Bem, eu não sei exactamente o que a força aérea brasileira pretende do KC-390, agora uma coisa é certa, o KC-390 não é certamente a aeronave mais indicada para subtituir o C-130 nas missões para que ele foi projectado.
O C-130 é um avião que pela sua robustez e "simplicidade" permite operar em qualquer tipo de pistas (mesmo sem pista) e mesmo quando o espaço de aterragem/descolagem é muito limitado. Não sei se se considera que o C-130 é uma aeronave STOL mas ele consegue sem duvida operar em muito pouco espaço. Já quanto ao KC-390 duvido que com motores turbofan ele alguma vez venha a conseguir operar em pistas mal preparadas, de gravilha, terra batida ou relva e muito menos que consiga descolar em pistas pequenas. Terá no entanto melhores capacidades que o C-130 em viagens a maiores distâncias entre aeroportos bem preparados, já que terá uma maior velocidade de cruzeiro e um menor consumo de combustivel.
Assim sendo para a FAP a opção KC-390 nunca será aquela que melhor substituirá o C-130 nas suas capacidades, no entanto se ele reprensentar postos de trabalho em Portugal e acima de tudo a participação de Portugal no projecto é sem duvida a escolha e ai penso que se deva comprar o maior número possivel de aeronaves para termos uma maior participação num possivel concorcio e desta forma também haver uma maior percentagem de lucro que revertam para a nossa industria.