16 de serviço e colocar outro caça que, apesar de superior, não seria um avanço assim tão grande? O radar AESA? Bem, os F-16 MLU podem ou poderão receber um radar deste género.
Os armamentos? Bem, pelo menos de momento, os armamentos disponíveis para Typhoon's, Rafale's, Gripen NG's, F-18 Super Hornet, F-35 e F-16 Block 60/70 são iguais ou idênticos aos que podem equipar os F-16 MLU (sim há algumas excepções, como as Taurus KEPD, Meteor, etc., mas de resto há armamentos equivalentes que fazem o mesmo como a JASSM, AIM-120 C7, etc.). Stealth? Então porque não saltar logo para a quinta geração, em vez de ficar a meio caminho, gastando o mesmo dinheiro por um avião que se arrisca a dentro de 15/20 anos estar a ser substituído por caças de 6ª geração?
Penso que isto é uma questão que devia ser analisada antes de se "escolher favoritos" e dizer que o caça ideal para em 2025/2030 substituir os F-16 é o "tal". Porque vejamos, os caças de geração 4.5, substituíram nas diversas forças aéreas caças de 3ª geração que ainda estavam ao serviço (Mirage F1 (França e Espanha por exemplo), F-4, F-5, Mig-21, e por aí em diante), e são raros os casos em que estes substituíram aeronaves de 4ª geração, e aconteceu com caças de 4ª geração nos seus primórdios (F-16A, F/A-18A, Mig-29A, SU-27, etc.) e na maior parte dos casos foram substituídos pelo mesmo caça mas mais moderno, ou seja, numa versão mais recente.
Portanto, vale a pena comprar um caça novo de geração 4.5 que, caso não seja outro F-16, implicará uma nova logística, período de adaptação e provavelmente maior custo unitário e de operação sem vantagens claras relativamente a outro F-16?
E será que o futuro continuará a passar por um caça monomotor? Será que passará por ter dois tipos de caças em vez de apenas um? (como a Espanha com os seus Typhoon como caça de superioridade aérea e os F-18 para as funções mais simples) No nosso caso não compensaria mais chegar a uma fase em que tínhamos um misto de caça stealth e um caça convencional mais barato para as missões mais simples e/ou de menor risco (em vez de se utilizar um F-35 ou um Typhoon para interceptar avionetas...)?
Peço que analisem isto, e ponham de parte as dificuldades económicas, pois têm sido estas que justificam a compra de um caça mais pequeno e barato (Gripen) ao invés de outros, sem se analisar de facto o que faria mais sentido para nós, com o nosso vasto mar e arquipélagos bem distantes.
Analisando o possível futuro da FAP, poderemos ficar sem aeronave de treino avançado a jato, e substituir dois aviões por um só (Pilatus PC-21 ou Super Tucano por exemplo), com isto não teríamos margem para ter dois caças com funções distintas, sendo um mais barato de manter e operar (monomotor) utilizado para missões de apoio aéreo próximo, escolta, e tudo o que é missões menos exigentes e outro mais caro e mais avançado, eventualmente de 5ª geração (F-35 ou outro que aí venha) ou um caça bimotor com maior alcance, mais capacidade de transporte de armamentos e que poderia executar missões mais complexas (superioridade aérea, supressão das defesas aéreas inimigas, destruição de alvos de maior importância dentro de território inimigo com defesas aéreas (no caso de caças stealth))?
Também já se falou aqui antes em reduzir o numero de caças e substituir por outros mais modernos (se bem me lembro a pessoa que referiu isto mencionou o Typhoon) e para compensar adquirir UAV's Avenger para missões de ataque... Seria também uma opção a ter em conta?
Pessoalmente gostava que viessem uns Avenger, mas estou contra a substituição de caças por aeronaves não tripuladas e que não terão sequer metade das capacidades de um caça convencional. Na minha opinião, seria para complementar e nunca substituir...
Cumprimentos